Ana Carla
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom dia,
Minha duvida refere-se ao saldo negativo da provisão 13º salario.
Esta conta poderá apresentar no mês em questão saldo negativo,sendo esta uma conta do passivo,como devo proceder?
Ana
respostas 8
acessos 11.362
Ana Carla
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom dia,
Minha duvida refere-se ao saldo negativo da provisão 13º salario.
Esta conta poderá apresentar no mês em questão saldo negativo,sendo esta uma conta do passivo,como devo proceder?
Ana
Rodrigo Melero
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Ana
A conta em questão não deve apresentar saldo devedor.
Isto pode ter sido causado por algum erro na provisão mensal em pagamentos a maior
Dica: Verifique as contratações de dezembro, são as que costumam dar mais problema, pois caso o funcionário tenha trabalhado mais de 15 dias em dezembro, terá direito a 1/12 avos de 13º salario, e a folha só processará isso no dia 31/12 no caso de alguns softwares.
Espero ter ajudado
Att.
Ana Carla
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Oi Rodrigo,
Então isto ocorreu em maio.......minha duvida continua,pois já foi verificado e não foi localizado erro na folha.
Desde já obrigada.
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Prezada Ana,
Não é tão costumeiro mais tal situação as vezes acontece, normalmente se deve a alguma variação nas bases de calculo no transcorrer no ano calendário. Caso você já tenha verificado que o pagamento não foi feito a menor (conforme comentou nosso colega), o procedimento a ser adotado é um lançamento de complemento de provisão do 13º salário ao valor correspondente ao seu saldo devedor.
At.
Marcos Vinicius
Ana Carla
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa Tarde,
então deve zerar minha provisão e isso?
meu saldo provisão 13º = -25,00
fgts s/ 13º = -2,01
e tem outro detalhe se eu não deixar o saldo devedor da provisão no mês em questão ele ,não batera mais com o saldo do relatório de provisão do DP nos meses posteriores,o que faço?
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Mais o ajuste em questão você em Dezembro, a titulo de ajuste de contas para encerramento do balanço.
Ana Carla
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Oi Marcos,
então ele só fica com saldo negativo em maio,porem ao final do ano o saldo fica regularizado.
desde já muito obrigada
Rodrigo Melero
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Ana
Então muito provavelmente houve falha na contabilização de alguma demissão entre os meses de abril e junho e o 13º foi pago em mês anterior ou posterior.
Aí cabe a você saber se há ou não a necessidade de identificar e remanejar esta demissão para o mês correto conforme a política de trabalho de seu escritório e a necessidade de seus clientes, uma vez que dentro do período anual a conciliação está batendo.
Att.
Ana Carla
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)ok
muito obrigada aos colegas Rodrigo e Marcos.
Ana Carla
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade