x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 14

acessos 3.896

Exame de suficiência

Visitante não registrado

há 14 anos Terça-Feira | 27 julho 2010 | 19:00

Olá,
Todas as respostas sobre o exame do CFC que será realizado no ano de 2011 em março, encontram-se no endereço:
http://examedesuficienciacfc.blogspot.com/
Para quem quiser os conteúdos que certamente "cairão" nas provas, tiver qualquer dúvida em relação ao exame, se deverá fazê-lo ou não precisará, as datas limites do pedido de registro antes de ser obrigatório realizar o exame, entre outros, basta perguntar neste endereço.
Mantenho contato direto semanalmente, quando não diário com o CFC.
Abraços!

Rmdcar

Rmdcar

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) Tributário
há 14 anos Quarta-Feira | 28 julho 2010 | 09:37

Por questões operacionais, o CFC estabeleceu, conforme Ofício-circular nº 1.211/2010/Cojur/Direx-CFC, de 23 de julho de 2010, que foi prorrogado para até 29 de outubro de 2010 o prazo para que os profissionais, que ainda não estão registrados em CRC, possam requerer seus registros sem necessidade de se submeter ao Exame de Suficiência. A previsão é que o Exame se realize em março de 2011.

Visitante não registrado

há 14 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2010 | 16:25

Boa Tarde.

Sinceramente falando eu não via a hora do exame de suficiência voltar.

Muitos podem até não gostar, principalmente aqueles que ainda não se formaram e terão pela frente o exame que antes não era obrigatório.

Mas poxa, falando sério Amigos, qualquer um que se formava poderia se igualar a um Contador com 10 anos de experiência sem nunca ter conferido um balanço, ou apenas lançado uma nota.

Que bênção o exame de voltado, de agora em diante nossa profissão será mais valorizada e sem dúvida nossos $$$ serão muito melhores.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 19 agosto 2010 | 17:58

Boa tarde Jose Roberto Lima de Oliveira!

O tec. em contabilidade que é formado ou não, vai fazer o exame de suficiencia? (grifo meu)

O exame de suficiência será aplicado aos Técnicos em Contabilidade e Bacharéis em Contabilidade que desejarem obter o seu registro no CRC e exercer a profissão.

Aqueles que ainda não são formados não poderão fazer o seu registro no CRC e, por consequência (e pela lógica), não precisarão se submeter ao exame de suficiência.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 20 agosto 2010 | 09:34

Particularmente sou muito a favor do Exame de Suficiência, pq valoriza a profissão e o profissional contábil. Temos exames em vários cursos, pq não no nosso? Tb lembro que a Ciencias Contabeis de hj exige muito mais dos estudantes e profissionais, temos muitas possibilidades de pós graduações e especializações e temos que ser polivalentes mesmo, mais do que nunca. E o Exame é uma forma de pelo menos nivelar esses profissionais desde a raiz. Serão examinados também os cursos, o que é ótimo, temos cursos aí de Ciencias Contábeis que são verdadeiras picaretagens... conheço gente que sai do curso, se gaba de estar formado e ser um Contador e na hora do vamos ver, eu, que nem formei ainda e por isso tenho um salário baixo, tenho que sentar e explicar o que e ativo e passivo... tenho que explicar o básico do básico do básico... revoltante.... sério... pode tanto ser culpa da pessoa que levou a faculdade na barriga quanto ser culpa do curso que é mal planejado, mas a certeza só através do exame mesmo...
Já passou da hora do Contador ser mais valorizado e respeitado no Brasil. Estou cansada de ver colegas de curso desestimulados e cansados, sem expectativa, sem muita vontade de continuar ou continuando só na força de vontade... Enfim, acho que será uma ótima oportunidade de avaliarmos nossa profissão e os profissionais.

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Ewerson Madeira Corrêa

Ewerson Madeira Corrêa

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 14 anos Domingo | 22 agosto 2010 | 11:35

Bom dia!

Espero que com o Exame de Suficiência teremos uma qualificação melhor e parem os apadrinhamentos profissionais.

E mesmo sejam avaliados os profissionais sem experiência.

Inclusive melhorar os salários aqui no Nordeste e prevalecer a Tabela dos Honorários Contábeis igual a da Região Sudeste.

Um abraço,

Ewerson

Ewerson M Corrêa
+55 11 9 58003842
emcordfsc@gmail;com

Visitante não registrado

há 14 anos Domingo | 22 agosto 2010 | 11:50

UTOPIA...
Pensar que o exame fará com que neste País apenas teremos bons ou se quer médios contadores...Como? se cada vez o nível de ensino está pior...O MEC está liberando qualquer cantina para ser faculdade, professores totalmente desatualizados e muitas vezes incompetentes, com resssalvas é claro...E daí pensar que este exame será a solução ou ao menos irá penerar os melhores...
Cada um pensa o que lhe convém, e o CFC agradeçe pelo apoio financeiro, o MEC pela retirada de responsabilidade em cima do mesmo e as universidades podem cada vez mais contratar professores desqualificados...

Ewerson Madeira Corrêa

Ewerson Madeira Corrêa

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 14 anos Domingo | 22 agosto 2010 | 15:11

Caro Luís Carlos,

Boa tarde!

Tenha a certeza que será mais uma fonte rentável e que não qualificará ninguém. E sim você profissional contábil com seriedade fará a diferença.

Os professores tem a remunração mais baixa no Mundo.

Neste País a melhor remuneração está em Brasília onde não precisa ter cultura para ser Chefe e sim saber fazer trapaças.....

Cordialmente,

Ewerson.

Ewerson M Corrêa
+55 11 9 58003842
emcordfsc@gmail;com

Visitante não registrado

há 14 anos Domingo | 22 agosto 2010 | 17:36

Perfeito Ewerson,
Agora sim adentramos no real assunto deste exame, que é de caracter político com fins financeiros...Não digo que ele será totalmente maléfico, entretanto, pensar que ele selecionará profissionais competentes e melhores...olhem para os advogados, todos são competentes, até que ponto a OAB consegue selecionar algo? Seleciona sim, as notas de 100, 50 e assim secessivamente. Claro que poderia ser pior sem o exame, mas pergunto:
De que adianta atacar a consequencia do problema sem antes atacar a causa?
Cada vez mais teremos, faculdades que antes eram cursinhos, professores que ganham 50 reais para ser turor, etc...E assim se vai nossa educação (contabilidade...) Mas temos o exame de suficiência, e com certeza ele suprirá todos estes problemas, eximindo a ja precária fiscalização do MEC, uma vez que este não terá mais que avaliar nada, o exame será o "examinador" tornando diminuto a responsabilidade das universidades, pois quando tiveres que fazer o Exame, não serás mais acadêmico, estarás na querida e acolhedora mão do CFC para ter seu honroso registro.
Amigos, a CLT surgiu com a união dos trabalhadores, as leis em prol das mulheres com a morte de muitas delas e posteriormente com a sua união...Até NÓS não nos unirmos para reividicar educação de qualidade em todas as esferas inclusive nas particulares desde as séries iníciais,teremos que cantar a vitória com a imposição de um exame de cunho político, articulado por um deputado que fez isso apenas para o "bem" da contabilidade! Viva o CFC, que com a Lei acabou com nossos problemas, enfim teremos uma profissionais qualificados...
Fraterno abraço!

Fabiano Silveira

Fabiano Silveira

Iniciante DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Domingo | 22 agosto 2010 | 20:34

Gostaria de saber porque o CFC aplica o "exame" somente duas vezes ao ano... a pessoa que necessita do registro definitivo (por aprovação em concurso - meu caso) e não puder realizar a prova de Março, perde a vaga porque instituição nenhuma (seja pública ou privada) fica "aguardando" 06 longos meses até o próximo exame... piada mesmo!

Visitante não registrado

há 14 anos Domingo | 22 agosto 2010 | 20:42

Amigo, por que eu não sei, mas muita gente julga que está aí a solução para nossa classe... Pra vc é um problema mesmo, ví a questão do concurso né, pow sacanagem...Ma sohh te dou uma dica...tenta procurar um advogado para entrar com um mandato de segurança por direito adquirido...Cara, quando da publicação do edital provavelmente a Lei não havia sido sancionada né? Então, você tem direito adquirido, não pode ser prejudicado face a isso. procure um bom advogado que entenda destes assuntos...
E desejo Boa Sorte, amigo!

Lucas Ramos

Lucas Ramos

Prata DIVISÃO 1 , Analista Tributos
há 14 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 09:46

Concordo que o exame de suficiência não é a solução dos nossos problemas, mas é um passo para diginificar a classe. Por ter trabalhado no CRC-BA, conheci diversos "profissionais" que não sabiam nem falar, qto mais fazer a mais simples escrituração. Concordo que o problema está no sistema de educação, que deve ser revisto com máxima urgência, mas ficarmos lutando contra o exame não nos ajudará muito.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade