Helinio
Bronze DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadePessoal, como em 1º de junho de 2015 é provável o fim do Técnico em Contabilidade.
Tenho alguns questionamentos:
Se não vai mais haver técnico em contabilidade, algum contador vai querer trabalhar por um baixo salário em um escritório, servindo com assistente?
Algum escritório pagará a um contador um salário digno da profissão?
O serviço rotineiro será feito pelo contador?
Então venhamos e convenhamos, todo escritório precisa sim de um Técnico em Contabilidade nas atividades de apoio, assessoramento, confiança no trabalho realizado, pois o profissional tem capacidade técnica para realizar as diversas atividades inerentes ao seu cargo, diferente de uma pessoa que tenha apenas uma formação em Nível médio.
Ainda não descobri qual é a justificativa de não ser ter um técnico em contabilidade.
Na área de engenharia, temos o técnico em edificações, eletrotécnico, técnico agropecuário etc. Na área de Enfermagem, temos os Técnicos em enfermagem. Sem contar que em muitas outras áreas existe a figura do técnico.
A evidente que toda atividade técnica tem sua representatividade, sua responsabilidade, e sua contribuição para as atividades de analista e de consultores, sendo uma base importante de conhecimento para dar suporte, respaldo e qualidade ao serviço apresentado.
Acho que isso deve ser pensando a longo prazo.
Volto a insistir, nenhum escritório vai pagar um salário a altura para um Contador fazer serviços de técnico. E nenhum contador vai estudar 4 anos, pagar uma faculdade, pra ganhar um salário de assistente (seria uma frustração profissional). Vai faltar esse profissional técnico no mercado, a qualidade de serviço talvez não será das melhores, pois faltará gente capacitada na base (ensino médio).