x

Empresarial

Vale a pena terceirizar os serviços da sua empresa?

Saiba quando a sua empresa deve terceirizar os serviços e quais são suas as vantagens.

14/05/2021 12:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Vale a pena terceirizar os serviços da sua empresa?

Vale a pena terceirizar os serviços da sua empresa? Foto: Pixabay

É comum que haja a dúvida: terceirizar ou não os serviços da minha empresa? Isso porque ao contratar uma empresa terceirizada, é necessário se preocupar com os custos, notas fiscais, se há vantagem para a empresa, entre outros.

Deixar que outra organização realize as atividades do seu negócio exige confiança e deve ser realizado um contrato para evitar problemas futuros.

Além disso, otimizar processos é o desejo de qualquer gestor, logo, pensam em terceirizar os processos organizacionais para focar em suas atividades principais. Mas, será que vale a pena aplicar esse modelo na sua empresa de peças para ônibus, ou outros segmentos?

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para te explicar quando a sua empresa deve terceirizar e se vale a pena contratar no seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Continue nos acompanhando neste post e confira! 

Quando terceirizar os serviços da sua empresa?

A terceirização de serviços é definida pela contratação de outra empresa para realizar serviços no seu negócio. Muitas vezes as funções estão relacionadas para tarefas de limpeza, segurança, entre outros.

Nesse sentido, imagine que você tenha uma fábrica de etiquetas personalizadas. Além de contratar funcionários para a fabricação do produto, auxílio nas máquinas, e afins, você, como gestor, terá que se preocupar com documentações, contratos, vendas, entre diversas outras funções do seu negócio.

Basicamente, terceirizar os serviços para os demais setores, seria a melhor opção. Até porque a empresa terceirizada fica responsável por realizar as tarefas solicitadas, logo, é uma preocupação a menos, aumentando o foco do gestor com as atividades principais!

Não só isso, mas serviços como segurança no ambiente para evitar roubos de equipamentos, por exemplo, é mais vantajoso ter uma equipe terceirizada. Afinal, a empresa responsável realiza todas as escalas com os seus próprios funcionários, ou seja, mais uma otimização de tempo para um gestor.

Vantagens terceirizar os serviços da sua empresa

Agora que você já sabe quando terceirizar os serviços do seu negócio, chegou o momento de conhecer as vantagens para que você tome a decisão se vale a pena contratar serviços de uma empresa terceirizada.

Um dos principais objetivos dos gestores é reduzir custos, certo? Assim, se você atua com desengraxante biodegradável, por exemplo, certamente existem diversos equipamentos, logo, é uma vantagem contratar terceirizada, pois obtém sempre os serviços de manutenção eficiente, reduzindo seus custos.

Desse modo, diferentes tarefas podem ser terceirizadas, como no setor de recepção, alimentação, segurança, manutenção, entre diversos outros, exceto a atividade principal da empresa contratante!

No entanto,é importante tomar alguns cuidados no momento da contratação. Se atentar nas informações de legislação trabalhista em relação aos acordos e à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) , que delimitam os tipos de atividades que podem ser prestadas por terceirizados.

Logo, é fundamental compreender a legislação para solucionar qualquer problema e evitar impactar no seu negócio. Além disso, o gestor deve se atentar na hora de demitir e colaborar para terceirizar, pois envolve grandes custos e pode impactar as finanças da empresa.

Agora que você sabe quanto terceirizar serviços e suas vantagens, decidiu se vale a pena aplicar essa prática na sua empresa? Gostou do post? Deixe seu comentário!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.