x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 986

Folha líquida - VT 6%

Marcio dos Santos

Marcio dos Santos

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 08:17

Senhores,

Para facilitar pretendo lançar a folha pelo líquido, fazendo sua contrapartida de banco assim como o INSS, IR e afins.

A questão é a seguinte, para fazer o lançamento de recuperação dos 6% do Vale Transporte, pretendo fazer o seguinte lançamento

D- Retenção de VT 6% (AC)
C- Recuperação de Despesas com Vt (6%) funcionários (R)

Minha dúvida é exatamente aonde eu devo debitar esses 6%.

Estarei correto no meu raciocínio?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 08:44

Bom dia Marcio,

O reconhecimento da Folha de Pagamento e encargos, pelo valor líquido só pode ser efetivado quando a contabilidade da referida empresa se dá pelo Regime de Caixa.

A contabilidade pelo Regime de Competência não pode ser elaborada de forma tão simplista, haja vista que você deverá provisionar (registrar a obrigação do pagamento de) todos os eventos e encargos da Folha de Pagamento, para posterior liquidação.

Se você optou pela simplicidade do Regime de Caixa, não deve se preocupar com "lançamentos contábeis".

...

Marcio dos Santos

Marcio dos Santos

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2008 | 10:41

Saulo,

Para explicar melhor, o único pagamento feito pelo líquido é o de salários. Todos os outros encargos são (IR, FGTS e INSS) provisionados para sua posterior liquidação.

Estou em uma correria fazendo lançamentos retroativos, mas quero demonstrar o "ganho" que temos com o desconto dos 6% do Vale-transporte, para um visualização mais gerencial e não contábil.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade