x

Contábil

Será o fim dos escritórios de Contabilidade?

Os danos aos escritórios de Contabilidade que mantem-se como meros geradores de impostos a pagar será muito grande.

02/05/2019 09:19

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Será o fim dos escritórios de Contabilidade?

Será o fim dos escritórios de Contabilidade?

 

Parece utopia, entretanto, na velocidade que as atualizações ocorrem no mundo empresarial, com tecnologias sendo colocadas em prática diariamente essa realidade está por vir.

Tradicionalismo vai acabar

Os profissionais da área contábil, assim como os demais devem reciclar-se constantemente, buscar enriquecer-se de conhecimentos e repassá-los aos seus clientes, isso faz parte de uma parceria saudável.

Escritórios de Contabilidade que basicamente realizam a apuração de tributos mensalmente e emitem guias aos clientes, com certeza esses estão com os dias contados.

O Fisco com informações instantâneas!

Muitas vezes despercebido por muito empresários, entretanto, uma realidade em nossos dias, o que o governo em todas as esferas vem fazendo com os projetos Sped´s (nota fiscal eletrônica, ECD, ECF, E-social, entre outros) nada mais é que criar uma Contabilidade Geral única em sua gigantesca base de dados, com isso sem que percebamos, eles tem todas as informações de todas as empresas, ao menos no que se refere a questão discal, a estratégica é lógico permanece com os empresários, porém, alguns sequer sabem utilizá-las de forma adequada.

Uma empresa ao emitir uma Nota Fiscal, antes dela chegar ao destino (cliente) ela já é atualizada na base da Receita (estadual, federal ou mesmo municipal), e quando ocorre a compra o mesmo acontece, com isso podemos afirmar que se o fisco tem as compras e as vendas das empresas, eles podem mensalmente emitir (num  futuro próximo) as guias DAS, Gare, Darf´s, entre outras; com a implantação do e-Social que vem sendo estruturado nos últimos anos teremos o mesmo fim, o fisco saberá de forma on-line tudo o que se refere a folha de pagamento antes mesmo dos próprios contadores, com isso também as guias de Previdência, FGTS, Darf´s e outras também poderão ser emitidas pelo próprio fisco.

Um novo perfil

Assim como em outras áreas, os contadores deverão além de ter uma atualização continua, também uma proximidade maior com seus clientes, visando atender as carências de informações estratégicas que acaba sendo comum principalmente em empresas de pequeno e médio porte.

Quando tudo isso acontecerá?

Ontem.

Essa é a resposta certa, não podemos ficar esperando o “problema” acontecer, temos que de forma estratégica nos antecipar e realizar ajustes na medida do tempo.

Consultoria e Assessoria Empresarial

Esse mercado vem se destacando nos últimos anos, visando atender as demandas empresariais muitas vezes não absorvida pelos escritórios de Contabilidade, até porque, os escritórios costumam ter grande volume de clientes e com isso não tem condições físicas de dar a devida atenção que os clientes necessitam.

Conhecimentos estratégicos adquiridos em empresas de médio e grande porte, controles, entre outras ferramentas de gestão, são facilmente utilizadas pelos profissionais de Consultoria e Assessoria nas empresas contratantes (clientes) e esses benefícios são grandes quando bem utilizados.

Quais os riscos com uma Consultoria?

Posso dizer com muita tranquilidade, que os serviços de uma Consultoria ou mesmo Assessoria Empresarial “se pagam” de forma fácil numa empresa, e geralmente trazem muitos benéficos aos clientes, o fator negativo fica com “profissionais” que muitas vezes se apresentam como Consultores, entretanto, estão apenas de passagem nesse segmento, mas acabam por causar danos, ou mesmo, quebra de contratos em clientes, pois é muito comum abortarem um projeto em razão de uma recolocação no mercado de trabalho.

Vale pensar no assunto!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria) em empresas de pequeno e médio porte; atua também como Conselheiro Empresarial. Graduado em Ciências Contábeis (UNISO), Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV), atuou também como Professor Universitário.

www.axsconsultoria.com.br

e-mail: [email protected]

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.