x

Tributário

Principais Mudanças no IRPF 2018

Esse artigo enfatiza as principais mudanças na declaração do imposto de renda 2018.

08/03/2018 11:17

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Principais Mudanças no IRPF 2018

Principais Mudanças no IRPF 2018

Foi publicado no Diário Oficial da União em 26/02/2018, a Instrução Normativa RFB Nº 1794 de 23/02/2018, que dispõem sobre a apresentação da declaração do imposto de renda de pessoa física 2018 e suas mudanças.

Dentre as várias mudanças está a redução de 12 para 8 anos a idade obrigatória para apresentação do cpf do dependente na declaração. A partir do ano que vem será exigida para qualquer idade.

O programa do IRPF 2018 passou a ter campos de informações complementares que mudam de acordo com o tipo de bem declarado. Por exemplo, para veículos será exigido o número do RENAVAM – Registro Nacional de Veículos Automotores, para quem tem conta corrente e/ou aplicações será exigido o CNPJ da instituição, no caso de imóveis, será solicitado a data de aquisição, a área construída e o registro de inscrição em órgão público e cartório, entre outras exigências, mas lembrando que nesses casos não são obrigatórias, por enquanto...rs.

Segundo o auditor fiscal Joaquim Adir, supervisor nacional do imposto de renda, é recomendado já enviar essas informações, pois no ano que vem será obrigatório, e o programa já importará as informações.

As mudanças estão sendo realizadas para fechar cada vez mais o cerco ao contribuinte para minimizar erros e evitar sonegações.

A recomendação é que o contribuinte reserve um tempo, separe a documentação e faça sua declaração com calma, e no caso de surgirem dúvidas, procure um contador.

Boa sorte e fica com Deus.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.