x

Artigo carreira

Série perfil comportamental #3: perfil comunicador

Neste terceiro artigo da série comportamental, você vai entender as características a atitudes do perfil comunicador.

17/08/2021 13:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Série perfil comportamental #3: perfil comunicador

Série perfil comportamental #3: perfil comunicador Foto de Mikhail Nilov no Pexels

Nesta série sobre os perfis de comportamentos, estou explicando cada um dos 04 perfis que fazem parte da nossa forma de nos comunicarmos e nos relacionarmos com as pessoas e com a vida.

Você vai entender por que você faz o que faz e por que as pessoas ao seu redor fazem o que fazem. Entender o seu perfil comportamental é autoconhecimento puro e chave para se relacionar melhor consigo mesmo e com os outros.

Por ser um instrumento de transformação, está intimamente relacionado com a sua autoaceitação e satisfação com sua vida e carreira. A partir dele você entende seu próprio funcionamento e pode ter resultados ainda melhores.

Escrevi o primeiro artigo desta série que você pode ler clicando aqui neste link.

Neste artigo da série, vamos entender como o perfil comunicador funciona. É de vital importância conhecermos e sabermos sobre os 04 perfis (executor, comunicador, planejador e analista), já que todos nós temos um pouco de cada um e nos relacionamos, conversamos, lidamos e vivemos com pessoas dos 04 perfis.

Não existe melhor ou pior. Nem forma certa ou errada.

Lembre-se que não existe perfil pior ou melhor, muito menos rótulos para cada um. Todos os Perfis têm pontos fortes e pontos de melhoria e todos os Perfis têm total capacidade para alcançar aquilo que querem alcançar. O perfil não é um limitador que dita a sua capacidade ou até onde pode chegar. O Perfil irá indicar como você vai realizar e qual o melhor caminho para realizar aquilo que quer realizar. Existem muitas formas de alcançar um mesmo objetivo e a forma mais fácil é aquela que respeita o jeito do seu perfil de fazer as coisas, usando as habilidades e talentos que só você tem.

O perfil comunicador

O perfil comunicador tem foco mais nas pessoas e relacionamentos e tem uma palavra-chave: conexão. O objetivo dele é criar conexões fortes com as outras pessoas.

Os comunicadores têm uma grande facilidade em se relacionar e se comunicar com as pessoas. São mais extrovertidos por natureza e em poucos minutos em um ambiente desconhecido consegue começar a criar conexões, falar e se comunicar. Em um ambiente conhecido, é amigo de todos, conversa e fala abertamente, é o “vereador” do grupo. Os comunicadores gostam de liberdade e são criativos, adoram ideias e projetos novos e são muito otimistas. O reconhecimento dos outros é importante para ele, visto que é um indicador de que a conexão está forte.

Superpoder da influência

Um dos superpoderes do comunicador é a capacidade que possui de influenciar. Possuem uma facilidade grande em motivar e colocar as pessoas em movimento através da sua fala. Os comunicadores conseguem ler as pessoas muito bem. Observam inconscientemente as expressões, os gestos, a forma de falar e de se comportar. É como um aplicativo que já vem instalado de fábrica. Eles prestam muita atenção nas pessoas e conseguem ler seus sentimentos. Uma vez ouvi de um grande treinador no assunto que eles sabem exatamente a música que você quer ouvir e cantam ela para você.

Este superpoder dá ao comunicador uma capacidade grande de se conectar com as pessoas e geralmente você se sente bem ao lado de um comunicador. Estão na maior parte das vezes animados e enxergam o melhor das pessoas. Eles confiam logo de cara.

Quando alguém não está bem, seja no escritório ou em casa, o comunicador é geralmente o primeiro a perceber e começa a se movimentar para entender o que aconteceu e agir para que você se sinta bem, conversando, elevando sua moral, fazendo piadas ou dizendo que tudo ficará bem.

Toda característica é neutra. Quem decide como usá-la é a própria pessoa que a possui. A influência é uma grande característica que pode motivar, colocar as pessoas em movimento e em crescimento. Mas também pode ser usada para manipular.

Quem decide se a característica será usada para o lado bom ou o lado ruim da força é a própria pessoa. Um comunicador pode ser um excelente influenciador ou um manipulador. Do mesmo jeito que o executor (artigo anterior desta série), pode ser um grande líder ou um “ditador mandão”. É a mesma característica usada de formas diferentes.

Nós não somos apenas uma coisa, temos um pouco de diversas coisas dentro de nós. Então, podem existir momentos que usamos as características de forma positiva e outros momentos, em outras situações, de forma negativa.

Por isso é importante nos conhecermos para podermos escolher como queremos agir e sair do automático. Literalmente pegar as rédeas para trabalharmos no tipo de pessoa que queremos ser. É literalmente construído.

Comunicação

Os comunicadores, por natureza, são falantes. Tem uma necessidade grande de falar e emendam uma história na outra. Suas histórias são verdadeiras epopeias, onde prendem a atenção das pessoas, fazem rir e geralmente o comunicador é o centro de sua própria história, o personagem principal, visto que gostam de reconhecimento.

Um ponto de atenção é que o comunicador pode falar demais e ouvir de menos. Muitas vezes atropelam os outros e não querem esperar para falar: “Termine logo sua história para eu te contar a minha”.

A comunicação é aberta, alegre, falam rápido e com facilidade sobre muitos assuntos. O comunicador consegue sair de qualquer problema com seu jeito de falar. São simpáticos, descontraídos e informais. Buscam pontos em comum com os outros (para fortalecer as conexões) e em pouco tempo de conversa já se posicionam como íntimos, como grandes amigos e chamando os outros por apelidos carinhosos. Isto ajuda a se aproximar das pessoas e criar relações fortes, mas em outros momentos podem invadir.

Por terem muitas ideias na cabeça o tempo todo, a capacidade de falar é mais lenta do que a capacidade de pensar. Por isso, precisam prestar atenção para estruturar a sua fala, com clareza, já que muitas vezes as pessoas podem não o entender.

A necessidade de falar é diferente da habilidade de falar. Muitos comunicadores podem falar por horas e ninguém entender aonde querem chegar. Mas esta habilidade, se trabalhada e desenvolvida, dá uma predisposição para ser um excelente comunicador, um “movimentador” de pessoas para uma causa ou objetivo.

Geralmente não entram em conflitos e não gostam muito deles, já que enfraquecem as conexões. Buscam resolver e articular o conflito. São excelentes articuladores e conectores de pessoas. Mas uma vez no conflito, são explosivos e falam tudo o que tem direito.

Por saberem ler as pessoas muito bem, podem machucar quando explodem, pois vão na ferida. Cinco minutos depois estão arrependidos, pois não gostam de fazer mal aos outros, mas o estrago já está feito. Precisam prestar atenção na impulsividade.

Também possuem uma grande dificuldade de dizer não. Como buscam conexão, dizer não pode significar deixar alguém chateado (o que enfraquece a conexão). Querem ajudar e são solícitos. Preocupam-se com as pessoas a sua volta e isto é muito positivo. No entanto, podem ficar sobrecarregados ao fazer tudo pelos outros.

São intensos em sua fala, transmitem emoção, são dramáticos e exagerados e prendem a atenção das pessoas.

Liberdade

Os comunicadores adoram a liberdade. Não gostam de sentir-se presos ou enjaulados. Gostam de coisas novas e detestam muitos detalhes. Possuem uma mente criativa muito forte e as ideias fluem com facilidade em sua cabeça. Detestam rotinas chatas (existem rotinas boas) e buscam meios de melhorar as coisas sempre.

Querer impor regras, controle e limitar a ação do comunicador faz com que ele perca o brilho e aquela chama de viver a vida que possuem. Eles rendem menos. Detestam detalhes e geralmente não são muito organizados.

Como gostam de coisas maiores e melhores em todas as áreas de sua vida estão sempre buscando crescer e construir. Muitas das ideias que possuem podem ser abstratas e desencorajadas por outros perfis por não serem muito específicas. É justamente onde eles precisam de ajuda: para construir suas ideias de forma clara. Como são grandes imaginadores, com ajuda para estruturar seus planos, podem criar grandes projetos.

Um ponto de atenção é que possuem muita iniciativa para coisas novas e diferentes, mas possuem pouca acabativa. Começam muitas coisas novas, mas não vão até o final, principalmente quando começa a envolver muitos detalhes e a mesma rotina. São grandes iniciadores e possuem uma energia muito grande, mas precisam de ajuda para continuar até terminar. É comum os Comunicadores começarem muitos livros e não terminar a maioria deles!

Os comunicadores são otimistas, simpáticos e alegres e conseguem trazer sua energia para transformar o ambiente.

Motivação: pessoas e reconhecimento

Os Comunicadores rendem mais quando estão com outras pessoas. Quando trabalham muito tempo sozinhos, podem sentir-se perdidos e cair de produção. Interagir e discutir suas ideias e projetos com outras pessoas carrega suas baterias. Eles gostam muito de interação e sentem-se bem quando estão fazendo com os outros. Passam a render e produzir muito mais quando sentem proximidade.

Adoram quando seu reconhecidos ou elogiados. Eles têm facilidade em elogiar os outros e enxergar o lado positivo. E gosta quando fazem isso com eles. Adoram os holofotes. Isso dá uma força e energia muito grande para realizar e fazer o que precisam fazer, o que é excelente. Mas pode ser prejudicial quando ficam dependentes de aprovação dos outros.

A principal lição para os comunicadores é aprenderem a se reconhecer e a se valorizar. Quando aprender a se “auto validar” não mais dependem da aprovação dos outros.

Essa dependência de validação externa pode ser tóxica para o comunicador, mina sua autoconfiança e pode levar a fazer coisas para apenas agradar aos outros, sobrecarregando e rompendo com as coisas que são importantes para ele. 

Outro ponto importante, dificilmente o comunicador consegue render quando está brigado com alguém. Seus relacionamentos interferem muito na sua capacidade de produção. Os perfis executor e analista conseguem separar bem os sentimentos das tarefas. O comunicador não. Ele é um perfil voltado para as pessoas, para os relacionamentos. Se algo não está bem com algum relacionamento seu, aquilo fica atormentando sua cabeça, tirando sua atenção até que seja resolvido. Por isso eles tem a característica de ir atrás das pessoas e quererem resolver. Querem que fique tudo bem e são bastante insistentes neste ponto. Isso dá a eles uma grande capacidade de perdoar e seguir em frente na maior parte das vezes.

Um ambiente de muitos atritos e conflitos faz muito mal ao comunicador. Ele vai tentar de toda forma mudar aquela dinâmica e construir pontes para o relacionamento. Se não conseguir, ele prefere se afastar, pois aquilo afeta todas as outras áreas da sua vida.

Exemplos de comunicadores

Pessoas conhecidas que possuem o perfil comunicador: Papa Francisco, Ivete Sangalo, Ronaldinho Gaúcho, Jô Soares, Luciano Huck.

A importância de cada perfil - comunicador

Cada perfil tem suas particularidades e características únicas que contribuem muito para os outros ao seu redor.

Os comunicadores colocam as pessoas em movimento e fazem o time funcionar junto. São conectores de pessoas e são capazes de construir times poderosos e coesos. Transformam a energia do ambiente e tem a capacidade de nos fazer olhar os acontecimentos e a vida por um outro prisma.

Quando transformam a característica de comunicação em uma habilidade, são capazes de realizar quase qualquer coisa. Ter um Comunicador por perto, transforma seu dia!

Nas próximas semanas, escreverei sobre os outros 2 perfis: planejador e analista.

Quem você conhece que possui este perfil? Escreva aqui nos comentários se você se reconhece no perfil comunicador ou compartilhe com os comunicadores próximos a você! Autoconhecimento é chave para nos relacionarmos melhor com nós mesmos, com os outros e com a vida.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.