x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 11

acessos 5.263

TCC - Custos ou MEI ?

Sônia Veridiane

Sônia Veridiane

Bronze DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 13 anos Terça-Feira | 25 janeiro 2011 | 19:38

Boa noite !!!

Estou no último periodo do curso de Contábeis e vou dar inicio ao meu TCC, e estou na dúvida se falo sobre algo relacionado a custos (gosto do assunto) ou MEI (pq é um assunto atual), ou NFE, como trabalho com faturamento de notas fiscais, é uma aréa bem ampla para se pesquisar seus beneficios e prejuizos. Enfim, gostaria uma ajuda de vocês.
Desde já agradeço.

Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz. (Madre Teresa de Calcutá)
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 31 janeiro 2011 | 17:54

Sobre o primeiro assunto, (custos) você encontrará farto material acadêmico, inclusive obras do prof. LEONE doutor na área. serve para fundamentação teórica. quanto aos dois ultimos assuntos, estão mais ligados a pratica contábil, e existem poucas obras em bibliotecas para fazer a fundamentação. Entretanto, são assunto de grande relevância. entre o MEI e NF-e, eu ficaria com NF-e. é importante ressaltar que no TCC, o melhor assunto é aquele que temos algum domínio, para de fato entender e conseguir transmitir algo consistente e não ficar só no campo da teoria, visto que muitos alunos elaboram o trabalho, mas no final nem eles entendem o que fez. portanto, o melhor é você entrar no tema que vc tem algum domínio. fica bom.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Natalia Domene

Natalia Domene

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 4 fevereiro 2011 | 13:42

Boa tarde Sônia!

Acredito que seria interessante tratar do MEI - Micro empreededor individual, no portal do empreendedor, será possível absorver algumas informações.
Detalhar no TCC estudos de casos, em que há a viabilidade para a formalização do MEI. Isso enriquecerá seu trabalho.

Espero ter ajudado!

"O segredo da felicidade consiste não em fazer o que se gosta mas em gostar do que se faz." (James M. Barrie)
... que seje feita a vontade de Deus...

GIBSON NASCIMENTO

Gibson Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 13 anos Sábado | 5 fevereiro 2011 | 02:10

Olá Sônia,

Bem vinda ao Fórum,

Todos os temas que você citou são ótimos para um TCC, mas concordo com a Colega Domene, o tema MEI - Micro empreendedor individual é um tema muito importante e no portal você encontrará muitas informações uteis, além do mas é um ótimo momento para também fazer suas observações sobre o programa, destacar seus pontos fortes e fracos.

Boa Sorte e mãos a obra,

___________________________________________
Gibson Nascimento
Consultor Estratégico 

Societário Legal
" Visão Global Ação Local, permita-se ir mais longe"
KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 5 fevereiro 2011 | 17:03

Cara Sônia,

O tema sobre o MEI é muito complicado de optar por ele, simplesmente por falta de obra literaria sobre o assunto para trabalhar a sua fundamentação teórica. Visto que em trabalho de conclusão de curso sempre se exige um nr. mínimo de páginas e você terá pouco o que fundamentar, fora a lei que criou o MEI, ainda há pouca coisa tratando do assunto. Se fosse p fazer um trabalho de alguma disciplina, diria que seria um ótimo assunto a ser abordado. Agora como TCC, certamente, poderá se arrepender por faltar material para estudo acerca do assunto.

Acredito que o nosso colega de Rondonopolis-MT, o Agnaldo, em poucas linhas te deu uma opinião acertada do início ao fim.

Há 3 anos fiz minha monografia e tratei de um assunto de Custos: Formação de preços nas ME/EPP. Muito material disponível para fundamentação teórica, bem como, muita coisa na prática. Foi muito bom.

Agora, fora custos, eu tive um colega que abordou NFe no TCC dele, não sei se é porque não investiu ou se porque há 3 anos ainda não tinha muito material, não ficou um trabalho 100%. Mas, conseguiu desenvolver e abordar o assunto de forma a contribuir com os nossos estudos.

boa sorte,

Keila

Keil@Rejane
Sônia Veridiane

Sônia Veridiane

Bronze DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 02:07

Oi Gente!!!

Obrigada pelas boa vindas e pelas dicas, conselhos e toques.

Minha orientadora também me falou tudo isso que vcs me falaram, e me sugeriu que fizesse o TCC sobre Contabilidade Ambiental.
Sendo assim ela tem muito material de fundamentação teórica para me ajudar, e vi navegando na internet que tem muita coisa para ser explorada e também é um assunto atual.

Eis a nova dúvida... O Tema!!!

Agradeço a atenção de todos e adoraria receber algumas dicas de vocês.

Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz. (Madre Teresa de Calcutá)
GIBSON NASCIMENTO

Gibson Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 10:14

Olá Sônia,

Um bom tema é o Credito de Carbono, a UFPE tem um bom material sobre o assunto, porém como no MEI o assunto ainda não tem uma vasta literatura, mas achou um assunto muito importante e pontual talvez sua orientadora também tenha um bom material de apoio.


Boa Sorte e mãos a obra.

___________________________________________
Gibson Nascimento
Consultor Estratégico 

Societário Legal
" Visão Global Ação Local, permita-se ir mais longe"
José Ricardo dos Santos

José Ricardo dos Santos

Bronze DIVISÃO 1, Controller
há 13 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2011 | 16:00

Sônia

Penso que um TCC sobre MEI, seria bem desafiador...

Eu também preciso pesquisar sobre o assunto.

profissional atuando na áea fiscal e financeira, sempre compartilhando informações com os colegas.
JULIO CESAR SILVA COSTA

Julio Cesar Silva Costa

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 13 anos Terça-Feira | 22 fevereiro 2011 | 10:48

Sônia,

De inicio, ressalto que você deve buscar preliminarmente um problema de pesquisa a ser explorado. O tema deriva do problema de pesquisa a ser respondido com seu estudo. Além disso, você deve optar por uma concepção de ciência a ser adotada no estudo (positivista, estruturalista, dialética, etc.), para que defina adequadamente o problema.
O mais relevante em um trabalho acadêmico é o "problema objeto do estudo", o tema vem de carona.
O que você ainda está decidindo é a "área temática". Quanto a isso, já que gosta de custos, sugiro: custos de natureza ambiental.
O primeiro passo é procurar artigos em bons periódicos de contabilidade.

Abraços e boa sorte.

Julio Cesar
Sônia Veridiane

Sônia Veridiane

Bronze DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 13 anos Domingo | 27 março 2011 | 11:57

Julio,

Bom dia!!!

Mudei o rumo do meu TCC, não será mais MEI será, GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS: RECICLAGEM COMO FATOR DE REDUÇÃO DE CUSTOS NAS ATIVIDADES DE NATUREZA AMBIENTAL. Seguindo tbm seu conselho. O que vcs tiverem de indicação ou material que possa me ajudar eu agradeço de coração, pois estou no limite dos prazos e quase desesperada.

Obrigada desde já.

Abraços.

Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz. (Madre Teresa de Calcutá)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.