Graça e Paz a todos!
É muito bom ter este forum para consulta estou aprendendo muito, e agradecer a Deus pelos senhores e a nova face em minha vida.Desculpa se tiver perguntas já feitas neste forum é porque irei passar essas informações ao pastor.
Segue as minhas dúvidas abaixo:
1) Como posso verificar se a igreja possui a inumidade de isentas, todas as igrejas por se constituirem tem essa imunidade?
2)Na igreja não possui, plano de contas eclasiastico, balancete, diário , razão, balanço. O que é apresento pelo contador é somente um relatório financeiro, minha pergunta é posso refazer o ano de 2009 para entregar as devidas declarações em 2010? É mais para frente conversar com o pastor como será feito a contababilidade dos anos anteriores.
3) Não consegui achar o plano de contas eclesiastico no download, peço a gentileza se alguém pode passar por email .Como também preciso de um sistema contábil de preferência Grátis, o e-contab é pago a funcionalidade dele é boa?
4)Quais são as declarações que uma igreja precisa entregar com os seus devidos prazos
5)Como posso verificar se há pendências de declarações da igreja?
6) Também não consegui achar no download, um sistema de livro caixa, que não possui registro em cartório, posso começar a fazer o de 2009 para trás? Vou conseguir registrar esse livro caixa de 2009? Alguém pode me enviar por email o programa de livro caixa GRÁTIS?
7) A igreja possui estatuto devidamente registradas, mais as atas estão somente em um livro manuscrito, sem registro. Minha pergunta é posso registrar esses livros manuscritos é o ano de 2009 informatizar com termo abertura e fechamento?
8) uma pergunta básica de iniciante,como posso classificar o troco que e recebido pela prestação de contas de cada departamento da igreja e se houve um gasto a maior como posso classificar essas diferenças!?!?
9)Onde posso consultar para calcular na GPS o valor de outras entidades de uma igreja? Preciso refazer algumas GPS sobre serviços prestados, como posso inclui-las na SEFIP?
10) Já li bastante sobre esse assunto aqui, mais preciso a base legal para informar ao pastor, todos os benefícios como prebenta, plano de saúde, ajuda combustível tem que entrar na base de calculo do IR, certo!!!?? Posso dividir com outra pessoa fisíca ( esposa ) a prebanta e os outros benefícios para diminuir o valor do IR pago pelo pastor?