x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.741

Adiantamento de 13º Salário

Caroline Mota de Souza

Caroline Mota de Souza

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 19 julho 2013 | 12:20

Prezados,

Estou com dúvidas referente a contabilização da folha de pagamento. Como só tive o conhecimento básico na época da faculdade, não entendo muito bem a contabilização completa da folha e encargos.

A empresa em que trabalho faz o adiantamento da 1ª parcela do 13º salário em Junho, então gostaria de saber como seria esta contabilização.

Temos que fazer o registro contábil apenas do pagamento do Adiantamento e do FGTS? E a baixa depois desse adiantamento, seria contabilizado em que período? Assim que efetuarmos pagamento da 2ª parcela?

Poderiam fazer a demonstração de como ficaria a contabilização completa desse 13º por gentileza, estou perdida quanto aos encargos, HE, etc.

Agradeço desde já.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 19 julho 2013 | 13:45

Prezada Caroline,

O pagamento da 1º do 13º salário, bem como, de todo e qualquer provento e encargos sobre tal pagamento, deve ser contabilizado o banco contra as respectivas contas de adiantamento (exemplo, "Adiantamento de 13º salário").

Já a baixa dos mesmos será realizada através da folha de pagamento do 13º salário em 20 de Dezembro, segregando os valores que já foram alvo de adiantamento para as referidas contas nos quais foram contabilizados, fazendo dessa forma os valores nas contas contabilizados em Junho devem zeram, casos contrário, você deve analisar a variação que ocorreu e contabilizar os ajustes necessários.

At.
Marcos Vinicius

CARLOS HENRIQUE TORRES

Carlos Henrique Torres

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 26 julho 2013 | 11:57

Caroline, eu faço o lançamento da seguinte maneira:o adiantamento lanço no ativo na conta de adiantamentos e por fim deb.adiant.13ºsalarios e cred.caixa. já lá no dia 20 de dezembro eu lanço o valor total do 13º na conta de custos/desp.com pessoal/13º e e o caixa e por fim eu faço o lançamento daquele desconto que eu fiz do adiantamento, no caso o caixa> adiantamento de 13º. você concorda Marcos Vinicius?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade