Arísio
Bronze DIVISÃO 5 , Não InformadoDe nada Luciano.......
Havendo ainda dúvidas volte a postar, que dentro das condições estaremos a disposição.........
fica na paz..........
respostas 694
acessos 165.731
Arísio
Bronze DIVISÃO 5 , Não InformadoDe nada Luciano.......
Havendo ainda dúvidas volte a postar, que dentro das condições estaremos a disposição.........
fica na paz..........
Genivaldo Vieira da Silva
Iniciante DIVISÃO 1 , Não InformadoOlá pessoal boa tarde,gostaria de saber,que tipo de recibo tenho que emetir para um possivel doador para deduzir no imposto de renda,por exzemplo uma pessoa doa um pc,a outra doa dinheiro e por diante,como tenho que fazer ir em grafica e pedir para confeccionar um recibo normal com a logo da igreja cnpj e os dados de prache ou presciso de autorização tipo aidf ou coisa assim se possivel me mandar alguns modelos desde ja agradeço.
@Oculto
Arísio
Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado..........Esse tipo de doação quem está recebendo é a sua igreja?
ou pessoa física para pessoa física.?
Editado por Arísio em 25 de julho de 2009 às 17:41:54
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa Tarde
Em conversa com uma colega que trabalha em um escritorio, ela me disse que uma Igreja que tem contabilidade completa e livros Razão e analitico estava dispensada de fazer o livro caixa. Até onde isso é correto ?? eu oriento as igrejas que trabalho a fazer o livro caixa, mas agora levantou-se uma duvida. Aguardo....abraços....
Ricardo Alexandre da Silva
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeOsvaldo Librandi, eu gostaria de saber se tem como vc me enviar por email um modelo desse recibo de pagamento da pre benda. Se for possível serei muito grato (email:@Oculto).
Lidiane Piedade de Almeida
Prata DIVISÃO 1 , AnalistaRicardo Alexandre da Silva,
Esse recibo esta disponibilizado no rodapé aqui da página ou no inicio da página.
Se você observar verá um disquete com a frase => Fazer Download do Anexo. Você encontrará vários modelos disponíveis.
Aline da Rosa Neumann
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Queridos colegas, bom dia!
Tem uma associação de escolas, que existe para interagir com as escolas e manter a confessionalidade entre elas, visto que confessam a mesma fé.
Quando essa associação foi registrada, não sei pq, pois faz séculos, foi registrada como entidade sindical (cnae). Alguém saberia me dizer como faço para alterar essa informação?
Maricleide Medina Marques
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa Tarde, Gostaria de saber se alguem saber informar ou tem algum programa, sistema, software para escritório contabil que faça toda a contabilidade de divrs igrejas e que atenda a legislação atual, enfim que faça tudo o que é necessario...obrigada. meu e-mail é @Oculto, aguardo uma sugestão, obrigada.
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa Tarde Maricleide
Se vc. der uma "olhada" logo acima perto do logo do Forum verá o nosso parceiro e-contab. ele é um ótimo programa. ok.
abraços
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)muito obrigada, Osvaldo por acaso teria outra para fazer uma comparação, obrigada pela informação
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Outra duvida, uma igreja quer requerer utilidade Publica para ter subsidios do municipio mensal, alguem saber informar como isso funciona e quais são os passos a ser tomados na obtenção, pois estou estudando o caso mais me deparei com varias duvidas, obrigada.
Ricardo Alexandre da Silva
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeLidiane Piedade de Almeida, desculpe pela minha desatenção.....obrigado! Pois qdo eu vi esta informação eu já tinha postado o meu texto.
Luciana Silva
Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
Boa Tarde,
Gostaria de saber como deve ser feito o registro de uma lojinha, onde a mesma possui suas mercadorias compradas com dinheiro da própria igreja. Devo registrá-la como núcleo, filial ou uma nova instituição? O lucro dela oriundo é para realização de projetos sociais, deve-se pagar impostos?
Grata
Luciana
Wanessa Amélia
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Pessoal, bom dia, preciso de ajuda. Uma vez eu li aqui no fórum que menores de 18 anos não poderiam assinar uma ata. Gostaria de saber a base legal, alguém tem??? Por favor...
Fizemos uma ficha de cadastro de membro na minha igreja, e distribuímos esse fim de semana, explicamos direitinho que um menor não pode assinar de acordo com as leis do país. Vcs acreditam que teve gente que encrencou?? Apenas por não preencher um simples papel??? ninguém merece!!! Vou dar uma olhada na net tb, e depois quero ver se o que encontrei é o que vcs sabem... mto obrigada. Ah! A propósito, alguém fez ficha tb, informatizou o cadastro de membros de sua igreja??? Quais as dificuldades enfrentou??
William Ilário de Lima
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Wanessa Amélia
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Olá William!!! Mto obrigada! Essa é minha opinião tb, precisava saber a base legal.
Deus abençõe!
Wanessa Amélia
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Maricleide, eu utilizo o "Soares e Neves" é ótimo e tem tudo que preciso, atualizado legalmente, exporta os dados direto pra DIPJ, etc... é bem completo...
William Ilário de Lima
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Maricleide Medina Marques
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Wanessa Amélia, obrigada pela sua indicação, mais como posso consultar estas empresas, agradeço sua resposta e indicação, aguardo a resposta pelo e-mail, obrigada...
Camila Norberto
Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade[code]Caro colegas: Uma contabilidade feita até /08,passando para mim a partir de 10/08. Pergunto: 1) O contador anterior não deveria entregar os livros encadernados,c/os termos devidamente assinados do s/periodo de s/responsabilidade? Vou começar escriturar a partir de 10/08
2) A Igreja paga aluguel para o Pastor,seria correto a locação estar em nome dela? 3) FGTM-é obrigado a igreja efetuar esse deposito,como e onde é feito? 4) Vi num site o seguinte: A igreja só está obrigada a recolher INSS de seus pastores,qdo.
ficar acordado em carta convite p/ministerio ou em ata. Isso é possivel? Obrigada pela oportunidade e antecipadamente agradeço a atenção. Camila
Camila Norberto
Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade[code]Gostaria de complementar m/pergunta anterior: 5) A igreja paga a secretária uma ajuda de custo+condução, é correto sendo ela membro da entidade, como proceder nesse caso?
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBom Dia - Camila
O contador anterior deveria fechar naquele mes todos os procedimentos contabeis, até a data de sua responsabilidade, como contabilidade,balanço, demonstrativos etc.etc. deveria imprimir o livro fiscal, encadernalo e entregar tudo a vc. esse seria o correto. Sim com os termos e assinaturas até onde ele foi o responsavel. Não, a Igreja até pode pagar o aluguel ao Pastor, mas tem que juntar o valor do aluguel com o sustento pastoral, volto a afirmar, o Pastor só pode ganhar sustento pastoral e as gratuidades deverão serem incluidas nesse sustento, tais como; plano médico, combustivel,aluguel de casa pastoral, fgtm, ajudas de custo, etc.etc. e verificar no ato do pagamento do sutento pastoral, se ele está sugeito a tabela do I.Renda, se sim, calcular e reter na fonte e a Igreja deve recolher sobre o codio 0588. Como explicado acima a igreja não é obrigada de forma alguma dar a gratuidade do FGTM. se quiser faze-lo tem que se agregar o valor ao sustento pastoral ok. O Inss e de competencia e responsabilidade exclusiva de cada Pastor. A Igreja não deve se preocupar com isso, mas deve orientar ao Pastor a recolher o INSS mensalmente como contribuinte individual respeitando os limites da tabela da Previdencia. Se a igreja quiser pagar o INSS, e o mesmo criterio explicado a cima, incluir o valor do Inss no sustento pastoral. Olha Secretaria é uma profissão regulamentada pela CLT, não existe outra forma de se ter uma secretaria a não ser registrando a mesma em Carteira do Trabalho e seguir o que diz a convenção dessa profissão. Fora isso, caracteriza-se vinculo empregaticio correndo a Igreja com certeza, a problemas com o Ministerio do Trabalho e tambem com o membro ou alguem que trabalha nessas condições. Portanto colega, verifique este topico desde a sua primeira pagina que muitas de suas duvidas serão elucidadas. Há, estava esquecendo. Quando vc. pegar a contabilidade de uma igreja de outro contador, não esqueça do balanço de abertura ok.
Na duvida "post" novamente ...abraços
Camila Norberto
Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade[code]Sr.Osvaldo, fico-lhe grata pela atenção que me foi dispen
sada. Ocorre que pairou ainda duvida no que diz respeito a pessoa que recebe ajuda de custo, já que ela faz parte da diretoria da igreja. Não fica errado remunerá-la pelos serviços de secretária, como eles vem fazendo? Mais uma vez obrigada.
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa Tarde - Camila
A resposta dada por mim foi sobre a Secretaria da Igreja e não sobre a secretaria da Diretoria. Ai então que é terminantemente proibido remunerar qualquer membro que pertença a Diretoria da Igreja. Isso fere os principios do Novio Codigo Civil Brasileiro, quando diz que qualquer membro desde o Presidente e todos a diretoria executiva da igreja não pode ser remunerados em hipotse alguma por risco de perder a isenção de sem fins lucrastivos. è uma falta grave da Igreja remunerar qualquer membro de sua diretoria, conselho fiscal etc. inclusive e de acordo com o RIR. deverá constar em estatuto da igreja que; Por exigencia do RIR é aconselhavel colocar no estatuto da Igreja; "É vedada a remuneração, por qualquer forma, dos cargos de diretoria e a outros dirigentes e a distribuição de lucros, dividendos, bonificações, ou vantagens de seu patromonio ou de suas rendas a dirigentes, administradores, mantenedores, ou membros sob nenhuma forma ou pretexto, a titulos de participação de seu patrimonio ou resultado."..abraços
Arísio
Bronze DIVISÃO 5 , Não InformadoCamila:
Não sei qual seria esse valor de custo+ condução mencionado por você pra ajudar a tal secretária que compõe a diretoria.
Remuneração a membros da diretoria é uma vedação por lei pra que a entidade não perca a imunidade e isenção.
Agora ela sendo pastora: lança esse valor de condução no congrua Eclesiástica ou auxílio Pastoral como queira.....
Ou como despesa de condução( vale transporte ou transporte coletivo).
Acho que é só....... até mais grande abraço.
Editado por Arísio em 11 de agosto de 2009 às 22:35:02
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa Tarde
Para quem tem Imunes e Isentas (Igrejas) e Lucro Real, essa noticia abaixo foi muito aguardada por nos, mais saiu.
Brasília, 13 de agosto de 2009
DIPJ - Lucro Real: Prazo começa dia 17/08
O Diário Oficial da União publica na edição de hoje (13/8) a Instrução Normativa RFB nº 962, de 11 de Agosto de 2009, que dispõe sobre o prazo para apresentação da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica - DIPJ 2009. O Programa Gerador da Declaração (PGD) estará disponível no sitio da Receita Federal do Brasil na internet, no endereço http://www.receita.fazenda.gov.br>, a partir do dia 17 de agosto.
As empresas tributadas em pelo menos um dos períodos de apuração durante o ano-calendário de 2008, com base no lucro real, e as pessoas jurídicas imunes ou isentas, deverão apresentar a declaração até o dia 16 de outubro.
No ano passado aproximadamente 150 mil empresas enviaram declaração utilizando esta forma de apuração do imposto. Este número representa cerca de 20% do universo das pessoas jurídicas. A maior parte das empresas utiliza como forma de apuração o lucro presumido ou arbitrado, cujo prazo para envio terminou no mês passado.
abraços
Mariana Neto dos Santos
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar ContabilidadeBoa tarde amigos...
Alguem sabe me informar se existe algum impedimento legal para uma igreja adquirir um veiculo de passeio?!?!?!
Existe algum embasamento que garanta ou tire esse direito?!?!?!
Abraço a todos,
Aline da Rosa Neumann
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Nenhum. Claro que a igreja pode comprar um veículo. Inclusive, sendo isenta de impostos, ela não precisaria pagar o IPVA. Mas é bom veirificar o regulamento do seu estado para essa questão.
Auri Rodrigo Copetti
Iniciante DIVISÃO 1 , Sócio(a) ProprietárioBoa noite, Osvaldo,
teria como vc me mandar este e-mail que mandou pros nossos outros colegas?
abraço
@Oculto
Camila Norberto
Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade[code]Sr. Arísio: O vr.a que me refiro é 1 salario+condução que a pessoa recebe. Ela não é pastora e sim faz pte.da diretoria(secretária).Como já me esclareceram está errado e vou orientá-los a respeito. Mesmo a condução não poderia estar lançando?Aproveito p/agradecer pela boa vontade, assim como ao Sr. Osvaldo, ambos muito atenciosos qto.a m/duvida.
Abraço a todos.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade