x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 391

acessos 246.831

Temas para TCC

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2016 | 15:08

boa tarde


acompanhando

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2016 | 17:55

boa tarde


acompanhando o topico.

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 13:58

Olá a todos, boa tarde!

Gostaria de saber o que vcs acham sobre o tema que escolhi: DVA - Demonstração de valores adicionais. Escolhi por ser algo que achei interessante e ao mesmo tempo desafiador (tive dificuldades em entender bem sobre a DVA na faculdade, então quero me aprofundar nessa demonstração).

Obg.
Gisele

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Mirian

Mirian

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 16:40

Olá, boa tarde.

Esse ano inicio meu Trabalho de Conclusão de Curso, já tenho tema: A Guerra Fiscal entre os estados e o Diferencial de Alíquota segundo o Convênio 152/15.

Fiz algumas pesquisas e encontrei pouca coisa realmente útil, venho aqui pedir uma ajudinha... Caso alguém tenha algum material sobre esse assunto e que possa disponibilizar, eu ficaria agradecida.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2016 | 16:44

Mirian,

Como mencionei anteriormente este assunto mesmo sendo polêmico é de pouco conteúdo, mas indico há pesquisar sobre e-commerce, a ADI 5464, 5439, 5469, ligar EC 87/2015 x DeSTDA e inclusive fazer uns tópicos em relação ao custo da empresa com este "adicional" atualmente criado.

--

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 16:06

Boa tarde Aline,

Você trabalha, trabalhou ou estagiou em que área? Sugiro algo dentro da sua área de trabalho, que você domine, isso vai ajudar a desenvolver melhor o trabalho.

Att.,

ana paula

Ana Paula

Iniciante DIVISÃO 3
há 8 anos Domingo | 6 março 2016 | 20:59

Boa noite,

Gostaria da opinião de vocês sobre meu tema do TCC e possíveis indicações bibliográficas: "Aplicação da contabilidade nas pequenas propriedades rurais".

Ana Paula

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Domingo | 6 março 2016 | 22:23

Boa noite Ana Paula,

Olha, é um tema bem específico, você é de onde? Já fez uma consulta de bibliografia? Procure ver se tem bastante bibliografia sobre o assunto, irá facilitar bastante na elaboração.

Att.,

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Segunda-Feira | 7 março 2016 | 11:06

Bom dia Ana,

Olha, aqui no Rio, capital, é muito difícil sequer ouvir falar do tema, não sei como é na sua faculdade e ou no seu dia a dia. Eu teria dificuldade em indicar uma bibliografia, por isso mesmo desaconselharia a fazer sobre o tema. Mas se tiver acesso a bibliografia e o professor orientador topar, é um excelente tema, justamente porque é pouco falado.

Quando falo em bibliografia, considero bibliografia com rigor acadêmico, artigos científicos, monografias, dissertações, teses, livros, etc. matérias de jornais e colunas são utilizáveis apenas para apoio, não como referenciais teóricos.

Att.,

Fernanda

Fernanda

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 7 março 2016 | 14:48

Boa tarde gente, estou quase louca tentando definir um tema para meu TCC. estou terminando o curso de bacharel em administração e gostaria de fazer algo que conseguisse embasamento somente em pesquisa bibliográfica e documental. Sera que alguém poderia me dar uma luz a respeito?

Fernanda

Fernanda

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 7 março 2016 | 15:26

Boa tarde, Sergio
Gostaria de fazer na área de contabilidade gerencial, ou custos. Estou meio sem saber. Ja pesquisei sobre mercados de capitais e suas normas e também me interessei pela limitação que as alíquotas de impostos impõe a micro e pequenas empresas.

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Segunda-Feira | 7 março 2016 | 15:31

Fernanda,

Não entendi o que você quis dizer com "limitação que as alíquotas de impostos impõe a micro e pequenas empresas"...

Na área da contabilidade gerencial, sugiro buscar caso prático. Fica relativamente simples, você basicamente conceitua os índices que vai usar, explica o que vai fazer, apresenta a empresa, faz a aplicação dos índice e conclui. Fica uma espinha dorsal bem simples de fazer, além de ter bastante bibliografia...

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Segunda-Feira | 7 março 2016 | 16:10

Amanda,

Tem sim amanda, bastante... Bastante meeeesmo...

Daí você pode pegar um case, seja da empresa que você trabalha, ou de algum amigo e tal, ou então, de alguma(s) listada(s) na bovespa, que publicam as demonstrações, mas nesse caso, acho que as demonstrações acabam ficando muito resumidas...



Fernanda,

Olha, eu não vejo muito o que falar dessa mudança de alíquotas/tributação... Não consigo enxergar uma forma de desenvolver um TCC nesse sentido...

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 09:56

Bom dia Tuani,

O DP não é atividade privativa de contador, motivo pelo qual, muitas faculdade não admitem TCC nesta área, a não ser que se leve para temas como retenções ou impactos tributários... É importante escrever sobre algo no qual nos sentimos à vontade, mas o direcionamento vindo do orientador é igualmente importante. Procure o seu orientador, converse a respeito e tente encontrar um tema, se possível, dentro da sua área e que não teria problemas com a banca.

Att.,

Aline Fontana

Aline Fontana

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 10:49

Bom dia!

Estou escolhendo o tema pra fazer o tcc, essa é a parte mais difícil. Pensei em fazer sobre contabilidade rural, mas será que tem bastante bibliografia?

Alguém me sugere alguma ideia sobre a área, tenho conhecimento na área da agricultura.

Att,

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 11:05

Bom dia Aline,

Olha, numa busca rápida na saraiva só vi 3 livros, o que é ruim, a parte boa é que entre eles tem o Marion e o Crepaldi...

Mas procure a opinião do orientador, um tema com o qual não tenha um orientador que entende e esteja bem disposto a desenvolvê-lo pode acabar sendo ruim...

Att.,

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 11:12

Aline Fontana,

Acho interessante seu assunto pois trabalho com este ramo e é um setor que possui pouco acompanhamento por ser mais visto no interior.

Dê uma olhada neste link: clique aqui disponibilizado pela Universidade Federal do ES, lá tem ótimas bibliografias que indico e reforço junto com a indicação do amigo Sérgio.

E lhe dou apoio para seguir este tema pois foi o tema que primeiro pensei para concluir meu TCC no entanto na época já haviam escolhido ai tive que optar por outra escolha kkk, mas é um ótimo tema, certifique-se com seu orientador se a demanda proposta na metodologia da sua instituição se acopla com o conteúdo.

--

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Victor Albuquerque

Victor Albuquerque

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 11:16

Bom Dia Aline,

É como o colega Sergio falou, há poucos livros sobre a contabilidade rural, mas ainda sim há diversos trabalhos e artigos na área de pesquisa. Acredito eu que é possível fazer uma pesquisa boa. Há diversas maneiras de abordar o tema como por exemplo mostrando a importância da contabilidade rural para a gestão ou um estudo de caso. Sugiro que busque outros trabalhos sobre o tema, e veja se é realmente isso que quer. Recomendo que verifique a bibliografia desses trabalhos.

Aline Fontana

Aline Fontana

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 11:49

Olá kaik,

Obrigado pelo material, vai me ajudar muito. Estou com dificuldades de achar bibliografias na área. Se tiveres mais algum material ou artigos, pra me indicar fico muito agradecida.
Como nosso colega Victor Albuquerque falou, estou pensando em fazer sobre a importância da contabilidade rural, talvez um estudo de caso ou algo bibliográfico. Se ambos tiverem algo pra me indicar fiquem a vontade de me mandar..


Desde já obrigada pelas dicas.

Att,

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 13:22

Aline,

Não saco nada de contabilidade Rural, mas se puder traçar um paralelo aí, ou fazer referências, ou enfim, alguma ligação, com a ambiental... É uma coisa muito em alta hoje, especialmente no agronegócio, tão criticado pelos danos ambientais que causa... Acho um trabalho excelente, até para um possível projeto de mestrado, embora ache denso para graduação.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 13:30

Tuani Mazzoti

Você poderia fazer o seu trabalho sobre o CPC33 - Benefícios a empregados, por exemplo poderia selecionar algum segmento de atividade de empresas listadas em bolsa e verificar a aplicação, mensuração e divulgação em suas DF's e notas explicativas sobre o CPC33.

Boa sorte!

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 19:46

Oi Aline, Boa noite,

Você conhece o google acadêmico?

Entrei despretensiosamente e joguei lá: contabilidade ambiental x contabilidade rural ; e já na primeira página encontrei 2 artigos falando sobre contabilidade e controladoria ambiental no processo produtivo do arroz, e um sobre Contabilidade Ambiental e agronegócio com case nem usina de cana... Acho que é uma ferramente que pode te ajudar bastante...

Página 6 de 14

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.