x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Economia

Combustível - é só a ponta do Iceberg

Com essa greve parece mais realista o meu artigo sobre a inflação do salário mínimo.

28/05/2018 13:45

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Combustível - é só a ponta do Iceberg

Combustível - é só a ponta do Iceberg

Caros Leitores,

Estamos presenciando e sentindo na pele com a greve que está acontecendo na pais, e o que mais me chama a atenção é o pleito dos grevistas e que eu como brasileiro concordo, está muito alto o custo para se viver no Brasil.

E isto é simples de se explicar, com uma linha:

Imagine uma linha com três pontos, A, B e C. 

A • - - - - - - B •---------------------------• C

B, estão os empresários autonomos, em resumo aqueles que são seus próprios patrões;

C, todos os empregados, em resumo que possuem patrões;


O grupo B, tem que controlar seus Custos e Despesas, controlando e fazendo o possível para se ter Lucro de sobrevivência;

O grupo C, tem salário fixo, que deve ser maior que o salario mínimo ou piso da classe no caso dos caminhoneiros, assegurados por Lei;

O Grupo A, que paga o Grupo B e C, são empresários com motoristas caminhoneiros empregados tanto regime CLT quianto Autônomos.

No Brasil, por causa de uma política Populista de compra de Cominhôes com muita facilidade de financiamento e parcelas infinitas, aumentou-se o volume de Autônomos, donos dos próprios negócios, Grupo B, e onde não há salário piso regulado em lei. E como há muita oferta, uns conseguem trabalhar com preços menores do que os outros, ou seja que tem seu caminhão quitado consegue diminuir a margem de quem ainda pago o seu.

E foi isso o que aconteceu, com o aumento da comoditie, e da inflação do salário mínimo, que está a ponta C, os empresários decidiram, logicamente, optar por um menor custo, que é fretamento por autônomos, porém com o aumento do combustível, onde podemos incluir essa mesma inflação do salário mínimo, não conseguiram manter uma margem de sobrevivência.

E estamos agora nesta pindaíba, pois a União só consegue nivelar por baixo (repassar aos cidadãos esse prejuízo todo), só que os autonomos também fazem parte desses cidadãos, kkkkk, que dilema.

E a unica saída seria formatar o sistema, com revisão de impostos, politicos e etc, daí essa necessidade por algo novo que também considera-se a volta do militarismo que é pode ser considerado algo novo, mas que, como a história nos explica pode não ser o caminho, pois não teremos o apoio mundial (EUA) como em 64. 

Agora o futuro...só Deus sabe.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.