x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

ARTIGO TRABALHISTA

Da (não) prevalência do acordado sobre o legislado

Neste artigo, o especialista debate sobre a decisão do STF de que os acordos prevalecem sobre o legislado.

15/07/2022 13:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
 Da (não) prevalência do acordado sobre o legislado

 Da (não) prevalência do acordado sobre o legislado Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) se posicionou no sentido de que os acordos prevalecem sobre o legislado, mesmo que implique na redução de direitos trabalhistas, baseado nas disposições da Lei 13.467/2017 (reforma trabalhista)

A exceção se refere aos casos que tratam de direitos indisponíveis, que não podem ser objeto de negociação entre as partes.

Baseado nesse posicionamento, há quem sustente que a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode ser objeto de livre negociação, inclusive contrariando a Lei 10.101/00, uma vez que o tema está no rol do artigo 611-A da CLT, que admite negociação entre as partes.

Todavia, é necessário ressaltar que dentre os temas cuja negociação é vedada, artigo 611-B da CLT, se encontram os tributos, o que significa afirmar que, não obstante, um acordo individual de PLR possa prevalecer sobre as disposições da Lei, o acordado não gerará efeitos tributários, no caso, a isenção do recolhimento de contribuições previdenciárias. 

A nossa interpretação também leva em consideração o disposto no art. 123 do CTN, segundo o qual as convenções particulares, conceito no qual se enquadram os acordos individuais, não são oponíveis ao fisco para fins de alteração da obrigação tributária.

Portanto, há que se interpretar de forma cautelosa o posicionamento adotado pelo STF.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.