x

Tributário

Parcelamento de débitos com o FGTS

Procedimentos para o parcelamento do FGTS

08/11/2018 09:50:13

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Parcelamento de débitos com o FGTS

Parcelamento de débitos com o FGTS

Na atual crise econômica que se encontra o Brasil e frente a isso temos a elevada carga tributária, notei que muitas empresas não estão conseguindo efetuar o pagamento do FGTS aos seus colaboradores, o FGTS as vezes nem todo mundo sabe mas também pode ser parcelado. O processo não é muito simples porém existe.


Primeiro passo: As competencias que não foram depositas o FGTS, terá que ser reapresentado um GFIP na modallidade 09, informando lá todos os colaboradores que pertenciam a aquele movimento que será a confissão da dívida, feito isso em 02 (dois) ou 03 (três) dias o processamento desta GFIP se efetua.


Segundo passo: Com os debitos ora apresentados e confessados, através do Conectiviade ICP, o empregador pode solictiar junto a Caixa o parcelamento via ICP e o valor estará destacado no site da Caixa ja com correções, lá terá o valor da divida confessada e a quantidade de parcelas disponiveis.


Terceiro passo: Apos a efeitvação do parcelamento e o recohimento da guia há necessidade de se fazer uma GFIP de individualização sobre a guia recolhida, e assim será para cada guia que for recolhida uma GEFIP de individualização. 


Ex: 10 parcelas, 10 GFIP's de individualização.


A primeira guia do parcelamento so ICP permite que seja impresso no site mesmo, as demias devem ser emitdas junto a uma Agencia da Caixa (autalmente)


IMPORTANTE LEMBRAR QUE NÃO SE PODE DEIXAR DE RECOLHER 03 PARCELAS DO PARCELAMENTO, POIS O MESMO É SUSPENSO E INSCRITO EM DIVIDA ATIVA NA PGFN.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.