x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 15

acessos 1.569

Ajuda!! Urgente até 08/02/08

Wagner Souza

Wagner Souza

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2008 | 23:32

Trabalho com a área Fiscal e Trabalhista a 5 anos, o que aconteceu é que meu chefe mandou eu fazer um balanço e uma dre de uma empresa para registrar na junta comercial no dia 08/02 "sexta" só que eu não tenho experiência, estou desde segunda usando um programa pra fazer e acho que está saindo errado se possivel quero que vocês me ajudem no seguinte:
Quero saber como lançar estes dados à baixo no plano de contas. por exemplo:

compras:

D = Compras "ativo"
C = Fornecedores "passivo"

ou seja classificar onde os lançamentos vão ficar
sei que isso é pedir demais mais ja estou desde segunda à procura disso, e se eu não fizer perco o emprego se puder me ajudem...

Dados da Empresa:

CAPITAL SOCIAL R$ 40.000,00

COMPRAS: R$ 184.879,40
VENDAS R$ 313.331,61

ALUGUEL R$ 3.060,00
ÁGUA R$ 592,64
LUZ R$ 1.233,25
TELEFONE R$ 2.795,70

SALÁRIOS R$ 12.600,00
FGTS R$ 1.008,00
INSS R$ 3.648,00

PARCELAMENTO ICMS R$ 870,00
SIMPLES R$ 12.723,74

CONTADOR R$ 2.460,00

Wagner Souza

Wagner Souza

há 17 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2008 | 00:52

Diego, obrigado estou pesquisando no link que vc indicou! mais ficaria grato se vc pudesse me mostrar um exemplo com as compras e vendas e com o aluguel onde eu colocaria eles pq no meu plano de contas tenho um Ativo, passivo e contas de resultado. quando eu credito no ativo e debito no passivo como informar na conta de resultado por exemplo:

se eu C = 1000,00 em na conta caixa e debito na conta de resultado meu balanço fica com diferença

quero saber se isso esta correto

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2008 | 08:07

Bom dia Wagner,

Dada a urgência solicitada e o prazo para solução de seu questionamento, intrometo-me, na tentativa de ajudá-lo a tempo.

O fechamento do balanço não se resume apenas na igualdade dos saldos do Ativo e do Passivo. Para se chegar a esta igualdade há que se proceder a apuração do Resultado, pois esta apuração é que determinará se você obteve lucros ou prejuízos no período.

Vale dizer que apenas depois de efetuada a apuração, e o resultado acrescido (se lucro) ou diminuído (se prejuízos) ao Passivo (Patrimônio Líquido) é que o Balanço estará fechado (Total do Ativo igual ao total do Passivo).

Para melhor entendimento vamos supor que você tenha os seguintes valores no seu Balanço de Abertura:

10.000,00 - na conta Caixa (Ativo) - D
10.000,00 - na conta Capital Social (Passivo) - C

Suponha agora que você pagou uma despesa de 2.000,00. O lançamento seria a débito da conta de despesas no Resultado e a crédito na conta Caixa, conforme abaixo:

D - Despesas - 2.000,00
C - Caixa - 2.000,00

Como as contas do Ativo são de natureza devedora "D" e as do Passivo, credoras "C", se efetuarmos lançamentos a débito "D" no Ativo, estaremos aumentando os saldos, e se a crédito "C" o diminuiremos. A mesma lógica se aplica às contas do Passivo que são de natureza credora "C" e serão aumentadas por créditos "C" e diminuídas por débitos "D".

Face ao exposto, os saldos das contas envolvidas após o lançamento acima, ficariam assim:

8.000,00 - na conta Caixa (Ativo) ou 10.000,00 menos 2.000,00 - D
10.000,00 - na conta Capital Social (Passivo) - C
2.000,00 - na conta de Despesas (Resultado) - D

Se você confrontar o saldo do Ativo com o do Passivo (agora) poderá dizer que seu Balanço não está fechado, posto que você tem 8.000,00 no Ativo e 10.000,00 no Passivo. No entanto você não pode esquecer-se que tem também um saldo no grupo de Resultados e que (neste caso) apuramos prejuízos, pois não tivemos receita alguma, apenas despesas.

Ao transportarmos o prejuízo para o Passivo, provocaremos uma redução no valor total, pois o Passivo é essencialmente credor. Seu Balanço terá então a seguinte apresentação:

(+) 8.000,00 na conta Caixa
total do Ativo.................... 8.000,00

(+)10.000,00 de Capital Social
(-)2.000,00 de prejuízos
total do Passivo................. 8.000,00

e estará corretamente fechado!

Se persistirem dúvidas entre em contato.

...

Wagner Souza

Wagner Souza

há 17 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2008 | 11:12

muito obrigado Saulo obrigado mesmo!!!deu tudo certo!!!!
so me enrolei no lançamento das compras e vendas coloquei assim:

D = compra p/ comerc. (ativo)
C = Fornecedores (Passivo)

isso está correto?

e nas vendas coloquei assim:

D = caixa = (ativo)
C = mercadorias p/ venda (passivo)

está correto?

outra coisa, como estou debitando das contas de resultado e creditando minhas despesas no caixa, minhas contas de resultado estão negativas e nenhum valor passando pelo passivo então coloquei estes valores ai em cima da empresa (na 1º postagem) e fiquei com um prejuizo no exercicio de R$ 61.272,92, meu deus não sei o que fazer....

e mais uma vez muito, muito, muito obrigado!!!!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 17 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2008 | 22:27

Boa noite Wagner,

Os lançamentos que registram as compras de mercadorias devem (sim) envolver as contas do Ativo. No entanto, o título "compras para comercialização" a despeito de indicar o fato, é mais usado nas contas de resultado. Assim seria mais apropriado você registrá-las assim:

pela compra de mercadorias para revenda
D - Estoques (AC)
C - Fornecedores (PC)

Isto porque tais mercadorias deverão estar (fisicamente) em seus estoques até que você as venda.

Uma vez vendidas, a contabilidade deve registrar a receita obtida na venda e o direito de recebimento. Nestes termos os lançamentos seriam:

pela venda das mercadorias a vista
D - Caixa ou Bancos (AC)
C - Receita de Venda de Mercadorias (CR)

No grupo de Resultados, as receitas serão credoras e as Despesas devedoras. Daí para que você proceda a apuração do resultado, deverá tomar as receitas e diminuir destas as despesas.

Se o resultado da operação acima for devedor (despesas maiores do que as receitas) a empresa deu prejuízo. Se for credor (Receitas maiores do que as despesas) a empresa apurou lucro.

Este resultado (se prejuízo) irá diminuir o total do Passivo, e se lucro, o aumentará.

Ao que parece, você está online agora, espero que a resposta satisfaça suas expectativas, se não, entre em contato.

Legenda
AC - Ativo Circulante
PC - Passivo Circulante
CR - Contas de Resultado

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 17 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2008 | 22:56

Boa noite Wagner,

Note pelo horário de nossas últimas postagens que exatos doze segundos após seu pedido de "socorro" coloquei a resposta a seu questionamento.

Infelizmente acabo de verificar que você "saiu" do Forum sem se dar conta que eu estava online na expectativa de poder ajudá-lo.

Espero ter "chegado a tempo" e que não restem dúvidas.

...

Wagner Souza

Wagner Souza

há 17 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2008 | 23:08

Saulo Heusi, DEU CERTO!!!!!!

Agora diz so uma coisa:

com relação a aluguel e despesas desse tipo agua, energia essas coisas se vc puder coloca como colocou nas vendas e compras que ficou bem claro e desculpa por esta abusando mais não faria se não fosse urgente!

aproposito ja me matriculei num curso de escrituração começo na proxima semana

Wagner Souza

Wagner Souza

há 17 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2008 | 23:17

Saulo?

estava relendo e vi que vc informou sobre as despesas disse que deveria d na conta DESPESAS e creditar na conta CAIXA, so que tem um detalhe essa conta despesas é a da conta de resultado ou do passivo?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 17 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2008 | 23:19

Boa noite Wagner,

As despesas realizadas com o consumo de águas, energia elétrica e etc., ficariam assim:

pelo pagamento de despesas diversas
D - Águas e Esgotos (CR)
C - Caixa (AC)

D - Consumo de Energia Elétrica (CR)
C - Caixa (AC)

D - Alugueis e Condominios (CR)
C - Caixa (AC)

Como pode ver, todas as despesas acima devem ser lançadas em contas de Resultado cujos títulos indiquem a natureza da conta. Foi debitada a conta Caixa supondo-se que foram pagas a vista.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 17 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2008 | 23:24

As despesas, assim como as receitas são grupos de contas que devem constar nas Contas de Resultados.

Como eu disse acima, as Receitas diminuídas das despesas é que determinarão o resultado operacional da empresa.

Apenas depois de verificada esta apuração, é que levamos o resultado para o Passivo, aumentando-o se deu lucro ou diminuindo-o se deu prejuízo.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 17 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2008 | 23:34

Exatamente!

Despesas com funcionários são registradas também nas contas de resultados e devem ser intituladas no mesmo critério indicado acima, ou seja, Salários, Férias, 13º Salários etc.

Se foram despesas pagas a vista o crédito deve ser sempre a conta do Caixa ou de Bancos, pois representa uma saída ou diminuição das disponibilidades.

Naturalmente, os exemplo acima foram firmados exclusivamente na intenção única de ajudá-lo, pois a rigor as despesas deveriam ser apropriadas, deveria haver o reconhecimento de custos etc...

Disto tudo você saberá quando frequentar o curso pretendido.

Até então, conte com o Fórum.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: