x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

ERP: Enterprise Resource Planning

O Enterprise Resource Planning- ERP é uma importante inovação tecnológica aplicada à Contabilidade.

09/04/2012 20:42

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
ERP: Enterprise Resource Planning

O Enterprise Resource Planning- ERP é uma importante inovação tecnológica aplicada à Contabilidade, mas pouco explorada no ambiente acadêmico. Sua importância está ligada principalmente aos sistemas operacionais e gerenciais das organizações modernas. Além de agilizar a ações gerenciais permite que a empresa esteja com um grau de competitividade mais acentuado.

 Franco citado por Wernke (2001, p.73) define o ERP como conjunto de atividades executadas por um software composto por vários módulos; e complementado por Polloni citado por Wernke (2001, p.73) como software que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa, como fabricação, logística, finanças e recursos humanos.

 Esses sistemas permitem o fluxo de informações gerenciais relevantes às organizações na tomada de decisão, bem como a integração das informações em um banco de dados evitando, assim, as redundâncias. Estes sistemas por sua vez são adquiridos para cada setor de uma organização, ou seja, financeiro, produção e aos demais setores, adequando-se às características impostas pelo mesmo.

 Numa visão ampla, esses sistemas trazem vantagens para as organizações dos quais citam-se os cálculos e as análises de custos que poderão ser efetuados com maior precisão, bem como todos os valores que envolvem as transações descritas. Outra vantagem desse sistema é permitir que as informações entrem uma única vez, isso porque o sistema opera com uma base de dados comuns que libera aos setores, ao mesmo tempo, os dados gerados de qualquer processo realizado. Como exemplo dessa situação tem-se uma ordem de compra que já é enviada ao gerenciamento superior e ás demais áreas envolvidas sem que se processe em cada setor onde a informação for requisitada.

Entretanto, os sistemas de ERPs apresentam pontos negativos, ou seja, problemas em potencial, destacando-se o elevado custo e tempo de implantação dos mesmos, além dos gastos imprevistos gerados em sua implantação na empresa. Wernke (2001, p.75) comenta que a implantação de um sistema de ERP demanda um tempo elevado, atividades árduas e dispendiosas. Sendo assim, os sistemas exigem treinamentos específicos para adaptação, tanto aos profissionais quanto à própria Contabilidade.

 Franco citado por Wernke (2001, p.75) ressalta que ERP exige a contratação de uma equipe de consultores externos. Isso provoca um aumento de custos da implantação desses sitemas na contabilidade atual, para a adaptação do setor às qualificações exigidas À incorporação do sistema.

 Assim, os sistemas de ERPs são indispensáveis ao cenário contábil, sobretudo quanto ao seu gerenciamento, todavia provocam ma aplicação muito elevada de capital, o que pode dificultar a sua utilização por um número maior de empresas.

Referências

ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio Eletrônico. São Paulo: Atlas, 1999.

TURBAN, Efrain e KING, David. Comércio Eletrônico. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

VARELLA, Márcio. A Contabilidade e a nova economia. Revista Brasileira de Contabilidade. Nº124, p.14-17, jul/ago. 2000.

WERNKE, Rodney. Gestão Estratégica de custos no ambiente de E-commerce. Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. p.36-43, junho. 2000.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.