Todo empresário deve saber como anda a saúde financeira da sua empresa e saber qual é o Valuation do seu business.
Mas o que seria Valuation?
Valuation é um termo em inglês que se traduz em Avaliação de Empresa, em outras palavras e o processo de estimar quanto vale seu negócio.
Sabendo disso, quando devemos usar essa ferramenta?
Em diversos momentos podemos usar o Valuation para nortear o empresário sobre o real crescimento da empresa, uma vez que considera o crescimento do nicho de mercado em que o negócio se encontra e o seu Market Share – participação da empresa no seu seguimento -, então essa ferramenta é usada em:
Análise de Viabilidade Econômica – O empresário se pergunta se seu negócio é viável, será que o lucro ou retorno é sustentável, pois como disse acima, o Valuation tem muito haver com o setor onde a empresa atua, então, ter um caixa não necessariamente será viável olhando para o setor e seus pares.
Compra e venda de Empresas – Essas operações ficaram muito comuns pelo mundo, principalmente nos últimos anos, então, saber que o preço da empresa não são “apenas seus ativos”, mas a carteira de clientes, colaboradores, e com as métricas do Valuation isso é possível.
Cisão, Fusão e Incorporação – Neste tipo de operação Cisão, Fusão e Incorporação o Valuation é sempre presente, mesmo que essa operação se der com empresas do mesmo setor, pois o valor de uma não será o mesmo da outra.
Dissolução de Sociedades – Imagine que 1 ou mais sócios queiram sair da sociedade, não é simplesmente pegar o valor que ele investiu com alguma taxa de retorno, mas chegar aproximadamente através dos métodos do Valuation a esse valor.
Também é usado em Fundos de Risk (Private Equity e Venture Capital).
Dito isto, o Valuation é mais usado em Compra e Venda de Empresas. Segundo a PwC em 2019 foram 241 transações, volume 24% vezes maior que em 2018.
Ainda segundo a PwC Brasil em 2019 o ramo de IT foi o setor que mais tive esse tipo de operação.
Em São Paulo concentra as maiores operações do Brasil.
A ferramenta do Valuation pode mostrar que mesmo com a situação econômica financeira negativa o negócio é viável, mas como assim, imagine que você faz uma venda de um produto por R$ 2.000,00 e tem um custo de R$ 500,00, mas seu cliente te paga daqui a 3 meses e seu fornecedor te cobra á vista, logo você tem resultado positivo nas demonstrações e saldo negativo em caixa, e o Valuation te sinaliza que alguma ação deverá ser feita no período deficitário.
O Valor de uma empresa é composto por: Custo de Capital; Mercado; Linha de Tempo; Lucros Futuros; Gestão de Capital de Giro e Capex (Investimentos).
Avaliação de Empresa pelo Fluxo de Caixa Descontrato.
Exemplo básico:
1. Estimar o Fluxo de Caixa da empresa para os próximos períodos.
2. Definir a Taxa de Desconto, baseando-se no risco do negócio de acordo com outras oportunidades de investimento, ou até mesmo o crescimento do setor.
3. Trazer os resultados para o (VPL) valor presente e somá-los.
A empresa C.f Finance tenha as seguintes projeções de lucros para os próximos 4 anos com uma Taxa de desconto de 10%.
2020 R$ 48.900 2021 R$ 52.800 2022 R$ 59.900 2023 R$ 65.275 2024 R$ 78.995
Logo o valor da C.f Finance ao final de 2024 somando todos os valões do VPL é de R$ 226.728. Ressalto que esse cálculo foi uma simplificação dessa metodologia.
Cálculo do pela HP 12C:
Conclusão o Valuation é um meio eficaz de medir o valor do seu negócio além de possibilitar criar KPIs para o bom gerenciamento das operações.
Bons negócios!
@Ivan Ribeiro
Créditos das Imagens: Pwc