Karla Karina Rocha
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Pessoal, O que acham de criar um tópico de recurso (exame de suficiência)? assim podemos nos organizar.
respostas 1.079
acessos 157.434
Karla Karina Rocha
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Pessoal, O que acham de criar um tópico de recurso (exame de suficiência)? assim podemos nos organizar.
Gilmar Pedrete
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia caros colegas, entrei em contato com o CRC MG e me informaram que pode ser encaminhado pelo correio. Alguem vai entrar com recurso contra alguma questão nesse mesmo CRC? Se quiserem podemos trocar informações via email.
Fernando Cesar Ferreira
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)achei que as 2 primeiras questões de português tinha mais de 1 resposta correta, alguém também achou isso?
Gilmar Pedrete
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)As questões de portugues todas foram complicadas, não consegui interpreta-las corretamente, a 48 por exemplo é cabivel de recurso. To aqui vendo se acho um argumento pra mandar.
Antonio Carlos dos Santos
Bronze DIVISÃO 4 , Agente AdministrativoBom dia Fernando,
Irei entrar com recurso na questão 48. Estou aguardando o Prof Christian se manifestar sobre o recurso para essa questão. Caso voce ja tenha conhecimento sobre o recurso, posta para nós enviarmos para o CRC.
grato.
Bronze DIVISÃO 4 , Agente AdministrativoFernando eu fiz 24 pontos e voce quantos fez?
Fernando Cesar Ferreira
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)fiz 22 pontos... meio difícil anular umas 3 questões neh.. mas olha a 49 de português acho que a letra A também está correta a 48 acho que a B também está Incorreta, a questão da depreciação foi mal elaborada, pois fala que a empresa espera vender o veículo após 5 anos e não está certo de que os 3.000 era valor residual, pois na questão não deixa isso bem claro.
Danilo Moraes Silva Scopel
Bronze DIVISÃO 2 , Agente AdministrativoEu fiz 23, sera q 2 sao anuladas? hehe
Kelly Tatiana Santos Lima
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Pessoal... a questão nº8 eu não entendi o pq do valor R$ 10.200.
Eu coloquei a letra B - R$9.000,00.
Os calculos que eu fiz foram o seguinte:
O Bem foi comprado por R$ 15.000,00... que deprecia em 5 anos... ou seja... 3000 por ano.
Contando o período de janeiro/2009 a dezembro/2010, são dois anos = 3000x2 = 6000.
Soma-se o valor residual de R$ 3.000,00... ficará R$ 9.000,00.
Pelo menos foi esse calculo que eu aprendi na matéria de Contabilidade Gerencial.
Visitante não registrado
Pessoal, vamos organizar.
Quais questões cabem recurso? e porque?
=]
Gilmar Pedrete
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)bom ja encontrei um modelo de recurso da questão 2, preciso agora um recurso para a questão 48 e uma outra pelo menos, se tiverem ai podemos trocar.
Daniel Oliva Barbosa
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Pessoal, sem querer ser pessimista, não vejo possibilidade de recurso em relação à Q27, conforme eu falei anteriormente. Este tipo de questão costuma cair em concursos e o cálculo é este mesmo. Extraí o texto de onde eu estudei antes de fazer a prova.
O endereço é: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/financeira/curso/curso.htm
Extraí o trecho que explica o que é taxa nominal e o trecho que explica como calculá-la:
Taxa Nominal: A taxa Nominal é quando o período de formação e incorporação dos juros ao Capital não coincide com aquele a que a taxa está referida.
Exemplos:
1200% ao ano com capitalização mensal.
450% ao semestre com capitalização mensal.
300% ao ano com capitalização trimestral
Observação sobre taxas equivalentes: Ao afirmar que a taxa nominal de uma aplicação é de 300% ao ano capitalizada mensalmente, estamos entendemos que a taxa é de 25% ao mês e que está sendo aplicada mês a mês, porque:
i = 300/12 = 25
Analogamente, temos que a taxa nominal de 300% ao ano corresponde a uma taxa de 75% ao trimestre, aplicada a cada trimestre, porque:
i = 300/4 = 75
É evidente que estas taxas não são taxas efetivas.
Daniel Oliva Barbosa
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Kelly, a Q8 eu resolvi e está na página 23 deste tópico. É 10.200 mesmo.
Você se esqueceu de descontar o valor residual do valor depreciável. Daí sua depreciação anual ficou alta, baseada nos 15.000, quando na verdade só depreciam 12.000.
Daniel Oliva Barbosa
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Q2 eu não tenho conhecimentos o suficiente para dizer que ela é certa ou não. Pelo que andei lendo, poderiam ser as alternativas B ou D, mas isso dependeria do entendimento da banca.
Q48 concordo com o gabarito. O texto em nenhum momento fala que o progresso mundial implica na degradação ambiental. Mesmo que isto seja uma interpretação sua, ela continua sendo pessoal, e isto não se encontra no texto. Na minha opinião, muito pelo contrário. O texto é justamente sobre a possibilidade de um progresso sustentável, logo, o progresso não implica, necessariamente, na degradação ambiental, apesar desta ser uma possibilidade.
ATENÇÃO: ERREI O NÚMERO DA QUESTÃO SOBRE A TAXA NOMINAL. ELA É A Q30, NÃO Q27, CONFORME EU HAVIA ESCRITO.
Daniel Oliva Barbosa
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Agora sim Q27.
Duas coisas:
- Concordo com o gabarito.
- Concordo que a resposta do gabarito não deveria ser a correta.
Porquê:
Não faz sentido este imposto ter que obedecer os 90 dias, já que ele serve para incentivar ou desincentivar a comercialização de determinado produto.
Lendo a respeito, é considerado por vários professores um contra-senso a emenda constitucional. Mas mesmo assim o gabarito continua correto. Veja a resposta que montei baseada na emenda:
Ver Emenda Constitucional nº 42/03, que altera, dentre outros, os artigos 149 e 150:
Art. 149
§ 2º
II - incidirão também sobre a importação de produtos estrangeiros ou serviços;
Art. 150
III
c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b;
Resposta: B
Carlos Alessandro
Iniciante DIVISÃO 4 , Chefe PessoalO que não estou entendo é o seguinte o pessoal tá falando tanto em anular questões, analisem o seguinte quem acertou 24 questões precisará que sejam anuladas ao menos 2 pra ter 50% de acerto, pois, se anularem 1 ´tem 49 questoes validas e 24 fica abaixo dos 50%, pra quem acertou 23 questões precisa que sejam anuladas ao menos 4 questões ou que eu já considero impossivel, e pra quem acertou 22 me desculpe o que vou dizer mas esqueça dos recursos e se concentre em estudar para o exame em setembro.
Gilmar Pedrete
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Pelo que eu sei Carlos, nao reduz o numero de questões validas depois do recurso, e sim pontua a todos os candidatos pela questão, sesumindo, uma questão anulada aumenta a nota de quem errou e não modifica a nota de quem acertou.
Anderson Quirino
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadePor favor, corrijam se eu estiver errado, mas o que o Carlos Alessandro está dizendo não tem nada a ver. Quem acertou 24 questões e tiver o benefício de ser anulada 1 questão ao qual esteja respondido errado atingirá os 50% normalmente e estará automaticamente aprovado, e assim por diante.
Fabiano Marcucci
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Carlos Alessandro, por favor leia atentamente o edital. Caso anulem alguma questão, TODOS recebem a pontuação da mesma.
A prova de forma alguma tera alterado seu numero de questões (50).
Abraço e parabens aos aprovados!!!
Célia Fernandes
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadePessoal, para quem mora longe das capitais o problema está resolvido. Entrei em contato com o CRS de Santa catarina e hoje eles enviarão um e-mail altorizando as delegacias dos CRCs a protocolarem os recursos. Assim ficou melhor, pois a delegacia regional sempre são mais próximas da gente do qu a sede do proprio CRC.
Daniel Oliva Barbosa
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)São duas coisas diferentes, não podemos confundir.
Caso uma questão seja ANULADA, todos que erraram ganham ponto e quem marcou o que estava no gabarito fica na mesma.
Caso uma questão tenha a resposta ALTERADA, quem havia marcado o que é apresentado hoje no gabarito PERDE o ponto, e quem marcou a alternativa após a alteração GANHA o ponto.
Em nenhum dos casos é feito cálculo em cima de um número reduzido de questões, conforme alguns colegas vem mencionando desde o término do exame.
Danilo Lima Chaves
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Caros colegas, para facilitar um possível pedido de recurso, OS CADERNOS DE PROVA de bacharel e técnico já estão disponíveis para download na página do CFC.
Patricia da Silva Monteiro
Iniciante DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeBoa Tarde, quero deixar meu desabafo, achei um absurdo esta prova para graduados em 2010, precisamos nos unir para os recursos, liminar, qualquer questionamento que possa nos dar o direito de exercer nossa profissão.
As regras do jogo não pode ser mudada durante o jogo...vamos nos organizar.....
Leonardo Borges Zamboni
Bronze DIVISÃO 4 , Analista AdministrativoEu vejo o exame como algo positivo
Iniciante DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeDanilo
Olá, vc esta on line, poderia me dizer quais as questões que são passiveis de questionamentos?
Iniciante DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeLeonardo
Também acho positivo, mas não pode ser impeditivo, esse exame tem que ser feito para se manter a profissão e além disso tem que haver tempo para as mudanças, não é certo mudar as coisas no último tempo.....
A Faculdade de Direito por exemplo, os alunos estudam sabendo que o exame vai existir, nos não estudamos para fazer um exame, cheio de testes duplos que confudem.....Na vida real, não precisamos destes teste e sim colocar a cara para bater e enfrentar, fiscalizações, obrigações ascessorias, Sped.....esse exame particularmente....não diz nada.....
Bronze DIVISÃO 4 , Agente AdministrativoBoa tarde Patricia,
Esse exame não foi o primeiro e nem será o último, precisamos ter muita calma nessa hora. O passo seguinte de quem não foi aprovado é montar o recurso das questões 02, 26 e 48 que são as mais polêmicas segundo o prof. Christian abrão de Oliveira e depois aguardar o resultado final daqui a 60 dias. Haja coração rsrsrsrs.
Tathiane Galindo
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Alguém sabe quando será o próximo exame ? Já foi divulgado em algum lugar?
Leonardo Borges Zamboni
Bronze DIVISÃO 4 , Analista AdministrativoComentaram que seria em Setembro
Daniel Oliva Barbosa
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Sobre o próximo exame, foi-me informado por uma menina que trabalha no CRC-ES que ela acredita que será no início do segundo semestre. Isto até faz sentido, porque é logo após o término do primeiro semestre, e contará com a participação dos recém-formados.
Sobre o exame para formados em 2010. Eu mesmo me formei em 2009 e tive que prestar. Eu deveria ter tirado a carteirinha antes. Pode parecer duro, mas houve tempo, até outubro de 2010, para os bacharéis entrarem com o pedido da carteirinha. Eu vacilei, eu me senti mal por não ter feito isso antes, mas não fui o único.
E, finalmente, sobre os recursos. Não é querendo tirar a esperança de ninguém. Mas as questões 26 e 48, na minha opinião, estão com o gabarito correto. Interpretação de texto (Q48) é algo difícil, mas não vejo outra alternativa correta senão a do gabarito. A única que particularmente vejo a possibilidade de anulação é a Q2, e só vejo isso por não ter conhecimento suficiente para dizer que não haviam duas corretas.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade