Antonio Aparecido dos Santos
Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia
Gostaria de saber se posso usar o saldo da conta lucros acumulados, que ficou após a distribuição dos lucros aos sócios, para integralizar o capital?
respostas 6
acessos 44.036
Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia
Gostaria de saber se posso usar o saldo da conta lucros acumulados, que ficou após a distribuição dos lucros aos sócios, para integralizar o capital?
João Barbosa dos Santos
Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade Antonio Aparecido dos Santos ,
Bom dia!
Sim.Você pode utilizar-se do saldo da conta de Lucros Acumulados para o aumento do Capital.Para isso ser feito,é preciso saber se é conveniente fazê-lo e se os sócios também o desejam.No Caso afirmativo,você terá que fazer uma alteração do contrato social,citando o aumento do Capital Social e a origem dos recursos,no caso parte do saldo dos Lucros Acumulados.
Espero ter ajudado em sua dúvida
Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde João,
Obrigado pela resposta, mas acho que não me expressei direito.
No caso a empresa é lucro presumido e teve R$ 408.000,00 de lucro, foram
distribuídos R$ 240.000,00 para os sócios, ficando na conta lucros acumulados
R$ 168.000,00.
Ainda faltam ser integralizados R$ 280.000,00 no capital social:
Gostaria de saber se posso usar este saldo da conta lucros acumulados para integralizar o capital?
Como faço esses lançamentos ?
Fico no Aguardo da resposta
Antonio
Nilton Dias Lima
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Antonio, neste caso daria para fazer a integralização, somente será necessários informa a retirada por parte dos sócio e a integralização na Declaração de IRPF, além do lançamento na contabilidade da empresa. Pode ser feito uma Ata para formalizar o processo.
Teria que ser observado o percentual que cada um falta para integralizar e do total já integralizado. Se a integralização foi proporcional não tem problema.
Diangelis Brandt
Prata DIVISÃO 3 , Supervisor(a) ContabilidadeBoa tarde,
A distribuição de lucros aos sócios fica assim:
D- Lucros Acumulados (PL) H. Distribuição de lucros aos sócios no exercicio
C- Lucros a Distribuir (PC) H. Distribuição de lucros ao socio X
C- Lucros a Distribuir (PC) H. Distribuição de lucros ao socio Y
*respeitar os limites percentuais.
Do pagamento dos lucros distribuidos:
D - Lucros a Distribuir
C- Caixa ou Bancos (Ativo)
Quanto a integralização, o mais correto é se fazer em Bens ou Disponibilidades. Eu aconselho você distribuir o restante de lucro aos sócios (dependendo do valor, pode ser obrigatorio o envio do SPED contábil segundo art.3° IN 1420/2013 da Receita).
Após distribuição e pagamento, os sócios poderão integralizar o restante do capital social e depois se utilizar da reserva de lucros para aumentar o capital social.
Nota: o aumento de capital social com o uso de lucros acumulados deverá ser adicionado no IRPF dos sócios, bem como as distribuições.
Espero ter contribuido com sua duvida.
Um abraço
Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)Obrigado a todos pelos os esclarecimentos, ajudou bastante.
Abraços
João Barbosa dos Santos
Prata DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeBom dia, Antonio Aparecido dos Santos !
Vejo que alguns colegas me precederam na resposta sobre sua dúvida.Mas,mesmo assim,estou lhe enviando minha resposta.
1. Emitir cheques da Empresa para os sócios que totalizem R$ 168.000,00,na proporção de quotas que eles possuem de participação no Capital Social.Os cheques serão emitidos nominalmente e depositados na Conta Corrente de cada um deles(Pessoas Físicas).Isso para atender à cláusula que provavelmente existe no Contrato Social,que deve dispor que a (s) integralização(ões) têm que ser feitas em dinheiro(moeda corrente do país).Após o depósito dos R$ 168.000,00 ,os sócios devolverão o dinheiro para a empresa sob a forma de Integralização de Capital
Lançamentos: D= Lucros Acumulados …................ 168.000,00
Lucros acumulados Distr.sócio. A...
Lucros Acumulados distr. Sócio B..
C=Bancos …..................................... 168.000,00
2.Pela Integralização do Capital
D= Bancos …............................................................ 168.000,00
C= Capital a Integralizar ...........................................168.000,00
Claro que a primeira condição para se fazer essa alteração contratual,com origem em Lucros Acumulados é o valor disponível em Caixa/Bancos e o interesse dos sócios em aumentar seus investimentos na empresa.Analise com bastante cuidado o contrato Social,estude as particularidades que envolvam os direitos de cada sócio,antes de proceder o que estamos discutindo...
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade