x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 694

acessos 165.731

Contabilidade e Tesouraria de Igreja Evangélica

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 08:11

Bom Dia Jackeline
Sua duvida já foi esclarecida várias vezes neste tópico. O Pastor não pode auferir nada alem do que o sustento pastoral, portanto, tudo que for alem é gratuidade e deve-se englobar tudo como sustento pastoral e se aplicar a tabela do imposto de renda se estiver sujeito.
abraços

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 09:21

Bom dia Jackeline,

Se as contas estiverem em nome da congregação, não precisa fazer parte do sustento pastoral, logo, poderá efetuar os lançamentos em suas contas específicas.

Irineu Luiz Merisio

Irineu Luiz Merisio

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 09:22

Prezados,

Dipj - Imunes e Isentas - 2009

só para lembrar aos colegas!
todas as empresas do País têm até a meia-noite do dia 16 de outubro para entregar a Declaração de Informações Econômico-fiscais das Pessoas Jurídicas - DIPJ.

Pessoas jurídicas caracterizadas como imunes ou isentas também são obrigadas a prestar contas. Somadas, elas contabilizaram um total de 15.393 declarações, em 2008.

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram
as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
(George Bernard Shaw)
Acesse o Fórum Contábeis
http://www.forumcontabeis.com.br
Anete Gonçalves Argento

Anete Gonçalves Argento

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 09:55

Graça e Paz a todos!
É muito bom ter este forum para consulta estou aprendendo muito, e agradecer a Deus pelos senhores e a nova face em minha vida.Desculpa se tiver perguntas já feitas neste forum é porque irei passar essas informações ao pastor.
Segue as minhas dúvidas abaixo:

1) Como posso verificar se a igreja possui a inumidade de isentas, todas as igrejas por se constituirem tem essa imunidade?

2)Na igreja não possui, plano de contas eclasiastico, balancete, diário , razão, balanço. O que é apresento pelo contador é somente um relatório financeiro, minha pergunta é posso refazer o ano de 2009 para entregar as devidas declarações em 2010? É mais para frente conversar com o pastor como será feito a contababilidade dos anos anteriores.

3) Não consegui achar o plano de contas eclesiastico no download, peço a gentileza se alguém pode passar por email .Como também preciso de um sistema contábil de preferência Grátis, o e-contab é pago a funcionalidade dele é boa?

4)Quais são as declarações que uma igreja precisa entregar com os seus devidos prazos

5)Como posso verificar se há pendências de declarações da igreja?

6) Também não consegui achar no download, um sistema de livro caixa, que não possui registro em cartório, posso começar a fazer o de 2009 para trás? Vou conseguir registrar esse livro caixa de 2009? Alguém pode me enviar por email o programa de livro caixa GRÁTIS?

7) A igreja possui estatuto devidamente registradas, mais as atas estão somente em um livro manuscrito, sem registro. Minha pergunta é posso registrar esses livros manuscritos é o ano de 2009 informatizar com termo abertura e fechamento?

8) uma pergunta básica de iniciante,como posso classificar o troco que e recebido pela prestação de contas de cada departamento da igreja e se houve um gasto a maior como posso classificar essas diferenças!?!?

9)Onde posso consultar para calcular na GPS o valor de outras entidades de uma igreja? Preciso refazer algumas GPS sobre serviços prestados, como posso inclui-las na SEFIP?

10) Já li bastante sobre esse assunto aqui, mais preciso a base legal para informar ao pastor, todos os benefícios como prebenta, plano de saúde, ajuda combustível tem que entrar na base de calculo do IR, certo!!!?? Posso dividir com outra pessoa fisíca ( esposa ) a prebanta e os outros benefícios para diminuir o valor do IR pago pelo pastor?

Jackeline Quinteiro Sales

Bronze DIVISÃO 4 , Gerente Financeiro
há 15 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2009 | 10:03

Bom dia

Seguindo a sugestão dada nesse fórum pelo Sr. Osvaldo Librandi à uma colega, comprei o livro Manual do Terceiro Setor E instituições Religiosas. Que livro maravilhoso, muito bom mesmo, obrigada mais uma vez aos colaboradores do fórum, que mesmo não sendo obrigação usam do seu tempo para ajudar .

Jackeline

Deus existe e é fiel!! amém
Maricleide Medina Marques

Maricleide Medina Marques

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 3 outubro 2009 | 18:53

Claudio Rufino muito obrigada pela sua colocação esclarecedora, este forum é excelente por que existem pessoas excelentes que nos ajudam muito nesta interação e troca de informações obrigado a voce e a todos deste forum, paz a todos..

Adelsio Cordeiro

Adelsio Cordeiro

Bronze DIVISÃO 4 , Analista
há 15 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2009 | 22:49

Olá, primeiramente estou mt grato pelo tópico, agradeço a todos pela ajuda.
Comecei a contabilizar uma igreja evangélica, a mesma nunca antes fez livro caixa ou qualquer outro tipo de registro. Apenas eram feitas as declarações obrigatórias, algumas em atraso que irei pesquisar e acertar. Minhas dúvidas são as seguintes:

1º. Quais livros são obrigatórios, existe base legal para eu poder mostrar para o meu cliente citando a obrigatoriedade desses livros e conseqüentemente seus registros?

2º As movimentações são todas em banco, os créditos são os dízimos e os débitos são as demais despesas e pagamentos. No preenchimento da DIPJ está colocar tais valores nos respectivos campos 39/01 e 39/12, sendo a diferença o saldo disponível no exercício?

3º A igreja comprou um terreno e pretende contruir outra sede. Deve-se constituir uma filial?

Camila Norberto

Camila Norberto

Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2009 | 15:19

Caros amigos. Se possivel auxiliar-me da seguinte duvida: Tenho que fazer a implantação de saldos baseado no balancete de um determinado mes. Vou dar continuidade na contabilidade atravez de outro sistema contabil. Pergunto: Qual a conta de contrapartida que devo utilizar para: Ativo, Passivo, Receita, Despesas e o saldo (superavit) que o balancete apresenta até aquele mes.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2009 | 21:32

Boa noite Camila,

Por tratar-se de conta transitória e para dar necessaria transparência à operação, use a conta intitulada "Balanço de Abertura" que deve ser debitada em contrapartida das contas do Passivo e creditada em contrapartida das contas do Ativo.

Ao final dos registros esta conta estará com saldo zero e não figurará nas Demonstrações Contábeis elaboradas por você.

...

Bronze DIVISÃO 4 , Gerente Financeiro
há 15 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2009 | 10:56

Bom dia

Estou precisando de ajuda a respeito do preenchimento da SEFIP,a Igreja vai registrar os fucionários e nunca fiz tal procedimento , alguém poderia me indicar algum site, ou me dá alguma orientação?

fico no aguardo.

Jackeline

Deus existe e é fiel!! amém
Camila Norberto

Camila Norberto

Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2009 | 11:28

[code]Bom dia Saulo.
Restou-me uma dúvida. O Balancete que terei que implantar, alem do ativo e Passivo, tem as Despesas, Receitas e o resultado ate aquele mes. Pergunto: Também vou poder jogar na contrapartida "Balanço de abertura" essas contas de resultado.? Desculpe minha ignorancia mas realmente estou em dúvida, Já que nunca fiz implantação de saldos no meio do ano, sem ter encerrado balanço. Grata pela valiosa atenção a mim dispensada.

Adelsio Cordeiro

Adelsio Cordeiro

há 15 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2009 | 11:49

Bom dia a todos, sou muito grato a esse tópico, queria agradecer a todos em especialmente ao Osvaldo que me esclareu muitas dúvidas, não vou conseguiur lembrar o nome de todos, me desculpem. Resolvi ler o tópico desde o inicio e algumas de minhas dúvidas citadas acima nessa mesma pagina ja foram esclarecidas.

Fiquem todos com Deus!!! Abraço

DOUGLAS TEIXEIRA LACORTE

Douglas Teixeira Lacorte

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 12 outubro 2009 | 21:54

Bom Dia Amigos,

Estou ingressando na área de contabilidade voltada para Igrejas, e Estou com algumas dúvidas a respeito das obrigações a cumprir e de como proceder. Seguem abaixo minhas dúvidas:

1 - Quais os Livros a Igreja tem a obrigação de escriturar ? Somente o Livro Caixa é suficiente ?

2 - Quais as Obrigações Acessórias a Igreja deve preecher, além da DCTF e DACON ?

3 - Com relação a Tributação, a Igreja é imune, porém como devo proceder com o preenchimento da DIPJ quando a mesma nunca teve contabilidade e possui somente o Livro Caixa ?

4 - A Igreja, assim como as empresas, deve levantar Demonstrações periódicas, como BP, DRE e Balancete ?

5 - Existe Algum sistema contábil específico que me permita trabalhar com diversas igrejas distintas ?

6 - Quais os impostos e contribuições que a igreja está obrigada a pagar ?

Gostaria também de receber indicação de algum livro ou material que aborde o assunto em questão, pois não tenho muita coisa falando sobre o assunto.

Obrigado a Todos !!

Adelsio Cordeiro

Adelsio Cordeiro

há 15 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 22:45

Douglas Teixeira Lacorte vou tentar respondert suas dúvidas.

1 - Quais os Livros a Igreja tem a obrigação de escriturar ? Somente o Livro Caixa é suficiente ?
R: Os livros normais de escrituração, somente o livro caixa não é suficiente, deve-se ter registrado os livro diarios balanço etc conforme lê-se na letra "c", § 2º, Artigo 12 da Lei 9.532/1997.

2 - Quais as Obrigações Acessórias a Igreja deve preecher, além da DCTF e DACON ?
R:Deve fazer a RAIS mesmo negativa, DIRF, DIPJ e SEFIP em caso da existencia de funcionarios registrados.

3 - Com relação a Tributação, a Igreja é imune, porém como devo proceder com o preenchimento da DIPJ quando a mesma nunca teve contabilidade e possui somente o Livro Caixa ?
R. A igreja é uma entidade Inume de IRPJ e CSLL, para isso deve-se estar com as obrigações em dia e seus livros devidamente registrados. A DIPJ é normal, vc deve lançar os recebimentos como se fosse uma receita e despesas/custos alem das contas do ativo e passivo. Recomendo um estudo dos saldos e apuração dos permanentes, estou passando pela mesma situação, peguei uma contabilidade onde nunca teve saldos em suas DIPJ, terei que ver a possibilidade de retificar todas as DIPJ para acertar ou fazer algum tipo de ajuste onde ainda tenho duvida.

4 - A Igreja, assim como as empresas, deve levantar Demonstrações periódicas, como BP, DRE e Balancete ?
R. Sim

5 - Existe Algum sistema contábil específico que me permita trabalhar com diversas igrejas distintas ?
R. Sobre o sistema ficarei devendo

6 - Quais os impostos e contribuições que a igreja está obrigada a pagar ?
R. Como ela é isenta de IR e CS, a igreja deve recolher o IRRF mensal caso os valores do sustendo pastoral sejam sujueitos a tributação efetiva, IPTU e IPVA's.

Gostaria também de receber indicação de algum livro ou material que aborde o assunto em questão, pois não tenho muita coisa falando sobre o assunto.
R. Sobre um bom livro no inicio desse topico nosso amigo Osvaldo citou um bom livro que custa 75,00 na americanas.

Espero poder te contribuido.
Fiquem todos com Deus!!! Abraço

Anete Gonçalves Argento

Anete Gonçalves Argento

há 15 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2009 | 06:50

Graça e Paz!!
Sr. Adelsio o senhor esclareceu alguns pontos sobre as minhas dúvidas, muito obrigada.
O senhor disse que que pegou uma igreja totalmente atrasada, como o senhor esta procedendo
com esse trabalho?
Esta fazendo o momento atual ou lá da constituição da igreja?
Obrigada,
Anete

Adelsio Cordeiro

Adelsio Cordeiro

há 15 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2009 | 20:14

Olá Anete, primeiramente estou precedendo uma pesquisa fiscal junto a receita federal (e-Cac) para ver pendencias e possiveis atrasos de DCTF's, junto com isso estou relacionando os ativos permanetes da Igreja para formação dos saldos do Ativo assim apurando o Patrimonio Social para elaboração do plano de contas. Respondendo sua 2º questão, em acordo com a direção da igreja irei acertar e retificar as DIPJ de 2008 para frente, mesmo sabendo do risco de chamar a atenção do fisco iremos proceder dessa maneira devido ao trabalho e custo dos serviços e honorários.

Assim que possivel estarei tentando disponibilizar o plano de contas devido a varios pedidos no topico.

Espero ter contribuido.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2009 | 13:47

Boa tarde, Fabiana:

De acordo com a síntese do artigo de autoria da Receita Federal que logo abaixo cito, conclui-se que as igrejas são "imunes":

São imunes do imposto de renda:

a) os templos de qualquer culto (CF/1988, art. 150, VI, "b");
b) os partidos políticos, inclusive suas fundações, e as entidades sindicais de trabalhadores, sem fins lucrativos (CF/1988, art. 150, VI, "c"), desde que observados os demais dispositivos do art. 169 do Decreto n° 3.000, de 1999.
c) as instituições de educação e as de assistência social, sem fins lucrativos (CF/1988, art. 150, VI, "c").

Consideram-se isentas as instituições de caráter filantrópico, recreativo, cultural e científico e as associações civis que prestem os serviços para os quais houverem sido instituídas e os coloquem à disposição do grupo de pessoas a que se destinam, sem fins lucrativos (Lei nº 9.532, de 1997).
(grifos meus)

Fonte: Receita Federal do Brasil

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 17 outubro 2009 | 07:16

Mensagem "Postada Sexta-Feira, 9 de outubro de 2009 às 10:56:12" por Jackeline Quinteiro Sales:

Estou precisando de ajuda a respeito do preenchimento da SEFIP,a Igreja vai registrar os fucionários e nunca fiz tal procedimento , alguém poderia me indicar algum site, ou me dá alguma orientação?

Bom dia Jackeline!!

Sobre esta sua dúvida, o melhor é você fazer uma pesquisa na sala de Departamento Pessoal e Recursos Humanos.
Estou certo que encontrará várias postagens que irão ajudá-la em suas dúvidas e, caso persistirem as dúvidas, crie uma nova postagem na referida sala.

Bons estudos!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
LILIAN CRISTINA RODRIGUES DA PAIXAO

Lilian Cristina Rodrigues da Paixao

Bronze DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 15 anos Sábado | 17 outubro 2009 | 09:35

A Paz a todos,

Iniciei um trabalho com uma igreja que já estava sendo feito o caixa e um balancete de demonstração das despesas e receitas, mas estou com duvidas sobre o fechamento de Balanço '`Prejuizo/Lucro" comecei a partir de 08/2009. Como igreja, não possui capital inicial, o que devo fazer na apuração e saldo que acredito que deveria vir do DRE.
Nunca fiz Balanço, DRE para Igreja somente para as demais empresas.
Muito obrigada,

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 17 outubro 2009 | 10:11

Bom dia Lilian Cristina Rodrigues da Paixao!!

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-la aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, estou certo de que você recorreu à pessoa certa para ajudá-la em sua dúvida. O nosso mestre Saulo Heusi não só nos ajuda em nossas dúvidas, como també nos oferece uma aula sobre o assunto.

Mas, além dele, temos muitas outras pessoas capacitadas e disposta a ajudar, além também de termos no banco de dados do fórum uma imensidão de postagens sobre este assunto.
Sendo assim, aconselho você a fazer uma pesquisa na sala de Legislação Federal. Tenho certeza que encontrará muitas postagens capazes de sanar suas dúvidas.
Mas, se mesmo assim continuar com dúvidas, crie uma nova postagem na referida sala, especificando e detalhando sua dúvida.
Desta forma, estará contribuindo para a organização do Fórum Contábeis e também estará cumprindo as determinações das Regras do Fórum.

Bons estudos e tenha um ótimo fim de semana.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Enoque de Lima Arruda

Enoque de Lima Arruda

há 15 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2009 | 11:25

Olá a todos!!!

Se o irmão Osvaldo ou outro puder me ajudar, agradeço muito!!

Sobre o FAM (Fundo de Assistência Ministerial).
A Igreja aqui deposita 8% em minha conta poupança. Ela não é obrigada, obviamente, mas faz por honras e considerações.
A pergunta é:

O procedimento está correto em depositar em minha conta?

Alguém me disse que teria que ser na conta da própria Igreja.

Agradeço desde já

Abração a todos e a PAZ DE DEUS!!!

Aline da Rosa Neumann

Aline da Rosa Neumann

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2009 | 11:35

Bom dia, Enoque!

Acredito que esse FAM seja como um FGTS, só que para pastores. Lembro que cada igreja costuma dar nomes específicos para as mais diversas coisas, por isso da minha "não" certeza do que seja o FAM!

Sendo assim, não sendo uma questão obrigatória, fica a critério da religião delimitar as regras. Na minha igreja o fundo fica depositado na conta da própria igreja, e os pastores podem sacar com regras específicas, como um FGTS.

Independentemente de como funciona, lembro que deve ser retido IR sobre este valor.

A bênção de Deus para vc.

Página 16 de 24

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade