x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.123

ENTIDADE SEM FINALIDADE DE LUCROS - Conta Contábil

Miriam Anete

Miriam Anete

Bronze DIVISÃO 5 , Administrador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 5 fevereiro 2014 | 12:08

Bom Dia,

Por gentileza, preciso de algumas orientações referentes a registros contábeis de uma Entidade sem fins lucrativos. Existem duas dificuldades que não consigo visualizar; Esta entidade participa de um projeto social em que recebeu verba para tal, sendo que não é permitido o pagamento de determinados encargos, como por exemplo tarifas bancarias, multas, juros. Sendo assim, o valor é glosado. Qual conta contábil devo utilizar para que este lançamento seja claro? Outra dificuldade que estou tendo é quanto a incorporação de equipamentos locados, foram alugados computadores os quais no final do contrato passam a incorporar o ativo da associação (por meio de doação), qual tipo de lançamento posso efetuar neste caso?
Desde já agradeço.
Miriam

Miriam
Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 11 anos Quarta-Feira | 5 fevereiro 2014 | 13:01

olá, de fato o tcu não autoriza lançamento de despesas bancárias: sugiro que vc lance tudo na rubrica "encargos financeiros" ou "serviços financeiros".
quanto aos computadores ao final do contrato de locação vc lança o recebimento dos pc's como doação:

d- micro computadores (ativo não circulante/imobilizado)
c- receitas de doação (resultado/receitas/outras receitas)
vlr ref. n/recebimento ...!

>> no site do cfc vc baixa gratuitamente o "manual de procedimentos contábeis p/fundações e entidades de interesse social" que vai ser-lhe muito útil.

bom trabalho!

Miriam Anete

Miriam Anete

Bronze DIVISÃO 5 , Administrador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 5 fevereiro 2014 | 14:10

Boa Tarde,

Primeiramente agradeço muito Telmo Biehl, por sua orientação. Irei verificar o manual, muito obrigada!!!

" Quanto a Postagem postada em sala ou tópico indevidos " peço desculpas Sr. Luiz José e irei verificar a qual sala deveria ter encaminhado a questão.

Grata
Miriam

Miriam

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade