Danielle Cristina Pereira
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia. Estou com algumas dúvidas que no meu entendimento estão sendo informados no local correto, porém gostaria de confirmar para evitar uma possível malha fina ao enviar a DIRPF.
1º No informe de rendimento da empresa, dentro de rendimentos tributáveis há valor informado em "Contribuição Previdenciária Privada e ao FAPI", na DIRPF eu devo declarar este valor em "Pagamentos Efetuados" com o código 36 - Previdência Complementar ? Senão, qual o local correto?
2º No informe de rendimento também houve valor informado em rendimentos isentos e não tributáveis em "Diárias e ajuda de custo". Na DIRPF devo declarar este valor em " Rendimentos Isentos e não tributáveis" com o código 27 - Outros? Senão, qual o local correto?
3º Quando fiz a DIRPF exercício 2016, ano calendário 2015 também havia essas duas informações no informe de rendimento da empresa e acabou passado por despercebido, apesar que optei por entregar no modelo simplificado por ter dado valor a restituir. Porém, ao fazer a declaração deste ano o valor a restituir com o modelo deduções legais está sendo maior do que modelo desconto simplificado e isso se deu devido a informação da Contribuição Previdenciária Privada. Eu gostaria de saber se posso retificar a declaração de 2016 para acrescentar essa informação, já que provavelmente o valor a restituir será maior do que foi na época e se devo fazer isso antes de entregar a DIRPF deste ano. É aconselhável fazer isso ou não?
Desde já, agradeço a todos pela colaboração!