x

Trabalhista

Como prestar informações referentes ao banco de horas pro eSocial?

Como informar saldo de banco de horas ao eSocial? Quais naturezas de rubrica?

08/08/2018 14:38

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como prestar informações referentes ao banco de horas pro eSocial?

Como prestar informações referentes ao banco de horas pro eSocial?

a)      A quantidade de horas extraordinárias trabalhadas no mês e lançadas a crédito no banco de horas deve ser informada em rubrica informativa (9950 - horas extraordinárias banco de horas);

b)      A quantidade de horas extraordinárias compensadas no mês e lançadas a débito no banco de horas devem ser informadas em rubrica informativa (9951 - horas compensadas banco de horas);

c)      No mês de início da obrigatoriedade de utilização do eSocial, além das rubricas creditadas e/ou debitadas no próprio mês (9950 e 9951), havendo saldo positivo no banco de horas, até o mês anterior, ele também deve ser informado em rubrica informativa, vinculada à natureza (9950); caso o saldo for negativo, este deverá ser informado em rubrica informativa (9951);

d)     Não deve ser informada a quantidade de horas extraordinárias trabalhadas e compensadas que forem objeto do regime de compensação mensal previsto no art. 59, §6º, da CLT (que não se relaciona com o regime de banco de horas)

Art. 59 § 6º - É lícito o regime de compensação de jornada estabelecido por acordo individual, tácito ou escrito, para a compensação no mesmo mês.

e)      Para pagamento de horas destinadas ao banco de horas, que não foram compensadas, deve ser usada a natureza de rubrica 1004 - Horas extraordinárias/ Indenização de banco de horas.

Dica: Alguns sistemas demonstram na ficha financeira do colaborador as rubricas 9950 e 9951 para uma melhor conferência, porém não aparece no holerite impresso.

As horas dos itens a, b, c devem ser informadas em campo específico do evento periódico S1200.

Fontes: MOS e Art. 59 da CLT.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.