MOMENTO CONTÁBEIS

Calendário do Esocial alterado|Pequenas empresas gerando empregos|Grandes novidades tecnológicas

Contábeis o portal da profissão contábil

16
Oct 2018
18:08

Trabalhista

Ambiente Seguro - Prevenção Eficiente = Produção Excelente

Aumento das informações apresentadas pelo governo podem prejudicar o andamento produtivo das empresas, mas, uma boa gestão de SST te ajuda a prevenir esse problema.

17/09/2018 13:20

531 acessos

FAP SST

* Leandro Albino de Oliveira

De acordo com as Normas Reguladoras (NR) de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) vigentes, cada empresa deve oferecer a seus colaboradores as melhores condições para o exercício de suas funções. Isso só é possível quando o ambiente laboral passa por uma avaliação ambiental e de riscos, que identifica pontos onde devem ser realizadas melhorias, propondo medidas de proteção coletivas, administrativas e de engenharia, indicando a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), quando necessário.

A realização desse tipo de avaliação é capaz de identificar elementos e zonas que possam afetar a saúde dos trabalhadores, tomando medidas preventivas para neutralizar ou eliminar os fatores de risco. Ela permite explicar o porquê de cada medida de proteção, além de envolver os funcionários na gestão da segurança de cada um de seus companheiros, melhorando o clima produtivo e de trabalho de toda a equipe.

Outro efeito importante de uma boa avaliação ambiental é que ela permite adaptar o local de trabalho às atividades desenvolvidas, escutando as opiniões dos empregados, e através de análises técnicas das atividades, e o envolvimento de uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados que podem transformar um ambiente “hostil” em uma zona confortável e que incentiva uma maior rentabilidade da empresa.

Além disso, as ações preventivas sempre serão o investimento mais econômico frente a gastos médicos e legais derivados de acidentes e afastamentos. Quando não são aplicadas em sua totalidade, expõe a segurança dos colaboradores e a saúde financeira do empregador, provocando instabilidade em toda a cadeia produtiva e diminuindo a resiliência da empresa frente a qualquer situação que arrisque seu patrimônio e afetando de forma direta a imagem da empresa junto a seus parceiros comerciais e à comunidade.

O advento do eSocial vai aumentar ainda mais o controle do governo sobre o cumprimento das normas, fiscalizando eletronicamente o desenvolvimento das medidas preventivas (PGR, PCMAT, PPRA, PCMSO, etc.). Esse programa federal permite a gestão integrada de SST com os demais setores da cadeia produtiva, gerando melhorias imediatas, tanto de condições como de rendimento, evitando a sobrecarga laboral, reduzindo multas e gastos tributários, como o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), que é calculado sempre sobre os dois últimos anos de todo o histórico de acidentalidade e de registros acidentários da Previdência Social.

Uma análise ambiental também reduz as possíveis indenizações trabalhistas, já que os documentos gerados durante a análise e a comprovação da aplicação das medidas indicadas permitem comprovar o cuidado e a preocupação do empregador com cada um dos seus colaboradores.

*Leandro Albino – Coordenador da área de engenharia em Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional da Vendrame Consultores Associados, que conta com 20 anos de experiência em Perícias. Engenheiro Ambiental e Tecnólogo em Gestão em Higiene Ocupacional e Ambiental.

Escrito por

Victor Saavedra

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César