x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 24.292

Contabilizar o depósito do FGTS!!!

Maria Souza

Maria Souza

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 9 julho 2013 | 12:25

Bom dia caros colegas !!

Estou fazendo a contabilização da folha e me surgiu uma dúvida quanto a contabilização do FGTS.
Estava sendo contabilizado assim:
D- FGTS (CR)
C- FGTS a recolher (PC)
8% sobre o valor da folha;

Pelo pagamento conf. guia de recolhimento
D- FGTS a recolher(pc)
C- Banco(pc)

Minha dúvida é: E quando for feita a rescisão de alguém, como fica o lançamento do FGTS, já que a despesa já foi reconhecida bem como a quitação da obrigação no ato do pagamento da guia GFIP no dia do recolhimento?

Agradeço a ajuda;

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 13 julho 2013 | 10:08

Olá Maria, o seu lançamento esta correto, porém a conta de FGTS é de Despesa. Quando a rescisão de contrato for dispensa sem justa causa e houver recolhimento da multa de FGTS, no pagamento da guia você pode contabilizar
D FGTS (Despesa)
C Banco ou Caixa ( AC )
Geralmente o valor na multa rescisória do FGTS não aprece na folha de pgto. Mas se aparecer ai você pode optar em fazer de duas formas:
A primeira como descrevi acima e a segunda como segue:
No pgto da Guia D FGTS a recolher
C Caixa ou Banco
Na folha de Pgto D FGTS
C FGTS a recolher ( quando o valor da multa sair na folha )
Eu geralmente faço como no primeiro exemplo, pois nosso plano de contas tem uma conta separada para multa rescisória de FGTS.
Quando a rescisão for por pedido de demissão, e não haverá multa de FGTS, o FGTS do mês será contabilizado junto com o FGTS da Folha Normal.
Espero ter ajudado

Maria Souza

Maria Souza

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 15 julho 2013 | 10:52

Bom dia Edson !!

Muito Grata por sua ajuda, foi de grande valia, sinto-me mais aliviada agora;

Nota: Qdo. eu disse ( CR) quis dizer Conta de Resultado, me perdoe só estar postando agora, mas é que sóagora entendi sua observação quanto a minha pergunta, aproveito o ensejo para lhe agradecer mais uma vez;
Muito obrigada !!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade