x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 945

troca de contador

Ingrid do Prado

Ingrid do Prado

Prata DIVISÃO 1
há 11 anos Quarta-Feira | 20 novembro 2013 | 15:49

Olá pessoal!

Tive uma empresa que mudou para o nosso escritório no mês passado, mas a antiga contadora não fez nenhum dos livro fiscais, a três anos!!
Agora não sei como proceder, não tenho os saldos das contas, não tenho nada!!
O que eu faço??

Att.

Luiz Felipe

Luiz Felipe

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 20 novembro 2013 | 16:00

Acho que você poderia fazer uma pesquisa de regularidade da empresa. Emitir todas as declarações (CND Previdenciária, CND Conjunta, FGTS, Municipal e Estadual). Caso haja débitos fiscais, solicitar parcelamento dos mesmos.

Quanto a contabilidade, creio que seria interessante o proprietário ou a contadora assinar um termo de responsabilidade referente ao período em que a contabilidade era feita pela outra contadora e continuar de onde ela parou.

PS.: Sou novo na profissão e gostaria da colaboração dos demais colegas.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 11 anos Quarta-Feira | 20 novembro 2013 | 16:06

oi, importante você manter o cliente informado quanto as obrigações pertinentes ao antigo escritório contábil; tal situação o cliente deve toma ciência a fim de que ele possa tomar as medidas legais cabíveis; caso você tenha em mãos o último balancete de verificação ou balanço patrimonial c/as assinaturas do cliente e da ex-contadora, então você têm em mãos os saldos p/iniciar teu trabalho; caso negativo, mas você recebeu a documentos contábeis da última movimentação da empresa (notas de entrada, notas de saída, despesas, etc.) então você pode procurar compor os saldos pelas planilha no excel, ainda que esses saldos calculados forem aproximados, mas daí então vc vai ter um ponto de partida p/trabalhar.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 21 novembro 2013 | 10:31

Ingrid,

Se a empresa não tem nada(contabilidade), eu combinaria c/cliente(preço), faria um balanço de abertura em 02.01.2013, livros fiscais e etc., para que o movimento deste ano fique completo, para fins de informações financeiras, fiscais e etc, inclusive declarações a ser apresentadas no proximo ano.

Com referencias a anos anteriores, deixaria claro para o cliente que a minha responsabilidade seria daqui p/frente.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade