
Tom
Bronze DIVISÃO 2 , Consultor(a)Prezados trago um topico muito importante.
A tabela PRICE possui ou não possui anatocismo (cobrança de juros sobre juros) ?
respostas 3
acessos 3.231
Tom
Bronze DIVISÃO 2 , Consultor(a)Prezados trago um topico muito importante.
A tabela PRICE possui ou não possui anatocismo (cobrança de juros sobre juros) ?
Nicholas Ferreira
Bronze DIVISÃO 2 , RecepcionistaNa minha opinião não há anatocismo na Tabela Price. A fórmula exponencial da Tabela Price caracteriza a incorporação ( que é diferente de cobrança de juros sobre juros) dos juros a partir da 2ª Parcela, podendo afirmar que houve capitalização de juros através do sistema composto. Para mim, um exemplo de anatocismo ocorre quando há cobrança de comissão de permanência cumulada com juros de mora.
Thiago Ribeiro Teixeira
Bronze DIVISÃO 4 , EconomistaMeus caros colegas
Tom e Nicholas,
I-PRELIMINARMENTE
Capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sobre o principal acrescido dos juros acumulados até o período anterior.
A base teórica do Sistema de Capitalização Composto (SCC), leva em consideração os conceitos fundamentais dos cálculos exponenciais, fundamentado nas pesquisas de modelos estatísticos de Richard Price (1723-1791), para o ramo de seguros.
Arititimeticmante falando a tabela Price prevê capitalização de juros
CONTUDO EXISTE SIM ANATOCISMO.
Estou a disposição.
Dirceu Floriano da Costa
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Caros colegas
Segundo o Prof. Mário Geraldo Pereira, em sua dissertação de Doutoramento na USP, este sistema de amortização foi criado no século XVIII pelo filósofo, teólogo e matemático inglês Richard Price, incorporando a teoria de juros compostos nos empréstimos de pagamentos iguais e sucessivos. Segundo este mesmo estudioso a denominação “Tabela Price” é utilizada somente no Brasil, visto que em outros países é conhecido por “Sistema Francês de Amortização, devido ao fato de ter se desenvolvido efetivamente na França, no século XIX.
A Tabela Price nada mais é que uma tábua de fatores através dos quais se pode calcular, mediante simples operações matemáticas de multiplicação, o valor da prestação, assim como o valor de cada parcela de juros e amortização e o saldo devedor (estado da dívida) a qualquer momento durante a evolução da série de pagamentos.
Convém deixar claro que os fatores embutem, quando do cálculo do valor da prestação inicial, os juros contratados, com o critério de capitalização composta. Já quanto à correção monetária, geralmente há a previsão de um indexador a ser aplicado para a preservação do poder aquisitivo da moeda.
Concluindo, a Tabela Price incide juros compostos.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade