x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 107

Francisco Diogo De Assis

Francisco Diogo de Assis

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 3 dias Segunda-Feira | 21 abril 2025 | 17:36

Quais despesas posso subtrair da receita bruta de prestação de serviços para evidenciar o lucro do MEI
Água, luz, aluguel, internet, telefone,  Das, material que compro para usar na prestação de serviços.  Posso subtrair todas essas despesas? Grato desde já. 

ENUSIA

Enusia

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 dias Terça-Feira | 22 abril 2025 | 10:11

Olá Francisco!

Você pode subtrair todas estas despesas citadas e custos diretamente relacionados com a atividade do MEI, como material de consumo por exemplo.

Gustavo Valério

Gustavo Valério

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 16 horas Quinta-Feira | 24 abril 2025 | 15:22

Bom dia pessoal, Também tenho um dúvida sobre este assunto e por isso perguntarei neste tópico.

Onde declaro estas informações do MEI? Tem alguma declaração específica, sempre achei que era o DASIMEI, mas este só registra receita/DAS pago.

Informei para uma familiar que ganhou X reais de Lucros e dividendos através do seu mei, esse X calculei com Receita- Das - Despesas que estão no CNPJ dela, fiz certo? Se puderem me ajudar agradeceria imensamente

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 15 horas Quinta-Feira | 24 abril 2025 | 15:32

Gustavo Valério,

Ficou vaga sua dúvida, você diz que declarou na declaração de faturamento do mei o valor do lucro?

Ou está se referindo ao IRPF do empreendedor?

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES
Gustavo Valério

Gustavo Valério

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 15 horas Quinta-Feira | 24 abril 2025 | 16:30

Oi Kaik,

Realmente, acho que não me expressei muito bem...

No IRPF do empreendedor eu declarei apenas o Lucro do exercício 2024, Peguei sua Receita Total, Retirei 32% que sei que é a parte não tributável, e retirei as Despesas (Das, Internet etc.)

Minha dúvida além de ser, se eu fiz direito a inclusão desse valor em sua declaração de pessoa física, é, Onde eu declaro os gastos do mei? Pra justificar o cálculo? 

Se ainda não ficou claro pode me falar, é que esse assunto ainda está bem confuso para minha pessoa, sou acostumado com empresas Lucro Real e Presumido, Mei não tenho muito conhecimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade