Cristiane Scaine
Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeGostaria de saber se eu posso afirmar que no Ativo Realizavel a Longo Prazo, podemos classificar todas as contas do Ativo Circulante, exceto caixa e bancos ?
respostas 9
acessos 69.667
Cristiane Scaine
Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeGostaria de saber se eu posso afirmar que no Ativo Realizavel a Longo Prazo, podemos classificar todas as contas do Ativo Circulante, exceto caixa e bancos ?
Francisco Délio
Prata DIVISÃO 3 , Gerente ContabilidadeCrsitiane, boa tarde.
Seu entendimento está equivocado. Os valores registrados no Longo Prazo, tanto Ativo, quanto Passivo, são aqueles realizáveis ou vencíveis após o término do exercício social seguinte.
Então, se estamos em 2008, todos os valores do Ativo, por exemplo, cuja realização se dará até dezembro/2009 deverá ser registrado no Circulante, já o que for realizável após essa data, ou seja, a partir de janeiro/2010, será registrado no Longo Prazo.
Alguns contabilistas entendem que no Longo Prazo, deverá ser registrado apenas os valores até 12 meses, o que no meu entendimento está errado, uma vez que a denominação dada pela Lei 6.404/76, para Longo Prazo, é exatamente essa que estou lhe passando.
Cristiane Scaine
Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeQuanto a isso eu já tinha conhecimento, a questão é: as contas que compõe o Circulante como Clientes, Estoques, e outras, desde que observados a data, como por exemplo após o término do Exercicio Social,podem ou não constar nas contas do Ativo Realizavel a LOngo Prazo?
Vanderlei Arraes Thibes
Articulista , Contador(a)Cumprimentos Cristiane,
Se entendi o que você quis dizer, segue abaixo uma descrição;
De uma forma geral, são classificáveis no Realizável a Longo Prazo contas da mesma natureza das do Ativo Circulante, que, todavia, tenham sua realização certa ou provável após o término do exercício seguinte, o que, normalmente, significa realização num prazo superior a um ano a partir do próprio balanço.
As despesas apropriáveis após o exercício seguinte também são classificadas no Ativo Realizável a Longo Prazo. Os direitos não derivados de vendas, e adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da empresa, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da empresa, serão classificados no Ativo Realizável a Longo Prazo.
PS. Se as Contas que você se refere em sua pergunta, for de realização posterior ao do ano Corrente (
Cristiane Scaine
Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeOk Wander obrigado.
Diogo Alexandre Rodrigues
Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeOlá Cristiane.
Gostaria de participar do assunto. Você deve fazer os lançamentos no Ativo circulante referente aos direitos realizáveis até 360 dias (um ano) ou no ciclo operacional da empresa. O que é ciclo operacional? no exemplo de uma indústria, ciclo operacional é desde a aquisição de matéria-prima (que entra no processo produtivo) até o recebimento das duplicatas. Se o ciclo operacional for de 3 anos. Você deve fazer os lançamentos no ativo circulante dos direitos realizáveis até 3 anos. Acima dos 3 anos se faz o lançamento dos direitos no realizável a longo prazo. Cuidado, Se o ciclo operacional for menor que um ano, então vamos considerar ativo circulante até 360 dias é não menos, pois sempre se considera o maior entre ciclo operacional e o exercício social. Sua pergunta é possível lançar contas do ativo circulante no realizável a longo prazo? dependendo da situação sim! exemplo: duplicatas a receber, se estas duplicatas (direitos) forem recebíveis até 360 dias, irá no ativo circulante, mas se for maior que 360 dias serão lançadas no realizável a longo prazo. Lembre-se do ciclo operacional, por exemplo na agropecuária, que é mais demorado o ciclo, pois o rebanho precisa crescer, ser vendido, para depois se receber o dinheiro das duplicatas. Lembre-se também, que as contas são colocadas em ordem crescente de liquidez, ou seja, quanto mais rápido se transformar em dinheiro, mais em cima ficarão as contas, exemplo: o caixa, as duplicatas a receber, estoque, todas estas contas ficam no ativo circulante, pois como já diz o nome circulante porque circulam mais rapidamente, como por exemplo investimentos que dão retorno dia a dia. E já no realizável a longo prazo, como já diz o nome, o tempo será maior para as contas se tornem dinheiro.
espero ter ajudado,
obrigado,
Diogo
Cristiane Scaine
Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadePessoal eu tinha ficado muito intrigada quando me deparei com essa pergunta esses dias, meu professor de Analise de Balanços lançou pra nossa turma, desde então tenho endado responde-la.
Tudo o que voceis escreveram acima, eu ja tinha conhecimento, mas queria algo mais.
Então, na minha pesquisa achei a resposta.
Vejam o que diz a Norma Brasileira De Contabilidade NBC T 3.2, sobre as classificação das contas.
RESOLUÇÃO CFC N.º 686/90
Aprova a NBC T.3 - Conceito, Conteúdo, Estrutura e Nomenclatura das Demonstrações Contábeis.
Nota: ver alterações ocorridas pela Resolução CFC 1.049/2005
NBC T 3.2 - Do Balanço Patrimonial
3.2.1 - Conceito
3.2.1.1 - O balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
3.2.2 - Conteúdo e Estrutura
3.2.2.1 - O balanço patrimonial é constituído pelo ativo, pelo passivo e pelo Patrimônio Líquido.
a) O ativo compreende as aplicações de recursos representadas por bens e direitos;
b) O passivo compreende as origens de recursos representadas por obrigações;
c) O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, ou seja, a diferença a maior do ativo sobre o passivo. Na hipótese do passivo superar o ativo, a diferença denomina-se "Passivo a Descoberto".
3.2.2.2 - As contas do ativo são dispostas em ordem crescente dos prazos esperados de realização, e as contas do passivo são dispostas em ordem crescente dos prazos de exigibilidade, estabelecidos ou esperados, observando-se iguais procedimentos para os grupos e subgrupos.
3.2.2.3 - Os direitos e as obrigações são classificados em grupos do Circulante, desde que os prazos esperados de realização dos direitos e os prazos das obrigações, estabelecidos ou esperados, situem-se no curso do exercício subseqüente à data do balanço patrimonial.
3.2.2.4 - Os direitos e as obrigações são classificados, respectivamente, em grupos de Realizável e Exigível a Longo Prazo, desde que os prazos esperados de realização dos direitos e os prazos das obrigações estabelecidas ou esperados, situem-se após o término do exercício subseqüente à data do balanço patrimonial.
3.2.2.5 - Na Entidade em que o ciclo operacional tiver duração maior que o exercício social, a classificação no Circulante ou Longo Prazo terá por base o prazo desse ciclo.
3.2.2.6 - Os saldos devedores ou credores de todas as contas retificadoras deverão ser apresentados como valores redutores das contas ou grupo de contas que lhes deram origem.
3.2.2.7 - Os valores recebidos como receitas antecipadas por conta de produtos ou serviços a serem concluídos em exercícios futuros, denominados como resultado de exercícios futuros, na legislação, serão demonstrados com a dedução dos valores ativos a eles vinculados, como direitos ou obrigações, dentro do respectivo grupo do ativo ou do passivo.
3.2.2.8 - Os saldos devedores e credores serão demonstrados separadamente, salvo nos casos em que a Entidade tiver direito ou obrigação de compensá-los.
3.2.2.9 - Os elementos da mesma natureza e os pequenos saldos serão agrupados, desde que seja indicada a sua natureza e nunca ultrapassem, no total, um décimo do valor do respectivo grupo de contas, sendo vedada a utilização de títulos genéricos como "diversas contas" ou "contas-correntes".
3.2.2.10 - As contas que compõem o ativo devem ser agrupadas, segundo sua expressão qualitativa, em:
I - Circulante
O Circulante compõe-se de:
a) Disponível
São os recursos financeiros que se encontram à disposição imediata da Entidade, compreendendo os meios de pagamento em moeda e em outras espécies, os depósitos bancários à vista e os títulos de liquidez imediata.
b) Créditos
São os títulos de crédito, quaisquer valores mobiliários e os outros direitos.
c) Estoques
São os valores referentes às existências de produtos acabados, produtos em elaboração, matérias-primas, mercadorias, materiais de consumo, serviços em andamento e outros valores relacionados às atividades-fins da Entidade.
d) Despesas Antecipadas
São as aplicações em gastos que tenham realização no curso do período subseqüente à data do balanço patrimonial.
e) Outros Valores e Bens
São os não relacionados às atividades-fins da Entidade.
II - Realizável a Longo Prazo
São os ativos referidos nos itens I b), c), d), e) anteriores, cujos prazos esperados de realização situem-se após o término do exercício subseqüente à data do balanço patrimonial.
Conclusão: Vejam que segundo a NBC T 3.2 todas as contas do Ativo Circulante podem ser registradas no Ativo Realizavel a longo Prazo, com excesão das disponibilidades, principalmente conta caixa e conta Banco.
Mesmo assim deixo em aberto nossa discussão, pois ainda continuao com duvidas.POr exemplo, com base na NBC T 3.2, faz sentido registrar a conta Estoques no Ativo Realizavel a lOngo Prazo? E a conta ICMS a Recuperar? Faz sentido?ambas contas , normalmente são registradas no Ativo Circulante.
Então deixo meu questionamento, pedindo aqueles com mais experiençia no assunto nos responda.
Cristiane Scaine
Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeAgradeço ao Diogo,pela resposta, vc tocou num ponto importantissimo, que é o Ciclo operacional da empresa. Penso que essa classificação das contas em Ativo Circulante e Ativo Realizavel a LOngo prazo, tem haver com o ramo de atividade da empresa e o seu ciclo operacional.
Vanderlei Arraes Thibes
Articulista , Contador(a)Cristiane Scaine
Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeAgradeço ao Vander, pela excelente esposição e explicação ao assunto.
Agora fiquei mais esclarecida quanto ao assunto.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade