x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.104

Classificação Contábil em Documentos

Camila Araújo de Souza

Camila Araújo de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2013 | 14:25

Boa tarde, como vão?
Gostaria de saber se existe na legislação algo que estabeleça que o setor contábil deva classificar no corpo do documento as contas a serem utilizadas, através de carimbo ou de próprio punho.
Por exemplo, no pagamento de uma guia de FGTS, fazer a seguinte anotação no corpo do documento: D - FGTS a recolher; C - Banco.

JOSE INACIO DE FRANÇA

Jose Inacio de França

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2013 | 15:11

Camila, boa tarde

Não existe nada na legislação que determine que os documentos devam ser marcados , carimbados, isto depende do controle da empresa, algumas podem fazer voucher no documento, outras carimbo, mas devido as tecnologias atuais o importante é os documentos atenderem a:
NBC T 2 – Da Escrituração Contábil
NBC T 2.2 – Da Documentação Contábil
2.2.1 – A Documentação Contábil compreende todos os documentos, livros, papéis, registros e outras peças, que apóiam ou compõem a escrituração contábil.
2.2.1.1 – Documento contábil, estrito-senso, é aquele que comprova os atos e fatos que originam lançamento (s) na escrituração contábil da Entidade.
2.2.2 – A Documentação Contábil é hábil, quando revestida das características intrínsecas ou extrínsecas essenciais, definidas na legislação, na técnica-contábil ou aceitas pelos "usos e costumes".
2.2.3 – A Documentação Contábil pode ser de origem interna quando gerada na própria Entidade, ou externa quando proveniente de terceiros.
2.2.4 – A Entidade é obrigada a manter em boa ordem a documentação contábil.
Os atuais sistemas de gestão integrados dispensam, estas formalidades, mas o ideal é que voce consiga identificar caso necessite o documento com sua contabilização, para isso aconselho marcar o documento da melhor forma que foi contabilizado.

valfran carlos ferreira

Valfran Carlos Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 20 outubro 2013 | 10:03

Bom dia

Acabo de ser contratado por uma empresa que ganhou uma concorrência de sub-delegação para tratamento de esgoto na região. Minha questão é:
A contabilização dos documentos de compra devem ser pelos CFOP 1126, 2126, 1128 e 2128 em sua maioria salvo ativo e consumo, mas as saídas neste tipo de empresa deve existir NF-e de venda simultaneamente com a de serviço?
Procuro apenas uma visão inicial pois saio de uma área totalmente diferente, um grupo industrial voltado a metalurgia.
Desde de já agradeço a atenção dos colegas.

Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia.
Paulo Coelho

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.