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Ativo Imobilizado

CLAUDIA PEREIRA

Claudia Pereira

Bronze DIVISÃO 2 , Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 6 outubro 2014 | 16:53

A Interlaken Tecnologia da Informação S.A atua no mercado de serviços de informática e um moderno e bonito edifício na Avenida Juscelino Kubitschek, um verdadeiro cartão postal na cidade de São Paulo. Ocupando doze andares desse edifício, emprega cerca de 1200 profissionais altamente especializado, sendo que 830 trabalha permanentemente em sua sede. Como a empresa tem muitos funcionários quetrabalham em ambientes fechados e suporta em vários momentos altas cargas de stress, por conta de negociações com o sindicato da área, a diretoria de recursos humanos se comprometeu a comprar e disponibilizar nos locais de trabalho kits de equipamento CIPA (comissão interna de prevenção a acidentes), uma ambulância e um desfibriladores. Todos esses itens foram comprados e disponibilizados como previa o acordo com o Sindicato. A gerente de operações Suzana Delaio acatou a compra das ambulâncias mas questionou veementemente a compra dos desfibriladores. Segundo seu pensamento, desfibriladores são bens que não a menor utilidade nessa empresa, não ajudam na prestação de serviços, ficarão o tempo todo guardado e provavelmente jamais será utilizados. Ela mesma trabalha na empresa desde a fundação, há 18 anos e nos lembra que já houve 5 acidentes de trabalho, todos simples como choque elétrico e quedas por causa de cadeiras defeituosas. Nunca houve caso de um funcionário necessitar de emergências medicas cardíacas. A diretora do RH Sueli Manauara não concordou com a opinião de Suzana Delaio e disse que a exigência do sindicato era razoável, os desfibriladores poderão salvar a vida de alguém e proteger a empresa de um risco de condenação judicial, por exemplo, por omissão de primeiros socorros. A discussão se estendeu por varias semanas. O fato é que os desfibriladores foram comprados a vista em um a loja especializada em equipamentos médicos por R$ 9.000,00 a unidade. O tempo de vida útil é de 8 anos segundo o fabricante. Esse equipamento tem característica de ativos? Devem ser registrados no ativo da empresa ou serem contabilizados como despesas.

Na minha minha opinião Sim tem característica de ativo. Mas acho que devem ser contabilizados como despesas.

Marcelo Estevam

Marcelo Estevam

Bronze DIVISÃO 1 , Auditor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 8 outubro 2014 | 08:33

Claudia, apesar de não fazer parte da atividade da empresa, entendo que deveria ser um ativo e contabilizada como tal, posso aproveitar a despesa de depreciação em vários anos.

O texto não menciona quantos itens foram adquiridos. Por exemplo, que sejam 10? Teria um valor de R$ 90.000 adquirido e impactaria o resultado.

Marcelo

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