Fernando Bernardo
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Ótima colocação amigo Cláudio Rufino.
Eu na verdade estava procurando essa base para expor pro nosso colega.
respostas 694
acessos 165.819
Fernando Bernardo
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Ótima colocação amigo Cláudio Rufino.
Eu na verdade estava procurando essa base para expor pro nosso colega.
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa Noite
Claudio Rufino e Bernardo
obrigado por terem respondido a minha duvida que já não há mais.
abraços
Ubirajara Contador
Iniciante DIVISÃO 5 , Tesoureiro(a)Boa Tarde,
Estou com uma duvida em relaçao a contratação de mão-de-obra.
A nossa Igreja irá começar a construção de um novo templo, e para tanto utilizará quatro pessoas para isso (pedreiro, carpinteiro e dois ajudantes). Gostaria de saber como proceder nesta situação: a Igreja deve assinar a carteira deles ou pode pagá-los como prestadores de serviços.
Informações extras:
Um ferreiro será utilizado no início da obra, a igreja resolveu pagá-lo por RPA ou Nota Fiscal Avulsa emitida pela Prefeitura em nome da Igreja. Isto é o correto mesmo?
Os trabalhadores trabalham por diária.
A obra está prevista para durar 90 dias.
Além disso, tivemos algumas doações de materias (exemplo: barras de ferro - não houve emissão de NF quando o doador comprou), qual documento idôneo para dar como entrada para a Igreja.
Aguardo resposta, obrigado
Ubirajara Gonçalves
Arísio
Bronze DIVISÃO 5 , Não InformadoMeu nobre Ubirajara:
Vamos por partes:
1o. Quanto a situação desses profissionais que irão permanecer 90 dias pelo Ministério do Trabalho necessário se faz que sejam registrados em carteiras e feito os devidos recolhimentos.
2o. Quanto a situação do ferreiro que apenas vai fazer a ferragem e o tempo será curto até pode ser pago em RPA e recolhido o inss dele.Quanto a questão de ele tirar nota fiscal avulso na prefeitura local e pagar 5% de iss + taxa de expediente, apenas resolve o problema da igreja que irá efetuar um pagamento com a devida nota fiscal do serviço e é uma das maneiras corretas.Mas não esqueçam do INSS dele que precisa ser reolhido.
3o. Quanto as doações de materiais recebidas, o correto seria receber esesse materiais com as devidas notas fiscais..Caso essas notas saissem em nome da pessoa física do doador bastaria elaborar uma declaração com o número de documentação do doador e o número da referida nota em questão e grampear junto e lançar no caixa como entrada normal e dar saída como material de construção.Mas em caso de não ter notas fiscais essas doações apenas pode fazer tais declarações e guardar numa pasta apenas para controle interno uma vez que não tem como contabilizar pois não tem nota fiscal dos referidos materiais.
Acho que é só até mais grande abraço...........
Jamile Souza
Bronze DIVISÃO 5 , Não InformadoJamile Souza
Bronze DIVISÃO 5 , Não InformadoPreciso que também tirem outra duvida é obrigatório realizar o livro Diário, Caixa e registrar no cartório. Gostaria de saber se a impreensão desses dois livros para ser realizado a encardenação tem algum requesito que é obrigatório obedecer para assim ser registrado no cartório?
Tenho uma igreja aonde a sua contabilidade é lançada mensal pois o movimento é muito baixo e quando chegou no final do ano aonde realizei o livro caixa só deu 2 folhas, mesmo assim é necessário realizar a encardenação com capa dura e registrar?
Desde já agradeço atenção.
Ubirajara Contador
Iniciante DIVISÃO 5 , Tesoureiro(a)Caro Arísio, muito obrigado pela sua ajuda. Resposta concisa, clara e esclarecedora!
Um forte abraço.
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa Tarde Jamile
Olhe mesmo sem movimento e melhor mandar as acessorias para não correr o risco de multa. a DIPJ 2008 vc. está no prazo, quanto a Dirf vc. está fora do prazo e a DCTF que deve ser semestral, o prazo é 7/10/2009 para o periodo de janeiro a junho de 2009. Todas esses acessorias são obrigatorias perante a RFB. O livro Diario Geral é obrigatorio e deve ser encadernado com termo de abertura e encerramento, mesmo que a Igreja tenha resumido sua contabilidade em duas folhas. o unico livro a ser registrado em cartorio é o Diario Geral, mas eu constumo imprimir tambem o analitico e encaixo no mesmo livro tambem o balanço, balançete de verificação, Patrimonial, Demonstrativo do Resultado, etc.
abraços
Jamile Souza
Bronze DIVISÃO 5 , Não InformadoAgradeço pela orientação.
Uma dúvida; então o livro caixa é importante mais não precisa registrá-lo.? Posso então encardenar o livro caixa em aspiral ao invés de capa dura.
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa Tarde
O livro caixa não precisa de registro e pode ser feito até informatizado e depos encadernado desde que suas paginas sejam numeradas tipograficamente. Agora não é mais fácil já comprar um livro caixa oficial. vc. decide.
abraços
Rogerio Caldas Orsi
Iniciante DIVISÃO 3 , Não InformadoBom Dia !
Sou novo neste forum, porem gostaria de deixar registrado meu elogio a qualidade do material informativo disponivel e das respostas muito bem elaboradas e elucidantes, as quais sem duvida estao sendo muito uteis .
muito obrigado
Rogerio Caldas Orsi
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa Noite
Aqui desejo parabenizar o Rogerio e seus colaboradores por deciderem fixar o tópico "Contabilidade e Tesouraria de Igreja Evangelica" já que este é um "braço" da contabilidade que ainda causa duvidas a varios colegas. Acho a medida acertada e como sempre o Rogerio acerta. Desejo a todos que continuem pesquizando e aproveitando os 400 posts.
abraços a todos
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa Noite Rogerio Caldas Orsi
Seja bem vindo ao maior e melhor Forum da internet, esperamos ajuda-lo em suas duvidas, mas tambem contamos com a sua cooperação. abraços
Luiz José
Emérito , Contador(a)Meu amigo Oswaldo Librandi.
Nós é que agradecemos a você pela disponibilidade em ajudar a todos os colegas que aqui concorrem para tirar suas dúvidas sobre contabilidade dos Templos Religiosos de qualquer culto. É sempre bom ter um companheiro que domine um assunto e você juntamente com os demais amigos que frequentam este tópico são mestres nessa área e nada mais justo que facilitar o acesso ao tópico fixando-o.
Abraços.
Joziane de Castro
Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)Este forum está de parabéns, tirei muita duvidas no meio dessas perguntas.
Abraços,
Leonardo Vicente de Castro
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)concordo plenamente com oosvaldo ruy.
Michele Medeiros
Bronze DIVISÃO 5 , Não InformadoBoa tarde
Gostaria de saber se há um modelo de plano de contas para igrejas evangélicas.
Editado por Michele Medeiros em 16 de setembro de 2009 às 12:48:43
William Ilário de Lima
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Michele Medeiros
Bronze DIVISÃO 5 , Não InformadoBom dia!
Obrigada pelo esclarecimento.
Preciso esclarecer outra dúvida: tenho um funcionário que trabalha como caseiro há 03 anos ganhando salário mínimo, sem carteira assinada. Como faço agora para demití-lo?
Arísio
Bronze DIVISÃO 5 , Não InformadoMichele:
Pela maneira correta deverá ser feito um acerto com ele,independente se ele possui sua carteira assinada ou não até porque na Justiça do trabalho o direito peramanece a qualquer termpo pelo um período de 02 anos pra ele procurar os direitos dele com duas testemunhas na justiça do trabalho.
Faça um acerto com ele:
Férias vencidas( se tiver)
1/3 das férias
Férias proporcionais
1/3 das férias proporcionais
FGTS( mesmo que não tenha depositado pague a ele)
40% do FGTS
13o. Salario proporcional.
Acho que algo em torno dessa lógica aqui já dar pra resolver o teu e o problema dele...............
Tendo como base o salário mínimo,ou se ele possuia horas extras,insira junto com esse salário e apartir do novo numerário calcule toda a rescisão........
Acho que é só..................
Editado por Arísio em 17 de setembro de 2009 às 16:10:15
Maria dos Anjos Gomes de Brito
Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Assistente SocialBoa tarde
Gostaria de saber se as igreja sao isenta de tributos , pois elas vivem de doações
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa Tarde Maria
Verifique o Artigo 150 da Constituição Brasileira promulgada em 1988.
abraços
Jamile Souza
Bronze DIVISÃO 5 , Não Informadoboa tarde!
preciso de uma ajuda, o pastor que presto acessoria solicitou que registra-se um livro de termo de casamento. Só que no cartório RCPJ exigiu que o livro tivesse termo de abertura e termo de encerramento. Não consigo encontrar. Posso criar um termo de abertura e encerrameto e colar na frente do livro.
Osvaldo Librandi
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidadeboa noite
Pelo que me consta, não há necessidade de registro do livro de casamentos, mas se o seu Pastor quer e o cartorio de sua localidade exige o termo de abertura e encerramento, então por que não fazer. Crie o termo de abertura/Encerramento e cole no livro e leve para registro. abraços
Nadja Cristina Trindade Alves
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista CustosBom dia gente
é meu primeiro post aqui, mas já faz bastante tempo que venho acompanhando esse fórum. Queria aqui deixar meus parabéns a todos. Esse realmente é o maior e melhor Forum da internet, tenho esclarecido muitas dúvidas.
Parabéns
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista CustosAlguem tem alguma sugestão de sistema para informatizar a contabilidade, tesouraria e secretaria de igreja?
Editado por Nadja Cristina Trindade Alves em 18 de setembro de 2009 às 10:03:00
Luiz José
Emérito , Contador(a)Boa tarde Nadja.
Seja bem vinda ao Fórum e em nome todos os usuarios agradecemos pela gentileza e pela preferencia.
Com relação ao sistemas para igrejas, veja este link talvez ajude.
Abraços.
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista CustosLuiz
Obrigada pelo link dos sistemas para Igrejas. Era justamente esse que eu estava analisando, mais ainda nao tinha certeza se era bom mesmo, pelo que eu pude observar, na minha pouca experiência, é muito bom, mas queria saber se alguém utiliza esse para pode comentar sobre a operacionalização. se ele é tão bom quanto parece que é.
Muitissimo obrigada pela presteza
Osvaldo Librandi
Quer um software bom para Igrejas, baixe o e-contab ou Contabilidade HJ. Esse Sigi já vi, mas...
abraços
Osvaldo Librandi
Colegas
Fui procurado para pedir a emissão do CNPJ junto a RFB. de um acampamento evangelico sem finslucrativos. Eles foram fundados em 07.07.2005. Agora o CNPJ. saiu; a minha pergunta é a seguinte. eu tenho que retroagir a contabilidade e livros em 2005 e depois sou obrigado a entregar todas as acessorias com multas. Aguardo resposta.......abraços
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade