x

CONTABILIDADE

A contabilidade do presente e do futuro

Avanço da tecnologia e o engajamento dos profissionais de contabilidade com as novas ferramentas de trabalho.

04/11/2022 17:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A contabilidade do presente e do futuro

A contabilidade do presente e do futuro Foto: Olia Danilevich/Pexels

A velocidade que as novas tecnologias imprimiram em diversas áreas empresariais me fez refletir sobre os métodos de lançamentos contábeis que passaram a ser utilizados por muitas empresas e que, certamente, continuarão sendo aplicados com mais intensidade daqui por diante. A evolução tecnológica é contínua e caminha, diariamente, a passos largos.

A bem da verdade, muitos desse procedimentos já estão sendo aplicados por várias empresas que utilizam os sistemas integrados de controles internos (ERP). Essa forma de gestão modificou, em muitos aspectos, a relação entre a Contabilidade e as demais áreas de muitas empresas.

O que antes demandava significativo volume de documentos, papéis e de lançamentos contábeis, atualmente se resume na importação de arquivos em formatos adequados para os registros contábeis (quando a Contabilidade trabalha com integração off-line e precisa aplicar filtros, antes de efetivar os lançamentos definitivos).

Em meu livro Contabilidade Digital faço menção a várias mudanças que aconteceram e que certamente continuarão acontecendo na forma de atuação dos profissionais de Contabilidade. Por enquanto, acredito que essas mudanças ainda não alcançaram as micro e pequenas empresas em sua plenitude.

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) também trouxe mudanças significativas para os processos de registros nas empresas. Notas fiscais emitidas em qualquer estado brasileiro por empresas obrigadas a utilizar Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), podem ser impressas a partir de uma consulta ao portal SPED, utilizando-se para esse fim a chave de acesso que consta no Documento Auxiliar Da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) . Essa chave de acesso da NF-e aparece logo abaixo do código de barras e é composto de 44 dígitos numéricos, com informação de consulta de autenticidade no portal nacional de NF-e www.nfe.fazenda.gov.br/portal.

A contabilização de muitos eventos dar-se-á por meio de um comando de importação de arquivos, ou então de forma automática se a contabilidade estiver integrada para registros em tempo real (online). Todavia, isso não implica que a Contabilidade não fará mais registros manuais. As provisões trabalhistas, por exemplo, precisam ser analisadas e conferidas antes do registro definitivo na Contabilidade. São registradas na contabilidade apenas os valores que o Departamento Jurídico indicar como êxito provável. As provisões de férias, de devedores duvidosos e outras específicas, do mesmo modo carecem de análise criteriosa por parte dos profissionais de Contabilidade incumbidos da validação e dos registros desses lançamentos contábeis.

Muitos profissionais da área contábil preferem utilizar os filtros, antes da importação definitiva dos registros para a contabilidade. Esse processo é mais confiável, do ponto de vista técnico, porque evita que eventualmente a Contabilidade faça retificações por inconsistências de dados gerados em outras áreas (aquisições e baixas nos estoques, folha de pagamento, compras, vendas, transferências de bens do ativo imobilizado etc.).

Por fim, os tempos mudaram e os profissionais de Contabilidade precisam conhecer muito mais sobre as principais funcionalidades dos sistemas integrados de controles internos (ERP). Essas ferramentas tecnológicas avançam em todas as áreas das empresas, e o profissional de Contabilidade, por menor que seja a empresa que demanda por seus serviços, precisará acompanhar essa evolução.

Postergar esse conhecimento é ficar fora de tempo e correr o risco de ficar também fora do mercado de trabalho.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.