Rosana Braga
Ouro DIVISÃO 1 , Assessor(a) ContabilidadeBom dia! Participei de uma palestra sobre a reforma trabalhista, e foi dito que a contribuição assistencial só podera ser descontada com a anuência do funcionário, porem muitas convenções tem o prazo para o funcionário se opor ao desconto, se o funcionário não se opor a empresa devera fazer o desconto, na propria palestra foi dito que se fizermos o desconto sem a autorização do funcionário e esse ingressar na justiça a empresa terá que devolver ao funcionário as contribuições pagas e se não recolhermos o sindicato podera nos acionar e teremos que pagar as contribuições. Ligamos em todos os sindicatos que temos clientes e todos dizem a mesma coisa a lei é apenas para sindical a assistencial é devida e o sindicato continuara cobrando.
Todos os sindicatos são taxativos em dizer ou façam a carta de oposição no prazo estabeleciodo ou desconta a assistencial.
Precisamos nos resguardar de alguma forma, gostaria de saber como voçês estão procedendo, enviam uma carta para o funcionário assinar autorizando o desconto, como estão fazendo tanto para contribuição sindical e principalmente para a assistencial?
obrigado!