x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Artigo carreira

Série perfil comportamental #4: perfil planejador

Neste artigo, você vai entender quais são os comportamentos e características do perfil planejador.

31/08/2021 14:15

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Série perfil comportamental #4: perfil planejador

Série perfil comportamental #4: perfil planejador Foto de Startup Stock Photos no Pexels

Nesta série sobre os perfis de comportamento, estou explicando cada um dos 04 perfis que fazem parte da nossa forma de nos comunicarmos e nos relacionarmos com as pessoas e com a vida. Você vai entender por que você faz o que faz e por que as pessoas ao seu redor fazem o que fazem. Entender o seu perfil comportamental é autoconhecimento puro e chave para se relacionar melhor consigo mesmo e com os outros. Por ser um instrumento de transformação, está intimamente relacionado com a sua autoaceitação e satisfação com sua vida e carreira. A partir dele você entende seu próprio funcionamento e pode ter resultados ainda melhores.

Escrevi o primeiro artigo desta série que você pode ler clicando aqui neste link.

Neste artigo da série, vamos conhecer o perfil planejador. É de vital importância conhecermos e sabermos sobre os 4 Perfis (executor, comunicador, planejador e analista), já que todos nós temos um pouco de cada um e nos relacionamos, conversamos, lidamos e vivemos com pessoas dos 04 perfis.

Não existe melhor ou pior. Nem forma certa ou errada.

Lembre-se que não existe perfil pior ou melhor, muito menos rótulos para cada um. Todos os perfis têm pontos fortes e pontos de melhoria e todos os perfis têm total capacidade para alcançar aquilo que querem alcançar. O perfil não é um limitador que dita a sua capacidade ou até onde pode chegar. O perfil irá indicar como você vai realizar e qual o melhor caminho para realizar aquilo que quer realizar. Existem muitas formas de alcançar um mesmo objetivo e a forma mais fácil é aquela que respeita o jeito do seu Perfil de fazer as coisas, usando as habilidades e talentos que só você tem.

O perfil planejador

O perfil tem foco mais nas pessoas e relacionamentos (do que nas tarefas) e tem uma palavra-chave: segurança. Os planejadores querem se sentir seguros em relação a tudo o que fazem (trabalho, decisões, escolhas, viagens, passeios, relacionamentos, rotinas) e buscam organizar os passos e etapas visando previsibilidade e estabilidade. Com estes dois, eles sentem mais segurança.

Os planejadores têm um círculo de confiança pequeno. Em um primeiro momento são mais fechados, principalmente em meio a um grupo ou reuniões, observam e escutam atentamente e dificilmente são os primeiros a se manifestar. Eles se abrem para quem realmente confiam e são relações muito profundas.

Superpoderes da empatia e organização

Os planejadores se preocupam muito com os outros a sua volta. São justos, leais e têm uma capacidade grande de escutar e se colocar no lugar do outro. Os ambientes onde os planejadores estão são calmos e organizados e o clima é sempre bom, os planejadores prezam pelo bem-estar das pessoas.

A busca pela segurança os torna pessoas com grande capacidade de organização e planejamento. Os planejadores têm grande capacidade de criar, estruturar e organizar processos e rotinas. E são muito eficientes. Podem demorar um tempo maior para fazer as coisas (o que irrita um pouco os perfis executor e comunicador, que querem tudo rápido), pois estão planejando e estruturando. O resultado será algo de muita qualidade, estruturado e muito bem-feito.

Por se importarem com os outros e com o que fazem, têm um senso de responsabilidade muito grande e vão até o final daquilo que se comprometeram, respeitando sua própria velocidade. Eles têm convicção firme e é difícil mudar o que pensam ou a forma que fazem. Não largam o osso e podem ser teimosos muitas vezes. Existem ocasiões, que até concordam com você, para não gerar atrito e, na sequência, vão fazer as coisas do jeito deles.

A busca pelo equilíbrio

O superpoder, usado em excesso pode atrapalhar.

Os planejadores buscam o equilíbrio e a harmonia em todas as áreas de sua vida. E sempre externalizam calma e tranquilidade. Emanam o equilíbrio em pessoa quando olhamos de fora.  

Mas muitas vezes estão chateados e tristes por dentro. Eles só não externalizam e não gostam de se expor. Não querem atrapalhar os outros com seus problemas e podem acabar dizendo sim muitas vezes quando querem dizer não. Para agradar, não chatear ou não gerar conflitos, eles internalizam as frustrações e as outras pessoas nem sabem o que acontece com eles. De fora, têm a impressão de que estão bem.

Os planejadores têm uma grande dificuldade com conflitos para não deixar os outros chateados a suas custas. E por isso não externalizam o que é importante para eles. Uma frase que ajuda muito é “opinião é diferente de sentimento”. Podemos ter opiniões diferentes sobre um assunto, sem que o outro fique chateado. E um conflito não necessariamente é ruim. É uma conversa para alinhar o que é importante para cada um.

Os planejadores podem ficar frustrados ao não dizerem o que é importante para si e perdem oportunidades maravilhosas de alinhar os pontos e deixar os outros poderem ajudá-los.

Nestas situações, os planejadores podem ficar tranquilos e seguros, pois têm uma capacidade e uma força muito grande para se comunicar de forma empática e cuidadosa, para não machucar o outro, mas expressarem o que é importante para si. São verdadeiros diplomatas e mediadores de conflitos e podem muito usar esta capacidade para si mesmo! Quando aprendem que sabem sim “dizer não”, pois são especialistas em “dizer não” para si mesmos, ficam imbatíveis. Conseguem organizar a situação internamente e aprendem a “dizer sim” para si mesmos. Não é porque tem muito autocontrole e conseguem absorver as situações, que precisam fazer isso o tempo todo. Caso contrário, o autocontrole (que é uma característica extremamente forte), vira “auto saco de pancadas” e fica sofrendo internamente com situações que podem ser resolvidas.

Toda essa energia que gasta para lidar internamente com os conflitos, passa a ser direcionada para o ótimo relacionamento com os outros e a capacidade de serem extremamente eficientes no que fazem, buscando sempre a melhoria contínua.

Motivação: segurança a qualquer custo

A busca por segurança pode travar o perfil planejador. Ficam pensando, pensando, pensando e esperando o momento para agir. Podem perder o poder de agir e perder oportunidades pela falta de ação. Ficam esperando o momento perfeito ou estarem “100% prontos” para agir, para falar ou para apresentar suas ideias. O fato é que “100% pronto” ou “100% seguro” não existe, é o mundo ideal que dificilmente vamos alcançar.

Isso traz uma dificuldade para lidar com mudanças repentinas. Tudo precisa ser muito bem estruturado e pensado para não errar. Os planejadores precisam sentir-se seguros a qualquer custo e por isso podem descartar ou perder grandes oportunidades de crescimentos, viagens, experiências novas por não se sentirem “100% seguros”. Uma cliente minha de coaching que é planejadora me contou uma vez que acontece exatamente assim com ela. Quando que experimentar um prato novo no restaurante que ela já conhece tudo, ela pede para o marido pedir o prato novo e experimenta. Se ela gostar, na próxima vez que voltarem ao restaurante, ela pede o prato novo. Se não gostar, fica com o antigo, que já sabe que é gostoso, seguro, testado e comprovado.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.