Celio Luis
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia!
Quando e como se dá a baixa do estoque de mercadorias para uso e consumo, na contabilidade?
Obrigado.
respostas 8
acessos 15.072
Celio Luis
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia!
Quando e como se dá a baixa do estoque de mercadorias para uso e consumo, na contabilidade?
Obrigado.
Marcilene Oliveira
Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)Célio,
As baixas deverão ocorrer quando do consumo ou utilização das mesmas.
Você deverá efetuar o crédito na conta de estoque e debitar a conta mat. de expediente (dependendo da natureza do consumo) no grupo de desp. operacional.
Celio Luis
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Muito Obrigado!
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde,
O material adquirido em quantidades para uso e consumo seria melhor classificado na contabilidade se você o registrar na conta "Almoxarifado" no Ativo Circulante.
As baixas segundo apropriadas orientações da Marcilene deverão (no caso) ser levadas a crédito desta conta ao invés da de Estoques.
...
Priscilla Ribeiro
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Aproveitando este tópico...uma panificadora q compras sacolas e saquinhos plásticos para embalar os produtos. Como lançar na contabilidade?
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Priscilla.
As compras de embalagens integra o custo das mercadorias vendidas ok? dessa forma essas compras são debitadas no mesmo grupo das compras.
Sds
Jessé
Bronze DIVISÃO 5 , Analista FiscalSurgiu um caso aqui; Um supermercado compra merc. para revenda. Aí eles pegam produtos do estoque para fazer a limpeza diaria do mercado. Utilizam tambem temperos, alimentos e demais relacionados para uso no açougue do mercado e etc... Como ficaria a contabilização desse material. A empresa é Lucro Real.
Att.
Aparecido Costa
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeEstou com a mesma duvida do Jessé. só q a empresa aqui é de informatica e optante do simples.
Daniel Sousa
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeJesse, no caso do material de limpeza eu pedi para o meu cliente fazer um pesquisa de quanto material ele gastava na faxina durante o mês e de preferencia utilizar produtos de um mesmo forncedor. Assim na hora do pedido de compra, ele faz dois pedido e consequentemente virá duas NFe. Uma de valor maior que vai compor o estoque de revenda e será lançada no sistema com o CFOP X.403, e a outra de valor menor o itens utilizado para limpeza do próprio estabelecimento com CFOP X.556 (uso e consumo). No caso dele o software se encarrega do resto, quanto a separação dos produtos. Mas além disso eu recomendo uma planilha para controlar os itens de uso e consumo. A questão é separar por CFOP.
Para contabilizar a nota de uso e consumo eu faço assim:
D- Despesas com Limpeza (CR)
C- Fornecedores (PC)
E no meu entedimento estas despesas são dedutíveis pois são necessárias a realização da atividade da empresa.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade