x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 597

DFC ECD X BALANÇO PARA REGISTRO

DEBORA OLIVEIRA

Debora Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 45 semanas Quinta-Feira | 3 agosto 2023 | 10:39

Bom dia pessoal, 

Enviei um balanço para registro e não foi o registro da DFC pois não teve movimentação no caixa, para registrar o balanço é obrigado ter DFC, o que faço nesse caso? Pois a ECD já foi enviada e não em tese não posso retificar facilmente, na verdade nunca retifiquei uma ECD.

Diego Jardim silva

Diego Jardim Silva

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 45 semanas Sábado | 5 agosto 2023 | 19:30

A empresa está obrigada a elaborar a DFC? Se estiver, mesmo sem movimento, entendo que deve ser elaborada uma DFC com saldo inicial e final do caixa sem variação do mesmo. (O que acho difícil de ocorrer em uma empresa que está obrigada a elaborar esta demonstração).

A restrição para retificação de ECD se restringe a erros/omissões que possam ser corrigidos por lançamentos de ajustes em exercícios posteriores. Entendo que no seu caso seria possível retificar a ECD, pois você não vai alterar os lançamentos, nem tampouco as demonstrações já entregues, mas vai apenas incluir uma demonstração que ficou omissa.

Para fazer a retificação você precisa redigir o termo de verificação, esclarecendo os registros do arquivo que serão retificados/incluídos, anexar na declaração, e se não me engano, outro contador e/ou auditor também precisa assinar a ECD retificadora. Entretanto, recomendo a consulta ao manual sped.rfb.gov.br).pdf

Eder Rogerio Alves do Nascimento

Eder Rogerio Alves do Nascimento

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 45 semanas Domingo | 6 agosto 2023 | 19:29

Boa noite, Debora Oliveira,
 
Normas contábeis atuais
 
Temos 3 categorias de normas contábeis e devemos elaborar as demonstrações financeiras seguindo-as:
 
- CPC FULL (Empresas de grande porte = Ativo total > R$ 240 milhões ou Faturamento > R$ 300 milhões anual);
 
- CPC PME (Empresas que elaboram Demonstrações Contábeis para usuários em geral e não são de grande porte);
 
- ITG 1000 (Faturamento anual até R$ 4,8 milhões anual e não elaboram Demonstrações Contábeis para usuários em geral);
 
Obrigatoriedade da DFC
 
Obrigatoriedade da Demonstração do fluxo de caixa é nas normas CPC PME e CPC FULL, logo se a empresa faturar menos que R$ 4,8 milhões / ano, não está obrigada.
 
Retificação ECD
 
Deverá emitir o termo de verificação para fins de substituição do ECD, anexar o arquivo salvo em RTF e assinatura de um 2º contador.  Assinatura do auditor é solicitada para empresas que tem faturamento superior a 300 milhões / ano.
 
Tenho o modelo do termo de retificação e demais normas, se quiser me solicite por e-mails que te envio.
 
Eder Nascimento
(11) 9.9882-5277
@Oculto
www.redeassessoria.com.br
Instagram: @redeassessoriacontabil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.