x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 15

acessos 15.806

QUANDO DISTRIBUIR OS LUCROS APURADOS

Flavio Cesar de Oliveira

Flavio Cesar de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 17 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2008 | 14:38

Boa Tarde

Apesar de já ter lido vários tópicos sobre este assunto de Distribuição de Lucros, resolvi ainda fazer esta pergunta esperando a compreensão de todos vcs.

Estou fazendo a contabilidade de uma empresa optante pelo Lucro Presumido do ano de 2005 ainda, pra depois fazer o ano seguinte e assim por diante. Favor não levar em consideração a pergunta pois sou leigo mesmo no assunto, passei a trabalhar nesta area faz uns 6 meses.
A pergunta é:

Foi apurado um lucro de +ou- R$ 292.000,00 neste ano de 2005. Agora irei começar o ano de 2006 pra depois fazer o de 2007. Só poderei distribuir estes lucros no final de 2007??
Porque assim estarei lançando no IRPF/2008 no campo isentas ou não tributados??

Ou pode ser distribuido todo final de ano de acordo com a participação de cada sócio e levando em conta o caixa disponivel da empresa??

Qual o procedimento correto a ser tomado??

Ficaei grato caso possam me ajudar

Grato pela atenção

Flavio Cesar

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Domingo | 13 janeiro 2008 | 17:12

Boa tarde Flávio,

Os lucros podem ser distribuídos tão logo você possa provar contábilmente que os obteve, ou seja, se no dia 31/12/2005 você levantou Balanço Patrimonial e nele consta a apuração de lucros, nada o impede de distribuí-los no mesmo dia.

Naturalmente, como você mesmo colocou, outras "condições" devem ser obedecidas para que se efetive a referida distribuição. Entre elas a existência de disponibilidades, a proporcionalidade entre os sócios, a empresa não estar em débito com a Previdência Social, etc.