x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 694

acessos 165.731

Contabilidade e Tesouraria de Igreja Evangélica

Natanael R. Albuquerque

Natanael R. Albuquerque

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Domingo | 16 agosto 2009 | 23:16

PEssoal estou em pânico!!! Sou contador formado em 2006, mas como tenhou outra profissão não exercia nada desde então. Congrego em uma igreja e peguei a abertura da mesma para fazer. Abri o CNPJ em 09 Abr 2009, e solicitei a compra de um programa contábil para operacionalizar a contabilidade. Recebi a autorização somente agora. Gostaria de saber URGENTE que obrigações temos que pagar e qual a periodicidade. Tudo o que tenho em mãos é um monte de notas fiscais de compras, e recibos em "papel de pão" que já estou orientando a não fazer. Enfim, por favor me ajudaem. Uma tabela com as obrigações e o máximo de detalhes me seria essencial! Aguardo ajuda. @Oculto

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2009 | 00:08

Bom dia, Natanael

Bem vindo ao Fórum Contábeis, o melhor site de debates profissionais que conheço.

Apesar dos pesares, considerando que você é um usuário iniciante (neste momento estou tentando responder sua primeira dúvida), pelo menos desta vez deixarei de admoestá-lo sobre a solicitação de "urgência" bem como a resposta por e-mail particular, embora estas suas intenções frontalmente atinjam as Regras Internas.

Agora analisando sua dúvida, conclui-se que inicialmente será necessário o aprimoramento de suas aptidões profissionais e o primeiro passo para isto será por intermédio de pesquisas nos arquivos do Fórum Contábeis, pois todos estes aspectos que constam em sua postagem já temos por aqui registrados.

Com base nestas afirmações, sugiro-lhe então, após ler as postagens deste tópico, uma pesquisa com base na palavra "Contabilidade do 3º Setor".

Bons estudos

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2009 | 08:24

Bom Dia

O nosso colega Ricardo sempre ccom maestria orienta aqueles que estão chegando e que o Natanael seja bem vindo a este Forum, mas també, gostaria que o prezado Natanael entre no tópico "Contabilidade e Tesouraria de Igreja Evangelica" e leia todas as paginas, desde a nº. até o final. Acho que estaríamos direcinando o colega para o que o mesmo deseja. Obrigado.....abraços

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Petros

Petros

Bronze DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2009 | 21:23

Boa Noite a todos.

Gostaria de Saber se Posso emitir um DECORE para um pastor? Visto que ele só tem retirada de de Prebendas. É válido ?

Muito Obrigado e parabens aos Organizadores deste Forum.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2009 | 21:44

Boa noite Eliseu.

Eliseu, seja bem vindo ao Fórum Contabeis e obrigado pelo parabÉns, todos lhe agradecemos pela gentileza. Bem, isto posto, vamos ai seu questionamento.

Sim é válido, mas tem alguns detalhes a serem observdos, por exemplo:

a) É necessário ter em mãos uma fotocópia do documento que fundamentará a sua DECORE para anexar à segunda via da DECORE para arquivo do Contador;

b) É necessário que os valores informados, estejam devidamente registrados na contabilidade ou Livro Caixa.

c) Quando a DECORE for referente a exercício anterior, o contabilista poderá utilizar-se da Declaração de Imposto de Renda do ano correspondente.

basicamente são estes os cuidados que devemos ter quando da emissão da DECORE.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2009 | 21:48

Natanael escreveu:

PEssoal estou em pânico!!!

Calma Natanael!!! Esfria a cabeça, e a medida que forem surgindo as dúvidas, posta aqui que nossos amigos terão o maior prazer em ajuda-lo.

Seja bem vindo ao Fórum.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Petros

Petros

há 15 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2009 | 23:38

Agradeço a resposta feita pelo Moderador Luiz José.

E parabenizo-o pela rapidez da mesma.

Só mais uma dúvida se não for pedir muito.

Como faço para Contabilizar um depósito de R$ 3.250,00 na Conta Corrente da Igreja. Sendo que não sei quem depositou. Devo Recolher algum Imposto s/ este valor ???
Até o momento utilizamos esta conta somente para depositarmos as Ofertas e Dizimos que entra na Igreja.

Muito Obrigado!

Natanael R. Albuquerque

Natanael R. Albuquerque

há 15 anos Terça-Feira | 18 agosto 2009 | 11:17

Obrigado. Apesar de tudo não deixei de ser duramente repreendido.

Perdoe-me, mas não vejo nenhum mal em pedr urgência ou em passar o e-mail. Não há nisso risco para o fórum... enfim... manda quem pode obedece quem tem juízo né?

Lerei o fórum, mas agradeceria aos colegas mais experimentados se pudesse receber uma mensagem ou link mais objetivo. Realmente PARA MIM, é urgente a resposta.

Tentarei não quebrar mais as regras do fórum.

Editado por Natanael R. Albuquerque em 18 de agosto de 2009 às 11:26:47

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 15 anos Terça-Feira | 18 agosto 2009 | 14:08

Boa tarde, caro Natanael

Obrigado. Apesar de tudo não deixei de ser duramente repreendido.
Você não foi repreendido, e sim, apenas alertado, com base nas regras do Fórum

Perdoe-me, mas não vejo nenhum mal em pedr urgência ou em passar o e-mail. Não há nisso risco para o fórum... enfim... manda quem pode obedece quem tem juízo né?
A) Pedir "urgência" e diretamente por e-mail particular é contra as regras do Fórum, e o "risco" que há nestes pedidos é tornar comum ocorrências deste tipo, o que servirá apenas para encorajar outros profissionais a multiplicar solicitações desta natureza, o que sobrecarregará os arquivos e desviará o principal conceito deste portal: estender a solução ao maior número de pessoas
B) Quem tem juízo lê as regras, as aceita e participa da comunidade de acordo com as determinações do regimento interno

Lerei o fórum, mas agradeceria aos colegas mais experimentados se pudesse receber uma mensagem ou link mais objetivo. Realmente PARA MIM, é urgente a resposta.
Quando algum assunto profissional for impreterível, a melhor e mais segura providência é contratar a assessoria contábil particular, pois o Fórum Contábeis não é "serviço de consultoria gratuita", e sim, um "portal de troca de experiências".

Outrossim, considerando que o Fórum Contábeis recebe respostas através da voluntariedade de seus participantes (e há alguns que voluntariamente também contribuem com dinheiro do próprio bolso para manter o site no ar), é importante observar que os interessados em auxiliar o próximo precisam de conhecimento do assunto e sobretudo tempo disponível.

Todos temos intenção de dividir conhecimentos, porém, a melhor alternativa é estender o assunto ao maior número possível de companheiros de profissão, e isto se dá por postagens direcionadas ao público em geral porque o Fórum Contábeis é público, e deste modo, a ajuda urgente e por e-mail particular é totalmente contrária aos propósitos do Fórum Contábeis e seus participantes.

Finalizando, reitero que as respostas para todas as suas dúvidas já estão nos tópicos, e a solução para seus problemas serão encontradas por intermédio de pesquisas. Você também precisa empenhar esforços próprios para poder enriquecer sua bagagem profissional.

Prof. Ricardo
Contador
RICARDO ALEXANDRE DA SILVA

Ricardo Alexandre da Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 08:33

Gostaria de saber se os colegas poderiam me ajudar. Na escrituração contábil de uma igreja quando encerramos a contabilidade em 31/12 o sistema contábil faz a apuração do resultado e transfere para conta superavit do exercício que é um subgrupo do Patrimonio Líquido equivalente a conta Lucros do Exercício para numa empresa comum, mais na verdade em Instituição Religiosa entendo que representa a sobra do caixa daquele período. Pois então sendo assim o que faço com esta sobra transfiro para conta Superavit de Exercícios Anteriores e, sendo assim o que faço com este saldo acumulado de Exercícios Anteriores? E também si algum dia for preciso dar baixa nesta Instituição e ela tenha um saldo na conta Superávit de Exercícios Anteriores mais alto que o saldo do seu próprio caixa o que fazer? Se Alguém puder me ajudar serei muito grato.
Desde já muito obrigado.
Ricardo

Editado por Ricardo Alexandre da Silva em 19 de agosto de 2009 às 08:39:42

Aline da Rosa Neumann

Aline da Rosa Neumann

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 09:11

Bom dia, Ricardo.

Sob certo ponto de vista, vc pode ver sim o superávit como "sobra de caixa". Mas isso não significa que vc terá esse valor em $ em caixa, literalmente falando.

Sobre a conta "Superavit de Exercícios Anteriores", a instrução que obtivemos da empresa que presta auditoria para a gente é a seguinte: no fechamento do exercício, teríamos as contas SExercício e SEAnteriores. O saldo da conta SExercício só deveria ser transferido para a conta SEAnteriores quando as contas forem aprovadas pela direção/assembléia. Porém eles também disseram que não deveria existir a conta SEAnteriores, mas sim uma conta de Patrimônio Social; assim, os superávits acumulados (SEAnteriores) comporiam o patrimônio da entidade. Explicando: nas empresas, o superávit / lucro do exercício tem uma destinação específica: 3% para isso, 10% para aquilo, distribuição de lucros, etc. Mas na igreja não tem, ao menos, não na nossa. Por isso a história de tudo ficar como patrimônio.

Sobre a questão de ter um "saldo na conta Superávit de Exercícios Anteriores mais alto que o saldo do seu próprio caixa", não há problema algum, levando-se em conta o fato da igreja ter imóveis e demais direitos, onde teria sido aplicado todo esse superávit.

Espero ter ajudado.

Natanael R. Albuquerque

Natanael R. Albuquerque

há 15 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 12:08

Ricardo C. Gimenez
Andei lendo as regras do fórum, e gostaria de lembrar-lhe os seguinte(extraído de lá):

9 - Respeite a dúvida dos colegas, por mais ingênuas que pareçam! Ninguém nasce sabendo e todos tivemos que aprender o que sabemos e sabemos muito pouco de tudo!

5 - Não são permitidas postagens ofensivas ou que agridam ou comprometam a boa convivência dos usuários no Fórum. Lembre-se: respeite os outros como gostaria que te respeitassem!

16 - O Fórum Contábeis NÃO é um serviço de consultoria gratuita, é um espaço para troca de informações e interação entre profissionais da área. Por isso não cobre a resposta da sua pergunta.

Realmente, Sr Moderador, TODOS temos de ler.

Aline da Rosa Neumann

Aline da Rosa Neumann

há 15 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 13:30

Boa tarde, Natanael.

Neste tópico (bem extenso, talvez o maior do fórum) você poderá obter as informações que solicita. Há tempos discutimos situações voltadas para as igrejas. Qualquer participante do fórum poderia lhe fornecer as informações que vc pede e da forma como pede (tabela e em detalhes). Acontece que para isso, todos procederiam da mesma forma: leriam todo o tópico, post por post, e daí montariam a tabela. Creio que o que o pessoal pensou foi que, se eles poderiam montar uma tabela, vc tb tem condições de fazê-la. Até pq, fazer isso demanda tempo, q todos nós n temos.

Eu por exemplo, já tentei ajudar por diversas vezes aqui e talvez vc encontre algum detalhe sobre obrigações q eu tenha fornecido. Então, digamos que é "desgastante" (n me entenda mal), ficar repetindo coisas, além de deixar o tópico cada vez mais extenso.

Relaciono algumas obrigações (n em detalhes), mas são só algumas. A seguinte relação faz parte de informações que em minha igreja, costumamos repassar aos tesoureiros, portanto, ao reproduzirem, façam-no com suas próprias palavras. Espero ter ajudado.

A bênção de Deus pra vc.

# Quando há retenção de imposto de renda na fonte, apresentar anualmente a DIRF para a Receita Federal. O prazo para entrega é 27/02/2009.

# Apresentar anualmente ao pastor, até 28 de fevereiro, os valores do ano anterior de proventos e descontos. O pastor precisará destes dados para fazer sua declaração de renda.

# Apresentar anualmente a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). Não havendo funcionário registrado na congregação, deve-se apresentar a "RAIS Negativa". Prazo: 15 de janeiro de 2009 a 27 de março de 2009.

# Apresentar semestralmente a DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), mesmo não tendo débito de tributos a declarar. Prazos prováveis: para 2008/2 é 07 de abril/2009 (5º dia útil de abril); para 2009/1 é 07 de outubro/2009 (5º dia útil de outubro).

# Apresentar anualmente a DIPJ de imunes/isentos (Declaração de Isenção do Imposto de Renda). Prazo: 16 de outubro de 2009.

# GFIP (Guia do Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social): Havendo funcionários ou pastor com registro em carteira de trabalho, a GFIP deve ser enviada mensalmente. Não havendo ninguém com registro em carteira a GFIP deve ser informada uma única vez com um código próprio e depois somente quando passar a ter alguém com registro em carteira.

# Reter na fonte o imposto de renda devido pelo pastor, quando seu provento líquido (provento menos INSS pastor e menos dependentes) for superior ao limite de isenção do Imposto de Renda, atualmente R$ 1.434,59.

# O pastor é Contribuinte Obrigatório do INSS, portanto é obrigação do pastor recolher mensalmente o INSS.

# Contabilidade: Nos textos legais temos o seguinte: Devem manter escrituração completa de suas receitas e despesas em livros revestidos das formalidades que assegurem a respectiva exatidão.

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

há 15 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 13:32

Boa Tarde Natanael

Vc. realmente quer ter um livro otimo que praticamente vai tirar todas as suas duvidas, compre; "Manual do Terceiro Setor e Instituições Religiosas" de Valdo Romão, é o melhor.

abraços

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

há 15 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 13:37

Boa Tarde Aline

Realmente, vc. relatou com maestria, mas nós sabemos que Igreja não é só isso, portanto voltamos a afirmar, tem que ler este topico por inteiro e pesquizar, pois sabemos que o Forum não é uma consultoria, pois depedende do tempo de cada um para responder as perguntas. Simplismente, se o colega Natanael desse uma "olhada" nas paginas deste tópico, teria suas duvidas acima relatadas por vc. dirimidas. abraços

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Natanael R. Albuquerque

Natanael R. Albuquerque

há 15 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 15:40

Aline da Rosa Neumann

Era isso mesmo que eu queria. Essa orientação para o início de tudo. Estou abrindo o balanço, os livros, e começando a dar vida à contabilidade da igreja, pois tudo aqui não existia. Meus conhecimentos estão ainda um pouco anuviados, posto que trabalho com algo totalmente diferente de minha formação, mas já começei a estudar e creio que em 30 dias estarei em forma de novo, pelo menos no padrão mínimo.
Estou adquirindo um programa da e-contab (módulo contabilidade e livros) para ficarmos em dia. Não temos empregados, o que facilita um pouco as coisas.

Te agradeço sinceramente pelo tempo dispendido escrevendo, muito obrigado mesmo. Espero poder lhe retribuir algum dia, ou te dar um abraço na Glória que esperamos!

A paz!

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 15 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 18:34

Boa noite, Natanael

Obrigado por empreender esforços próprios e também por nos ter apresentado os resultados positivos por aqui.

Vale lembrar que conforme todas as minhas palavras logo acima (que não foram editadas), em nenhum momento tratei de sua dúvida com escárnio, de modo algum o ofendi e muito menos o distratei, e também repeti que por aqui não há serviço de consultoria particular gratuita. Logo, analisando este parágrafo e até que se prove o contrário, é lógico que não transgredi as regras e a sua intenção de evocá-las é um recurso sem sentido.

Tente imaginar o que ocorreria se a primeira pessoa que analisasse sua dúvida imediatamente lhe enviase uma resposta completa (ou aula particular) por e-mail; conclusão simples: ao longo do tempo incorreria o risco de você se habituar a sempre receber o peixe em mãos sem nunca aprender a pescar.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Contador
Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

há 15 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2009 | 13:12

Olá boa tarde,

Já participei deste tópico por algumas vezes, confesso que o mesmo me ajudou muito, muitos colegas tiraram minhas dúvidas.

Mas para aqueles que ainda tenham dívidas e queiram buscar um fundamento para as respostas, gostaria de indicar aqui um livro que me auxilia muita nessa questão tão complexa que é a contabilidade para insittuições religiosas. O nome do livro é " Manual do Terceiro Setor e Instituições Religiosas - Trabalhistas, Previdenciária, Contabil e Fiscal. ed. Atlas"

Quero deixar bem claro que o objetivo não é fazer propaganda do livro e sim indica-lo como um auxílio para aqueles que buscam o aprimoramento de seus conhecimentos. A pesquisa e a leitura ajudam muito. Esse é um ótimo investimento.

Procuro sempre compartilhar com os colegas experiências adquiridas no meu dia a dia.

Hoje eu faço contabildiade para 3 igrejas e esse material me ajuda muito na hora da dúvida, e sem falar neste Forum que para mim é o melhor do Brasil.

Editado por Fernando Bernardo em 21 de agosto de 2009 às 13:16:23

Petros

Petros

há 15 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2009 | 17:48

Boa Tarde a todos !!!

Como faço para Contabilizar um depósito de R$ 3.250,00 na Conta Corrente da Igreja. Sendo que não sei quem depositou. Devo Recolher algum Imposto s/ este valor ???
Até o momento utilizamos esta conta somente para depositarmos as Ofertas e Dizimos que entra na Igreja.
Muito Obrigado a todos !

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

há 15 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2009 | 18:06

Boa Tarde Petros

Óra, se voce não sabe quem depositou o valor na conta da igreja, logicamente vc. não tem parametros para considerar isso como uma doação e portanto não tem que recolher imposto algum. Voce deve contabilizar esse valor como ofertas avulsas e pronto. Depositos avulsos sempre vamos ter na conta de igreja, pois muitos membros as vezes não querem se identificar ou mesmo alguem que não é membro e que doar a igreja sem querer aparecer, então fica dificil. Se fosse o caso de doação identificada, ai sim, fariamos um contrato de doação do numerário e recolheriamos o IR., mas não é esse seu caso ok. abraços...

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

há 15 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2009 | 16:00

Boa Tarde

Estou fazendo a contabilidade de um acampamento evangelico que não tem fins lucrastivos. Acontece que uma determinada pessoa decidiu doar um certo valor em especie. Certo é que contabilizaremos o mesmo em Receitas e iremos fazer o devido contrato de doação em especie, agora, quanto ao Imposto de Renda como calculo sobre o valor doado para recolhimento. Aguardo resposta, obrigado; abraços a todos;

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

há 15 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 13:05

Estimado Osvaldo boa tarde,

As entidades religiosas têm direito à imunidade tributária sobre qualquer patrimônio, renda ou serviço relacionado, de forma direta, à sua atividade e/ou finalidade essencial. Neste caso se a doação foi feita para que o recurso doado seja utilizado para a finalidade da instituição, contabilize a doação como oferta especial feita por membro, e não é preciso recolher IR.

Mas não deixe de fazer o contrato de doação.

Aqui mesmo no fórum você verá tópicos sobre imunidade e isenção, basta efetuar uma pesquisa.

Espero ter ajudado

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2009 | 14:10

Caro e preclaro colega Librandi.

Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade:

NBC T -10 - que trata especificamente dos aspectos contabeis em entidades diversas, NBC T - 10.19 - que trata das entidades sem finalidades de lucros, diz o seguinte:

"10.19.2.3 - As doações, subvenções e contribuições para custeio são contabilizadas em contas de receita.

Comentário de Claudio Rufino - I : Em outras palavras, se a doação recebida(objeto de sua dúvida) tiver sido exclusivamente para custeio da entidade, essa será contabilizada em uma conta de resultado, tendo como contrapartida uma do ativo

As doações, subvenções e contribuições patrimoniais, inclusive as arrecadadas na constituição da entidade, são contabilizadas no patrimônio social."

Comentário de Claudio Rufino - II: Em outras palavras, se a doação recebida(objeto de sua dúvida) for destinada ao aumento do patrimonio da entidade(se não for para custeio) deverá ser contabilizada na conta do PS(patrimonio social) tendo como contrapartida uma do ativo.

10.19.2.4 - As receitas de doações, subvenções e contribuições para custeio ou investimento devem ser registradas mediante documento hábil.

Como disse o Bernardo, independente do tipo de doação, essas deverão ser amparadas por hábil documento.

NOTA:
Reforçando, não há o que se falar em IRRF pelos motivos que nosso amigo Bernardo relatou.

Quaisquer dúvidas, retorne

Forte Abraço.

Editado por Claudio Rufino em 4 de setembro de 2009 às 14:13:09

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Página 13 de 24

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade