x

Empresarial

Consultor (autônomo) ou Empresa de Consultoria e Assessoria?

Contratação x Custos x Riscos

11/03/2019 15:23:04

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Consultor (autônomo) ou Empresa de Consultoria e Assessoria?

Consultor (autônomo) ou Empresa de Consultoria e Assessoria?

 

Após definir a real necessidade da empresa é importante alguns cuidados.

Sem desmerecer a capacidade de qualquer dos profissionais, empresários devem atentar-se a detalhes na contratação dos profissionais que estarão a frente dos projetos para que foram contratados.

É de grande importância numa contratação buscar por recomendações, ou obter informações de empresas nas quais os profissionais prestaram ou prestam serviços.

O tempo de permanência nesses clientes também é um fator importante, pois há serviços que são pontuais, entretanto, outros que podem ser permanentes e é interessante saber se o profissional manteve essa continuidade, ou não e por que.

Um cuidado importante é a atenção no profissional que faz de tudo, isso não existe, o risco de grande parte dos serviços para que o profissional foi contratado é ser realizado com pouca qualidade ou mesmo não atendendo a contento os objetivos empresariais.

Um ponto de extrema importância é na questão do compromisso empresa contratante x contratado; é muito comum (não é regra) ocorrer no mercado, de profissionais terem seus contratos de CLT (empregados) encerrado por empresas e esses profissionais se colocarem no mercado de Consultoria como “consultores”, entretanto, ao assumirem projetos em empresas o risco de quebra de contratos em razão de uma nova oportunidade de se recolocar no mercado de trabalho é muito grande, e a empresa contratante terá que reiniciar seu projeto e perderá parte dos valores investidos.

Outro atenção que se deve ter é o risco do vínculo empregatício, caso o profissional autônomo não tenha outros clientes onde preste seus serviços simultaneamente.

Cabe também para qualquer profissional ou segmento profissional, realizar uma pesquisa Jurídica e Serasa para levantar possíveis problemas com os profissionais (sejam empresas ou autônomos) que estarão inseridos na empresa obtendo muitas vezes informações altamente estratégicas.

Mais uma vez cabe aos gestores e empresários atentar ou se precaverem de possíveis problemas que poderiam ser evitados.

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria) em empresas de pequeno e médio porte; atua também como Conselheiro Empresarial. Graduado em Ciências Contábeis (UNISO), Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV), atuou também como Professor Universitário.

www.axsconsultoria.com.br

e-mail: [email protected]

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.