Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 433

Lucros distribuídos para empresa do simples nacional

José

José

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 5 semanas Sexta-Feira | 25 julho 2025 | 15:10

Olá, caros e nobres colegas.

tenho uma empresa optante do simples nacional e essa empresa terá o rendimento de 8% isento.

Gostaria de saber como faço para colocar os 8% de lucro isento do empresário.

Devo informar na defis e aonde mais ?

Preciso utilizar esse valor dos 8% na declaração de imposto de renda do empresário.

Para isso gostaria de saber quais as declarações deve fazer e onde devo informar os 8% para ficar tudo correto.

Terá imposto a se pagar sobre os 8% ?

Desde-já agradeço a atenção de todos.

Att

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 4 semanas Terça-Feira | 29 julho 2025 | 15:01

Boa tarde, José

tenho uma empresa optante do simples nacional e essa empresa terá o rendimento de 8% isento.
Em uma empresa optante pelo Simples Nacional não é o seu "rendimento" tributado, e sim, seu faturamento (com exceção de rendas financeiras e ganhos de capital na alienação de imobilizado) e o "rendimento isento" pertenceria ao quadro societário.

Gostaria de saber como faço para colocar os 8% de lucro isento do empresário.
Você não o "coloca", e sim, apura, com base em certa proporção com base no faturamento (alíquota que depende da atividade) e só pode distribuir este lucro como isento se, e somente se, a empresa estiver em dia com suas obrigações tributárias.

Devo informar na defis e aonde mais ?
Os lucros distribuídos são informados na DEFIS e com reflexo na declaração de ajuste anual do IRPF.

Preciso utilizar esse valor dos 8% na declaração de imposto de renda do empresário.
Respondido acima.

Para isso gostaria de saber quais as declarações deve fazer e onde devo informar os 8% para ficar tudo correto.
Respondido acima

Terá imposto a se pagar sobre os 8% ?
Como o rendimento é isento, não haverá tributação sobre ele.

Esta foi a primeira parte de respostas objetivas e adiante pretendo expor de modo conciso uma análise legal desta situação.

É fundamental entender o amparo legal para a distribuição de lucros isentos nas empresas do Simples Nacional, que é um regime simplificado que contempla a carga tributária da pessoa jurídica em suas alíquotas, o que justifica a isenção de Imposto de Renda para o lucro pago à Pessoa Física do sócio, por ser este um valor já de certa forma tributado na empresa sob o regime unificado.

A isenção em análise está prevista no Artigo 14 da LC nº 123/2006, que dispõe sobre o Simples Nacional e determina que os valores efetivamente pagos ou distribuídos a título de lucro ou dividendo são isentos do Imposto de Renda da Pessoa Física do beneficiário, desde que a empresa esteja em dia com suas obrigações.

Contudo, a mesma lei faz uma ressalva importante: caso a empresa não mantenha escrituração contábil regular, a parcela isenta para o sócio fica limitada ao valor resultante da aplicação dos percentuais de presunção de lucro do Lucro Presumido sobre a receita bruta, já deduzidos os impostos e contribuições devidos pelo Simples Nacional. Esses percentuais estão detalhados no § 1º do Artigo 14 da LC 123/2006 e são:
8% para atividades comerciais.
16% para transporte de cargas.
32% para serviços em geral, intermediação de negócios, entre outros.

Aprofundando o tema, na própria Lei do SN é previsto que se a empresa possuir escrituração contábil regular, todo o lucro líquido apurado contabilmente pode ser distribuído como rendimento isento e sem a limitação dos percentuais de presunção, pois a manutenção da contabilidade completa não só respalda a distribuição integral do lucro, mas também oferece maior segurança fiscal, gerencial e legal, conforme está previsto no Art. 1.179 do Código Civil (Lei 10.406/2002).

Importante: a escrituração somente do livro caixa (inclusive o movimento bancário) é apenas uma deliberação do fisco, pois a Lei do Simples não tem competência para "dispensar" a manutenção da contabilidade regular pelas empresas optantes por este sistema tributário.

A informação desses rendimentos é registrada Na Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS), onde a empresa deve informar os valores de lucros distribuídos e consequentemente o sócio deve lançar esses valores na ficha de "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" de sua Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), especificamente no código referente a lucros e dividendos recebidos de empresas do Simples Nacional.

Em suma, a legislação busca simplificar a tributação e desonerar o lucro na pessoa física por indiretamente ele já ter sido tributado na pessoa jurídica, mas exige que a empresa cumpra suas obrigações e, idealmente, mantenha uma contabilidade formal para maximizar a parcela de lucro que pode ser distribuída de forma isenta.

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
www.procedimentoscontabeis.blogspot.com
José

José

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 semanas Quinta-Feira | 14 agosto 2025 | 16:25

Olá, Ricardo C. Gimenez.

E caros colegas que possam estar nos ajudando.

Esse lucro distribuído em questão é para uma micro empresa.

A empresa que se refiro é um pequeno restaurante que tem apenas 02 funcionários.

Seu faturamento mensal não ultrapassa os R$ 30.000,00

Eles tem o prédio próprio em nome da pessoa física do empresário, gastos com energia, água, gás, internet e funcionários.

Além do defis depois de apurado somente informo no irpf do empresário ?

No efd reinf precisa informar esse valor ? 

Obrigado pela ajuda

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 2 semanas Sábado | 16 agosto 2025 | 14:07

Boa tarde,  José

Pouco importa que a empresa tenha faturamento modesto e poucos colaboradores; a questão repousa no regime tributário (neste caso, o Simples Nacional) e a atividade que, conforme for o tipo, terá os tributos unificados calculados com base nas alíquotas previstas em Anexos da própria lei do simples.

No efd reinf precisa informar esse valor ?
Os optantes pelo simples só preenchem EFD Reinf se no período de apuração realizou pagamentos sujeitos à retenção de tributos federais: Imposto de Renda, PIS, Cofins e Contribuição Social; visto que os lucros distribuídos, desde que obedecidas as condições para isto, são isentos de IRRF, eles não seriam informados nesta obrigação digital; é ideal analisar a IN RFB 2.043/2021 para verificar se a empresa sujeita-se à transmissão desta declaração por outros motivos.

Saudações

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
www.procedimentoscontabeis.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade