x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 7

acessos 1.105

Como ingressar

Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 10 maio 2018 | 17:34

Boa tarde!

Sou recém formada no curso de Ciências Contábeis, e gostaria de me especializar na área de perícia.

Gostaria de dicas, sugestões dos profissionais que já atuam nessa área.

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."
Adriano Rodrigues

Adriano Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 11 maio 2018 | 11:22

Bom dia,
Caso você queira trabalhos no meio judiciário, além do cadastramento junto ao fórum ou via web.
Seria interessante você fazer o Exame para registro no CNPC, as inscrições estão abertas: cfc.org.br
Até mais.

Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 11 maio 2018 | 11:27

Bom dia, Adriano!

Gostaria de saber se tem alguma dica de cursos preparatórios ou outros relacionados a perícia.

Também gostaria de saber qual o melhor caminho para o ingresso e como conseguir ser convocado pelo juíz.

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."
Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 11 maio 2018 | 13:52

Boa tarde Pamela,

Aos meus colegas de profissão que pretendem seguir nesta area que diga de passagem é muito boa, indico o manual de perícia contábil. Alguns amigos tiveram bons resultados seguindo o passo a passo deste manual, pois realmente orienta de como ser um perito.

Segue link pra você conferir. Manual Perito Contábil

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
Katieli Moreira

Katieli Moreira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 13 dezembro 2018 | 09:40

Pammela,

Sugestões minhas:

Os cursos do Rui Juliano, Gilberto Mendes e Curso Beta são interessantes e acessíveis a quem está começando.

Comece oferecendo serviço de perita assistente em escritórios de advocacia. Vai ser uma forma de se familiarizar com o meio jurídico.
Estude português e vocabulário jurídico (eu passei trabalho nas primeiras vezes).

Quanto ao exame de qualificação técnica para entrar no CNPC, é uma incógnita. Alguns juízes nem sabem que existe, e outros tribunais exigem.
Como o exame acontece uma vez ao ano, é interessante tentar se cadastrar nas varas mesmo assim, até que consiga prestar o exame.

Leia muito e saiba a teoria mas dê a cara a tapa. Pegue a primeira perícia e faça!

Ah, é bom ter alguém (algum professor ou perito experiente) para te dar um suporte nas primeiras perícias, porque vão surgir dúvidas.

Se você quer mesmo ser perita, não desista! Não é fácil mas é totalmente possível.


Espero ter ajudado.

Katieli Moreira
Contadora
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 28 dezembro 2018 | 14:16

Boa tarde Pammela!

Bom, para iniciar como Perita, eu compartilho da ideia da colega Katieli, comece como perita assistente, não somente de advogados, mas também de contadores, engenheiros, etc. Falo isso, porque eu sou perito contábil a alguns anos e vira e mexa preciso de algum assistente. Entretanto, se você já quiser iniciar como Perita responsável, basta você montar um currículo levar no magistrado, solicitar o cadastro juntamente com o chefe do cartório/vara, e aguardar nomeação. Dá uma olhada no meu artigo aqui talvez tenha alguma informação que te ajude:clique aqui

É importante salientar, que a partir de 01/01/2018 os peritos contábeis estão obrigados a prestar exame técnico do CNPC, e a cumprir 40 pontos da EPC - Educação Profissional Continuada. Obrigatoriedade válida apenas para os Peritos responsáveis.

Em relação a cursos, na web tem muitos sites com cursos inclusive gratuitos para você obter uma teoria, após você pode pesquisar cursos mais "práticos" e acessíveis. Isso vai do seu critério. Eu atualmente me especializo pra EPC com credenciadas pelo CFC, como IOB, e os CRC's de diversos estados.
No mais, creio que eu possa ter lhe ajudado em algo.

Atc.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Thais Colman Bogarim

Thais Colman Bogarim

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 7 março 2019 | 12:34

Boa tarde colegas,

Aproveitando o tópico para informar aos interessados que essa semana começou a 3º Conferência Nacional de Perícia Contábil, evento totalmente online e gratuito com o mestre prof. Gilberto Mendes, onde vai te explicar tudo que precisa para se tornar um Perito.
Acesse o site para acompanhar as aulas >>> http://bit.ly/conferenciapericia


Sucesso e bons estudos!

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 11 março 2019 | 17:18

Prezados boa tarde!

Gostei muito do Artigo de Kaik. Parabéns!!

Mas, pelo que andei lendo para ser Perito deve-se prestar as prova do CNPC. E anualmente ter pontuação em cursos do CRC/CFC, correto?

Thais Colman Bogarim, não consegui participar do evento gratuito, e eu creio que você tenha os materiais. Você teria como me enviar?


Muito grato a todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.