x

Artigo carreira

Série perfil comportamental #5: perfil analista

Neste artigo, você vai entender qual é o perfil profissional e comportamental de uma pessoa analista.

14/09/2021 14:15:01

11 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Série perfil comportamental #5: perfil analista Foto de Liza Summer no Pexels

Nesta série sobre os Perfis de Comportamento, estou explicando cada um dos 04 Perfis que fazem parte da nossa forma de nos comunicarmos e nos relacionarmos com as pessoas e com a vida.

Você vai entender por que você faz o que faz e por que as pessoas ao seu redor fazem o que fazem. Entender o seu perfil comportamental é autoconhecimento puro e chave para se relacionar melhor consigo mesmo e com os outros. Por ser um instrumento de transformação, está intimamente relacionado com a sua autoaceitação e satisfação com sua vida e carreira. A partir dele você entende seu próprio funcionamento e pode ter resultados ainda melhores.

Escrevi o primeiro artigo desta série que você pode ler clicando aqui neste link.

Neste artigo da série, vamos conhecer o perfil analista. É de vital importância conhecermos e sabermos sobre os 04 Perfis (executor, comunicador, planejador e analista), já que todos nós temos um pouco de cada um e nos relacionamos, conversamos, lidamos e vivemos com pessoas dos 04 perfis.

Não existe melhor ou pior. Nem forma certa ou errada.

Lembre-se que não existe perfil pior ou melhor, muito menos rótulos para cada um. Todos os perfis têm pontos fortes e pontos de melhoria e todos os perfis têm total capacidade para alcançar aquilo que querem alcançar. O perfil não é um limitador que dita a sua capacidade ou até onde pode chegar. O perfil irá indicar como você vai realizar e qual o melhor caminho para realizar aquilo que quer realizar. Existem muitas formas de alcançar um mesmo objetivo e a forma mais fácil é aquela que respeita o jeito do seu perfil de fazer as coisas, usando as habilidades e talentos que só você tem. 

O perfil analista

É um perfil muito especial e tenho uma admiração grande pelas suas características. O perfil analista tem foco maior nas TAREFAS (do que nas PESSOAS e RELACIONAMENTOS) e sua palavra-chave é: EXCELÊNCIA. Os analistas buscam a perfeição em tudo o que fazem, sua grande capacidade de organização e estruturação faz com que tudo o que constroem tem muita QUALIDADE.

São detalhistas por natureza, metódicos e estruturados, inclusive nos relacionamentos. Em um primeiro momento são mais introvertidos e analisam a situação antes de falar, expor sua opinião ou se abrir para um novo relacionamento. São muito criteriosos pois não querem errar.

Superpoder: enxergam o que ninguém mais enxerga

Os analistas têm o superpoder de enxergar detalhes e padrões nas situações que ninguém mais enxerga. Eles leem as letras miúdas e aprofundam-se muito nas informações. Possuem um grande raciocínio lógico e observador e conseguem enxergar quando um projeto ou situação vai dar errado muito antes de acontecer. 

Devido a esta característica, o analista conseguem ter um olhar muito profundo sobre algum aspecto da vida. É ótimo conversar com eles, pois você aprende muito. Eles pesquisam e questionam os fatos com muita profundidade, pois precisam entender a fundo todo o processo, já que não querem errar. E trazem informações que você sequer pensou existir. 

É comum terem aptidões para área das ciências (tecnologia, estudos científicos, análise de dados) ou artística (pintura, música, desenho, escultura). Ambas envolvem um cuidado grande com detalhes. Eu tenho uma cliente de coaching que tem o perfil analista e ela me contou que seu professor de música na infância dizia que ela tem um ouvido muito bom. Ela conseguia perceber quando uma nota sequer da música sendo tocada estava errada. É a atenção para detalhes. Um outro cliente que é empresário, tem a habilidade grande de perceber com um ano de antecedência o que precisa ser feito para manter a saúde financeira de sua empresa. É incrível!

Algumas pessoas podem confundir algumas características do perfil analista com o perfil planejador (que vimos no artigo anterior). Ambos são organizados e estruturados, mas o planejador tem um foco muito maior nos relacionamentos e busca segurança. O analista tem foco maior nos processos e busca não errar. A excelência em tudo o que fazem tem o objetivo de não errar ou não deixar as coisas imperfeitas, o que seria terrível para o analista em ambos os casos. 

A busca pela perfeição

O superpoder, usado em excesso pode atrapalhar. Os analistas podem sofrer bastante com a cobrança excessiva pelo perfeccionismo. De todos os perfis, é o que possui maior autocrítica e está continuamente pressionado internamente para fazer melhor. É comum terem a sensação de que “nunca está bom o suficiente” e de que sempre está faltando algo. 

Isto traz uma carga de cobrança muito grande para os analistas, o que pode atrapalhar muito sua autoestima, por criticarem-se continuamente. É uma energia nervosa grande e de ansiedade com o que pode dar errado e crítica pelo que não saiu perfeito. 

Os analistas podem direcionar sua energia e seu superpoder para coisas que realmente vão ter um impacto ou resultado importante.

Explico: uma cliente de coaching analista me contou que gastava inúmeras horas trabalhando em uma planilha para deixá-la mais perfeita e organizada. A planilha era para informar o orçamento que sua área iria precisar para um novo projeto e ela já tinha este número. Mas atrasou a entrega tornando a planilha mais detalhada e perfeita, o que efetivamente não vai mudar resultado nenhum.

Ela recebeu um feedback de seu gestor de que todo o tempo que ela atrasou a entrega impactou negativamente em outras áreas e não trouxe nenhum resultado efetivo maior ou melhor. Apenas uma planilha mais estruturada. E sabiamente direcionou a energia dela para o que realmente importa. Ele pediu para ela usar toda a capacidade de enxergar detalhes, padrões e melhorias nos contratos com seus fornecedores e melhorias no projeto em si, e não em tornar a planilha perfeita.

Quando o analista direciona toda sua energia para algo que realmente importa, ele ou ela consegue resultados incríveis que ninguém mais consegue alcançar ou fazer. Mas se não direcionarem seu foco ativa e conscientemente, podem perder muito tempo em coisas que apenas vão alimentar um perfeccionismo exagerado. Outro exemplo de uma amiga com o Perfil Analista que tinha brigas constantes com o marido pois queria arrumar o lençol da cama sem nenhuma ruga, antes de deitarem-se. 

Um outro excesso na busca pela perfeição que atrapalha em muito os analistas é o pessimismo. Eles têm a capacidade de enxergar o que vai dar errado, como e quando. E conseguem construir métodos e processos para solucionar o problema. Mas buscar erros em excesso pode levar a serem muito pessimistas, onde tudo vai dar errado. Ou mesmo um olhar apenas para o que falta, apenas para o que está errado. E podem se esquecer de olhar o que tem de bom, seja na atitude de uma pessoa, seja no relacionamento ou no trabalho. Focam apenas no “que está faltando”.

Fato é que nada é perfeito ou 100%. Concentrar-se no que falta ou no que não está perfeito pode ser bastante doloroso para si ou para as pessoas a sua volta. Fica a sensação de que nunca é suficiente. Podemos treinar nosso olhar para também olhar tudo o que existe de bom e que muitas coisas não precisam estar perfeitas, apenas concluídas já é suficiente. E aprender a dedicar energia para o que realmente importa!

Organização e método

Os analistas pensam de forma muito estruturada e criam um método para fazer tudo. São ótimos em estruturar no Excel atividades, viagens, orçamentos e tomam decisões em cima de seus números e análises.

São muito organizados e seus ambientes são limpos e arrumados (incluindo o guarda-roupas). Estão normalmente bem-vestidos e alinhados.

O perfil analista também segue e valoriza muito as regras e procedimentos. As regras foram feitas para serem seguidas e cumpridas. Dificilmente um analista quebra ou deixa de seguir uma regra, seja na empresa, no trânsito ou na vida social. Eles respeitam muito o que é combinado. “O Combinado não é caro” e por isso é importante respeitar o que foi acordado com eles. São muito pontuais, por isso não se atrase em um encontro com um analista.

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Inscritos no CONBCON 2021 ganham prêmios.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

?>