x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 391

acessos 246.827

Temas para TCC

Danilo

Danilo

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Recursos Humanos
há 7 anos Quinta-Feira | 2 junho 2016 | 09:10

Josue Gobbi, bom dia!!

Com isto você ja tem o Estudo de Caso. Com ele você enfatiza seu Trabalho e e para basear-se nele basta encontrar a situação da Contabilidade no gerenciamento nos negócios de sua família.

Att,

Danilo.
Auxiliar de Escritório
Edvaldo Andrade Almeida Neto

Edvaldo Andrade Almeida Neto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 13 junho 2016 | 21:26

Caros colegas, boa noite.

Estou começando a realizar meu TCC do MBA. Faço MBA em Gestão Financeira, Controladoria, Auditoria e Pericia. O tema que decidi abordar é o seguinte:

SPED: Qual o grau de conhecimento e participação das empresas no processo de elaboração das obrigações do SPED?

Resolvi trabalhar esse tema, pois, trabalho num escritório de contabilidade e percebo a grande falta de interesse e comprometimento das empresas, alegando por muitas vezes que não tem nada a ver com isso.
Pois bem, vou realizar um questionário que irei passar aos administradores de algumas empresas da minha região. Para a parte teórica, gostaria da ajuda dos senhores de livros disponiveis em pdf para auxiliar na elaboração. Sites também são bem vindos. Agradeço a ajuda e me coloco a disposição para dicas. Abraço.

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 14 junho 2016 | 08:38

Bom dia Edvaldo,

você não irá encontrar muito sobre SPED em livros e também como é um tema que está em constante mudança o ideal são sites, o melhor claro o próprio do SPED. Eu não acho que seja uma boa escolha, quando fui fazer meu TCC meu orientador me barrou com esse tema pois disse ser um tema pobre para se explorar, pois mesmo antes de realizar a pesquisa qualquer contador com um mínimo de experiência pode prever quais serão os resultados e fora que muitos trabalhos iguais ao seu já foram feitos, mas se ainda assim quiser dar continuidade você pode buscar artigos anteriores dos melhores congressos de contabilidade neles você terá uma base e também novas fontes.

Abraços!

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Edvaldo Andrade Almeida Neto

Edvaldo Andrade Almeida Neto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 14 junho 2016 | 12:10

Olá Geórgia.
Obrigado pelo retorno.

Pois bem, eu pensei muito em possíveis temas para trabalhar, mas a verdade é que fiquei numa grande dúvida e o tema proposto já foi direcionado ao coordenador para aprovação e o mesmo deu aval. Como você mesmo disse, por passar por constantes mudanças, achei que seria algo interessante, mesmo que já muito trabalhado. Afinal, aqui onde moro desconheço pessoas que se apronfudaram no assunto por se tratar de um local com muitas PME's. O projeto SPED é muito amplo e eu confesso que estou um pouco receoso. Tive a ideia em fazer algo voltado para a área tributária e como isso afeta o lucratividade da empresa, visto que a carga no nosso país é bem alta e a falta de conhecimento dos administradores não os permite saber como incluir os impostos no seu preço de venda sem afetar a lucratividade esperada. Outra opção seria na área de custos que sempre gostei muito, mas acho que já é um tema muito tratado por aí. Tem alguma dica? Como ainda vou começar, posso avaliar a mudança. Grato.

ROMARIO LIRA

Romario Lira

Iniciante DIVISÃO 4, Account Manager
há 7 anos Quarta-Feira | 15 junho 2016 | 12:32

Artigo, e publicações.


Amigos, estou pretendento concorrer a uma vaga para o mestrado na UFAM , Univercidade Federal do Aamazonas.


Entretanto existe algumas barreiras a serem enfrentadas, para que eu consiga uma das vagas eu preciso fazer uma publicação ou várias publicações de artigos em revistas, jornais etc.

Primeiramente nao tenho idéia de onde? e nem Como? vou fazer isso, alguem poderia me ajudar ?

Me dando uma luz de como proceder ....

Luiz Guilherme Barbosa

Luiz Guilherme Barbosa

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 15 junho 2016 | 17:06

Olá, boa noite.

Estou no quinto período da faculdade e tenho que começar o projeto para o TCC. Queria usar um tema relacionado a contabilidade de entidades sem fins lucrativos, o terceiro setor. Mas focando mais no voluntariado, o que acham? Levando mais em conta a parte social do que as questões acessórias dessas entidades. Penso que o contador tem fundamental importância na sociedade e queria me aprofundar nesse estudo. Trazendo algumas ideias.

O que acham?

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 17 junho 2016 | 08:07

Romario Lira, o importante é você escolher um tema e fazer um artigo, você pode se espelhar muito nos artigos publicados aqui mesmo no portal como base para inicio de suas primeiras palavras.

Depois de pronto e revisado, procure um jornal de sua cidade ou então alguma revista técnica e ofereça para a publicação do mesmo.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Gustavo Perez

Gustavo Perez

Iniciante DIVISÃO 2
há 7 anos Segunda-Feira | 20 junho 2016 | 21:43

Boa noite aos respectivos leitores deste artigo e desde já fico agradecido aos que poderem com boa intenção responder as questões aqui citadas
observando brevemente o episodio que nossa economia se revela e os nossos representantes políticos reagem perante tal dificuldade surgi a simples ideia
Quer bem feito faça você mesmo.
Porem seria um insulto ao trabalhador braçal,a classe operaria, a dona de casa ao empreendedor esperançoso ao pai e mãe de falia.pagar tributos mau implantados e serem tratados com desprezo e insignificante.
fica então minha duvida aos leitores deste artigo.
Poderia nossos impostos ou de grandes empresas serem implantados pelas empresas sendo formalizado documentos de comprovação legal que tais recursos foram implantadas exclusivamente para benéfico social ,sendo essas ações implantadas para trazem benefícios para a sociedade com os impostos absurdos perdido nos entremeios ficais do governo corrupto que se demostra ao decorrer do nosso cotidiano.
Sendo assim ,Fico grato desde já e agradeço as resposta dos entusiastas.

Vinícius Mateus Nuernberg

Vinícius Mateus Nuernberg

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 7 anos Quinta-Feira | 23 junho 2016 | 13:04

Fala galera, tudo certo? Então em Setembro estou indo para Portugal estudar contabilidade, pois consegui uma bolsa de dupla diplomação lá, e preciso depois fazer uma dissertação na área de auditoria, mas não conheço muito bem ainda a área, meu orientador aconselhou de fazer um estudo comparativo, mas li já alguns trabalhos mas não consegui definir um tema certo, alguma dica?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Sexta-Feira | 1 julho 2016 | 09:31

Bom dia,
Estou fazendo um artigo científico e irei relatar sobre os impactos da nova lei da Doméstica sobre a sociedade.
Ao pesquisar sobre isso, percebi que a expectativa era de que, com a nova lei, apesar de benéfica por garantir vários direitos para as domésticas, muitas delas seriam demitidas devido ao custo alto que elas gerariam ao empregador. E é essa a realidade que eu vejo.
Porém, analisando os índices nos jornais, revistas, IBGE, percebi que houve aumento na contratação das domésticas nesse 1 ano de lei em vigor.
Nas reportagens cita também, que esse aumento ocorreu devido à crise, o que fez com que muitas pessoas passassem a trabalhar como domésticas. Mas com isso eu perco o foco do meu trabalho. Alguém poderia me auxiliar nesse ponto?

Obrigada

Lana

Lana

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 1 julho 2016 | 11:48

Bom dia,

Estou fazendo MBA em Controladoria e Auditoria, gostaria de uma sugestão para o TCC, hoje trabalho na área Contábil de um Faculdade de Direito.

Pensei em algo como abordar sobre a contabilidade como instrumento da gestão ou sobre as inovações que o SPED esta trazendo, me ajudem por favor.

Obrigada

Luciana

ROMARIO LIRA

Romario Lira

Iniciante DIVISÃO 4, Account Manager
há 7 anos Sexta-Feira | 1 julho 2016 | 12:23

Bom dia Pessoal,


Já consegui achar o TEMA para meu projeto de MBA Gestão tributaria.

O meu Tema será [

i]ZONA FRANCA DE MANAUS[/i
].

quero retratar a importância desse projeto que é o modelo ZFM .

Vou Abordar as legislações , mudanças geográficas e os benefícios sociais,
mas como tudo não é um mar de rosas, existem falhas nesse modelo de isenção fiscal, que também vou descrever no meu projeto.

Vou tirando duvidas com vocês meu amigos abraços.

Fábio  Viana

Fábio Viana

Iniciante DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 4 julho 2016 | 15:32

Boa tarde pessoal. Estou indo para o sexto período do curso de Contábeis, e estou começando a pesquisar alguns temas que acho interessante. Dentre esses temas, me identifiquei com esse: " A importância da Análise Financeira na tomada de decisão das Empresas ". Preciso de algumas dicas de como iniciar, os procedimentos e referências bibliográficas. Peço a ajuda e colaboração de vocês. Agradeço e aguardo retorno. Abraços

Jefferson Santos

Jefferson Santos

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 1 agosto 2016 | 14:13

Boa tarde Amigos(as).
Sou aluno de Ciências Contábeis, indo pro 6° Período e o tão temido TCC está se aproximando e começando a me botar medo... kkk
Estou pensando em já começar a elaborar/Desenvolver alguns temas, um dos que estou querendo começar é o de Benefício e Incentivo Fiscal .

- Gostaria da ajuda e da opinião de vocês a respeito do tema. È um bom tema ? será que vou ter ferramentas pra desenvolver bem esse tema ?

- Estou pensando em falar sobre o Benefício e Incentivo Fiscal no Estado do Piaui ou seria melhor falar de modo geral em todo o Brasil ?


Atenciosamente.

Robson Miranda

Robson Miranda

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2016 | 14:08

Boa tarde a todos,

Estou no 6º período e gostaria de algumas dicas para iniciar meu trabalho.
Penso em abordar algum assunto sobre tributos, pois é mais rotineiro para mim, entretanto, um pouco complexo também.
Peço ideias sobre assuntos e procedimentos para iniciar um bom TCC.

"Cada um pensa naquilo que lhe faz falta. - Chaves"

Estudante Contábil, auxiliar contábil, fiscal e tributário, legal.
Serviços extras aos finais de semana.

E-mail: [email protected]
Robson Miranda

Robson Miranda

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 9 agosto 2016 | 13:59

Boa tarde a todos,

Estou no 6º período e inicio meu TCC, um tema pensado em abordar seria "contabilidade internacional".
Acredito que poucos apresentariam um tema como esse, entretanto, vou arriscar.
Peço ajuda sobre o tema e orientações dos colegas de profissão.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que
todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." - João 3:16

Robson G. Miranda
Contabilista em formação
Serviços Contábil/Fiscal.
RJ - BRASIL
Juliana Oliveira

Juliana Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 9 agosto 2016 | 14:17

Boa tarde,

Sou estudantes do 5° termo de Agronegócio, e estou pensando nos possíveis temas de TCC.
Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com relação a nomes de livros que se encaixe nos assuntos em que estou pensando e se esses assuntos são interessantes. Queria fazer algo relacionado a contabilidade, então pensei nos possíveis assuntos:

* Como é feita a contabilidade nas entidades rurais sem fins lucrativos - terceiro setor (acredito que nesse assunto se encaixa as associações de produtores rurais);
* A controladoria utilizada no ramo rural (nesse assunto ainda não conseguir definir muito ainda, mas acredito que deva existir alguma empresa do setor rural que faça controladoria).
* Tributação para o produtor rural: pessoa física ou jurídica

Desde já agradeço.
Obrigada.

Robson Miranda

Robson Miranda

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2016 | 17:09

Tuani Mazzoti, obrigado.

Tenho muitas dúvidas sobre o passo a passo que posso seguir para finalizar um bom trabalho.
A padronização das demonstrações contábeis em alguns países poderia servir como tema,
porém quais objetivos eu poderia alcançar com esse tema??

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que
todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." - João 3:16

Robson G. Miranda
Contabilista em formação
Serviços Contábil/Fiscal.
RJ - BRASIL
Hermínio França Oliveira Junior

Hermínio França Oliveira Junior

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a) Vendas
há 7 anos Sábado | 13 agosto 2016 | 07:39

Bom dia!

Sou formado em Tecnologia em Gestão Comercial e depois cursei todas as disciplinas de MBA em Controladoria, mas não cheguei a entregar a Monografia ainda (TCC).
Minha maior dificuldade é escolher o tema a apresentar, pois atualmente não estou morando no Brasil e ficará difícil eu conseguir livros em português aqui na Itália que posso estudar sobre o assunto.

Atualmente estou aqui realizando o processo de reconhecimento da cidadania italiana e com isso, tem todo um controle sobre documentação e como deve ser feito a prática. Estudei muito sobre este tema, pois era de benefício próprio.

Será que eu consigo desenvolver meu TCC relacionado ao tema de controladoria x cidadania italiana?
Sei que é algo um pouco "fora da realidade", mas é algo inovador que poderá ajudar futuramente pessoas com o mesmo intuito.

Alguém me sugere um tema.

Observação:
- Conheço todas as leis deste assunto e conheço todos os pontos fortes e fracos do mesmo.
- As orientações e a apresentação da minha monografia será apresentada via Skype.

DJHONATA DA LUZ MIRANDA

Djhonata da Luz Miranda

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2016 | 09:31

Estou no 7º período de ciências contábeis, e ainda não decidi qual o tema do meu Tcc, quero fazer algo na área tributária, aqui na região do litoral catarinense o forte é o setor de construção civil, queria fazer algo nesse sentido, alguém tem uma sugestão para um trabalho? porque não sei qual problemática explorar, porque a forma de tributação entre presumido e real isso é bem evidente, e não é uma problemática que crie questionamentos... então não sei ainda o que fazer, alguém tem uma sugestão nesse sentido ou até mesmo em outro tema interessante a explorar ???

Mayane Silveira Moré

Mayane Silveira Moré

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 09:50

Bom Dia!

TCC é o meu desespero rs. Estou fazendo Pós em Gestão de Recursos Humanos, e meu TCC (Artigo Cientifico) é sobre a importância de um Plano de Cargos e Salários na empresa.
Podem me indicar livros atuais sobre esse assunto?

Time to move on!



Mayane Silveira Moré
Mayane Silveira Moré

Mayane Silveira Moré

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2016 | 09:52

Bom Dia!

TCC é o meu desespero rs. Estou fazendo Pós em Gestão de Recursos Humanos, e meu TCC (Artigo Cientifico) é sobre a importância de um Plano de Cargos e Salários na empresa.
Podem me indicar livros atuais sobre esse assunto?

Time to move on!



Mayane Silveira Moré
Hellen de Andrade Costa

Hellen de Andrade Costa

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 16:06

Boa tarde a todos!!!

Edvaldo Neto, essa ideia é o que eu estava pensando mas não sabia como formular.

Gostaria de fazer meu TCC voltado para um planejamento contábil, da empresa do meus pais. Eles se enquadram no simples. Gostaria de fazer desse meu TCC um estudo pratico e uma \"solução\" contábil para a empresa deles, ajudando e trazendo soluções para o crescimento da empresa. Acredito que baseado em uma ideia pratica, seja mais fácil e o aprendizado é imenso.

Pensei nos seguintes temas:
\"A importância da gestão de custos nas micro e pequenas empresas.\"
\"Contabilidade Gerencial como ferramenta de gestão nas Micro e pequenas empresas.\"
\"A importância do planejamento tributário.\"
\"Planejamento Tributário, e auxilio fiscal para uma empresa do Simples Nacional. \"

Nãaaaaao seiiiiii!

Alguma sugestão, alguma luz????


Muito obrigada.

Phillipe Fernandes

Phillipe Fernandes

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 19 agosto 2016 | 14:42

Boa Tarde a todos,

Também encontro-me na mesma situação de alguns colegas, estou no 7º semestre de contábeis prestes a dar inicio ao andamento do TCC e ainda não sei qual tema escolher.
Tenho em mente falar algo que esteja ligado ao setor fiscal como já trabalho na área, esboçar assuntos que estejam ligados a parte tributaria.

Alguém me da uma sugestão?



Obrigado.

"Que algumas vezes você ensine e que todos os dias você aprenda."
Robson Miranda

Robson Miranda

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 23 agosto 2016 | 11:09

Hellen de Andrade Costa, estou elaborando meu trabalho também,
e a primeira pergunta que aprendi até o momento depois de formar o tema é:
Qual objetivo eu posso alcançar com esse tema?

tendo em vista essa ideia, eu tive uma visão critica sobre meu tema,
espero que ajude.

Sucesso.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que
todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." - João 3:16

Robson G. Miranda
Contabilista em formação
Serviços Contábil/Fiscal.
RJ - BRASIL
Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2016 | 00:14

Eita Mayane que estou na correia também!

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com
Página 8 de 14

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.