x

EMPREENDEDORISMO

Como lidar ambiente com hostil e de aversão ao empreendedorismo?

Não é novidade para ninguém que nosso país não incentiva e tampouco valoriza o empreendedorismo. Isso se deve há fatores dos mais diversos e o foco aqui é o de auxiliar aqueles que precisam e buscam por formas de proteger sua empresa.

03/11/2022 18:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como lidar ambiente com hostil e de aversão ao empreendedorismo?

Como lidar ambiente com hostil e de aversão ao empreendedorismo? Foto: Karolina Grabowska/Pexels

Se o título lhe chamou a atenção, mostra que está preocupado com os rumos de seu negócio e busca por formas de protegê-lo, portanto, merece ser atendido.

Não é novidade para ninguém que nosso país não incentiva e tampouco valoriza o empreendedorismo. Isso se deve há fatores dos mais diversos, como cultura, educação, demonização da classe empresária por parte de alguns grupos, desconhecimento, e até mesmo interesses políticos. Porém o foco aqui é o de auxiliar aqueles que precisam e buscam por formas de proteger sua empresa.

Óbvio que existem alguns outros pontos a serem observados a depender do ramo de atuação da empresa e de seu porte, mas as recomendações abaixo, se seguidas, já são um resistente alicerce que irá garantir grande proteção à sua empresa.

  • Não pague um “escritório de contabilidade”, pague uma “assessoria contábil”

Pode até soar estranho, pois a maioria pensa se tratar da mesma coisa, mas na realidade não. Quando se paga um escritório apenas para realizar o trabalho burocrático, entregar declarações e gerar guias de impostos, consequentemente, o retorno será apenas isso, o que fora contratado.

Quem se preocupa com sua empresa busca por assessoria, ou seja, profissionais que vão auxiliar na gestão e não estão preocupados apenas com burocracia e trabalho repetitivo. Uma boa assessoria irá ajudar com os itens a seguir e municiar o empreendedor com informações mais assertivas e úteis, facilitando suas decisões.

Neste sentido, se existe alguém que pode ajudar, é o profissional da contabilidade, este sem dúvidas, será seu maior aliado.

  • Planejamento tributário e societário

Um dos principais trabalhos da assessoria contábil é a análise e propositura de ações que visem otimizar os aspectos tributários e societários do empreendimento. Durante o processo é verificado qual o melhor regime tributário, se existem créditos a serem restituídos, se os produtos possuem benefícios fiscais, a consistência entre o CNAE constante no CNPJ e as atividades que a empresa realmente desempenha, possibilidade de “fugir” de alguns impostos evitando algumas operações, alteração de natureza jurídica com intuito de proteger o patrimônio do empreendedor, são algumas das observações efetuadas.

  • Assessoria trabalhista

Se tem algo que pode arruinar qualquer negócio é ser negligente com questões trabalhistas. Uma ação de cunho trabalhista é tudo que você não quer para sua vida e para a sua empresa. Respeitar os preceitos da CLT e convenções é algo fundamental para evitar transtornos, ainda que por vezes até mesmo obedecendo a legislação e fazendo tudo correto corre-se o risco de ter que se explicar na justiça do trabalho.

Uma assessoria competente é o que vai garantir noites de sono tranquilas, não abra mão disso.

  • Gestão com orçamento e fluxo de caixa eficiente

Por menor que seja uma empresa uma ferramenta primordial é o orçamento. É importantíssimo que periodicamente se levante um orçamento contendo as receitas e despesas projetadas para um período.

De posse de um orçamento é possível projetar um fluxo de caixa e saber com antecedência uma necessidade futura de cobertura de saldo negativo, seja com aportes, financiamento, venda de ativos ou ainda evitar que tal fato ocorra.

Sabendo que em tantos meses ocorrerá a necessidade de recursos externos para cobrir rombos no caixa é possível até traçar estratégias que impeça isso de acontecer, e, se for inevitável se ganha tempo para pensar na forma mais barata de conseguir tais recursos.

Neste sentido, não hexite em lançar mão destas ferramentas.

  • Gestão de estoque

Não muito diferente do orçamento financeiro e fluxo de caixa a gestão do estoque é primordial para que não deixar dinheiro parado, o que por óbvio afeta seu caixa.

Para ter esse controle é necessário saber em média qual sua necessidade de estoque, quanto tempo a mercadoria fica parada até ser vendida e com essas informações elaborar uma política de compras eficiente que não interfira negativamente no caixa.

  • Cortes em despesas supérfluas

Na elaboração do orçamento é importante analisar minuciosamente cada linha das despesas e sempre indagar a sua real necessidade. Se identificado algum item que não é indispensável ou até mesmo gastos excessivos em algumas rubricas é momento de tomar algumas medidas, como negociar pacotes tarifários melhores com bancos, operadoras de telecomunicações, seguradoras, dentre outras.

Criar uma política de revisão periódica de todos os contratos de serviços tomados pela empresa, também é um trunfo importante.

  • Os melhores fornecedores

Ter uma gama de produtos de qualidade e com preços competitivos é imprescindível para qualquer negócio que vise perdurar. Isso só é possível com fornecedores diferenciados e para encontra-los exige-se certo trabalho e tempo, mas o retorno é compensador.

Políticas de vendas, compra fracionada ou por grade, caixas fechadas ou não, fretes rápidos, qualidade no atendimento, condições de pagamento com prazos maiores, garantia, bonificações, todos esses aspectos merecem atenção e quem for aprovado merece ser seu parceiro comercial.

  • Assessoria em marketing e vendas

É praxe dizer que o “marketing é a alma do negócio”, de fato é mesmo. Se sua empresa olhar atentamente para todas as dicas anteriores e juntar a isso um trabalho de marketing efetivo estará a um passo do sucesso.

A primeira linha de uma demonstração de resultados é a de receitas, ou seja, tudo, desde o orçamento projetado até a apuração dos resultados já incorridos parte do que se vende. Não existe empresa que não venda e para vender é preciso ser visto e o marketing que vai propiciar essa visibilidade.

Se feito da forma correta, por profissionais capacitados e experientes e a mensagem que for passada for real, isto é importante, não basta vender gato por lebre, tem que se entregar o que se oferece, sua empresa tem que ser o que está dizendo que é, seu produto tem que ser aquele da foto (ou vídeo).

  • Crédito subsidiado

Por fim, mas não menor importante é o crédito que está aí para ser usado e sabemos que volta e meia é necessário, seja para capital de giro, seja para investimento em equipamentos ou ampliação da operação.

Não tenha medo ou vergonha de recorrer à estas linhas de crédito, como as disponibilizadas pelo BNDES, por exemplo, afinal tal instituição existe justamente para isso, para promover o desenvolvimento do país.

Se os recursos já foram utilizados para financiar obras em outros países, beneficiando as economias locais, e ainda, por vezes, certas figuras não tem pudor algum em recorrer ao banco para financiar seus jatinhos, nada mais justo que você que está gerando emprego e renda em terras tupiniquins possa também utilizar esse crédito para contribuir com o nosso desenvolvimento e proteger seu negócio.

Mas, não se esqueça das dicas, anteriores, sobretudo a quarta, e, use o crédito de forma responsável.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.