Gislaine Alves
Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) FiscalCaros colegas, bom dia,
Estou lidando com a seguinte situação:
Recebemos constantemente boletos de cobrança de uma Factoring, o detalhe é que não compramos nada. A cada boleto que recebo entro em contato com o fornecedor que diz se tratar de erro da Factoring, em uma dessas cobranças fomos protestados. Analisando no SAT o relatório das notas emitidas desse fornecedor para nosso CNPJ, percebi que haviam várias notas canceladas que são as mesmas notas que geraram todos os boletos, inclusive a que gerou o protesto. Para um dos boletos que questionamos, nos enviaram um "comprovante de pagamento" em nosso nome. Quando questionei o fornecedor sobre essa prática, ele nos disse que foi um erro e não precisava me preocupar que já tinha sido resolvido.
Acreditamos que se trata de nota “fria” para que o fornecedor receba o valor da Factoring. Depois, simplesmente pagam o boleto em nome de nossa empresa no dia do vencimento, que é sempre 30 dias.
Minha dúvida é a seguinte:
Qual o risco que nossa empresa, sendo Lucro Real, está correndo, com esses pagamentos feitos pelo fornecedor usando nosso nome e sem documento fiscal idôneo?
Até então temos conhecimento das notas emitidas para a matriz, por ter inscrição estadual, acreditamos que possam ter emitido notas para as filiais também. Como podemos rastrear essas possíveis notas?
Qual atitude podemos tomar diante desse fato?
Qual o risco fiscal que corremos?
A quais penalidades estamos sujeitos no caso de não entrarmos com uma ação contra o fornecedor?
Obrigada.
Gislaine Alves