x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.609

adiantamento, provisão e pagamento de 13º salario

ISABELE DAMASCENO DE LIMA

Isabele Damasceno de Lima

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 26 agosto 2014 | 16:55

Boa tarde,

Estou fazendo a contabilização de adiantamento e pagamento de 13º salario de uma empresa pelo resumo geral do mês, e eu gostaria de saber se estou fazendo a contabilização certa, segue um modelo:

Adiantamento
D- adiantamento de 13º
C- cx/ bco


Provisão
D- decimo terceiro lá em despesa com pessoal
C- 13° Salário a Pagar lá no passivo

Pagamento
D- 13° Salário a Pagar lá no passivo
C- INSS s/13º Salário a Recolher no passivo também
C- IRRF s/ 13º Salario no passivo ( caso tenha)
C- adiantamento de 13º
C- cx / bco

Desde já, agradeço muito a quem poder me ajudar!

Lucia

Lucia

Bronze DIVISÃO 4
há 11 anos Terça-Feira | 26 agosto 2014 | 17:06

O correto é a empresa provisionar o 13º salário mensalmente.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 11 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 12:56

oi Isabele, o teu lançamento pode ser feito dessa forma, porém, como observou a colega Lúcia, é mais correto constituir-se mensalmente a provisão do 13.o acrescido dos encargos do inss + fgts; por certo sistema do rh deve dispor de relatório indicando os valores do 13.o salários devidos mensalmente.

boa tarde!

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies