x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 1.381

regime caixa e competencia

Angela

Angela

Iniciante DIVISÃO 4
há 10 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 16:03

Boa tarde

Preciso de ajuda quanto ao ex abaixo:

A “Empresa KLS”, no mês de Março, realizou $ 20.000,00 de vendas à vista e $ 15.000,00 de vendas a prazo. Comprou $ 8.000,00 de mercadorias à vista, e consumiu 15.000,00 em mercadorias no mesmo período. Recebeu $ 10.000,00 de vendas do mês anterior e 5.000,00 de janeiro. Qual foi o resultado do mês de março sob a ótica do regime de competência e regime de caixa?

Leonardo Sampaio Leite

Leonardo Sampaio Leite

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 20 outubro 2014 | 10:29

Bom dia, Angela!


No exemplo acima, é necessário entender os conceitos para resolver a questão.

- Regime de Competência: Considera o período de realização do fato contábil, independente do recebimento ou pagamento.
- Regime de Caixa: Considera o momento do Recebimento ou Pagamento, independente do Período de realização do fato contábil.

Na Competência, todos os valores serão registrados considerando o momento da REALIZAÇÃO, portanto TODAS as Receitas e Despesas originadas em cada mês, são a ele pertencentes. Já o CAIXA, considera APENAS o que de FATO foi RECEBIDO ou efetivamente PAGO, NÃO importando o PERÍODO que originou a Receita ou Despesa.

Elabore uma planilha e coloque os meses (Jan-Fev-Mar) e preencha seguindo a lógica do conceito e verás a diferença entre um e outro.

Espero ter ajudado...

"Para todo o ESFORÇO, há a devida RECOMPENSA"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: