Sandro de Marchi
Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)Transferencia de Imovel Rural da PF para PJ
Pelo que ja pesquisei no manual do IR, quando se trata de um Imovel Rural da pessoa fisica e é transferido para a pessoa juridica aonde o socio majoritario e o proprietario desse IMOVEL RURAL eu posso fazer a "reavaliaçao desse imovel rural".
Minha duvida, para eu fazer essa transferencia seria necessario uma escritura publica de transferencia ou um contrato particular dessa transaçao.
Segundo ponto: na DIRPF eu teria que fazer a apuraçao de ganho de capital pois essa transferencia seria no valor declarado em Bens e direito, e nao é uma venda e sim uma transferencia.
Terceiro ponto: com eu faço o lançamento contabil dessa transaçao? pois o imovel rural entra no imobilizado e a contra partirda? pois e transferencia e nao compra e venda.
Quarto ponto: Farei o ITR pelo valor de mercado do imovel rural ou seja R$-30.000.000,00 e o valor transferido da PF para a juridica é de R$-5.000.000,00, entao no balanço farei a "valorizaçao do IMOVEL RURAL" pois como citei no manual do IR nao faz menção sobre reavaliar IMOVEL RURAL "gostaria que alguem comenta-se sobre O tema reavaliaçao de IMOVEL RURAL na transferencia para PJ"
como seria o lançamento contabil dessa valorizaçao?
com eu faria para ajustar esses valores?
e quais contas seriam essas?